Autor Tópico: O declínio da fotografia no Brasil?  (Lida 19602 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 09 de Janeiro de 2018, 21:25:42
Acredito que ele esteja falando sobre como no mundo atual a crescente influência da mídia faz parte de um processo de gerenciamento das diversas correntes de pensamento. Por outro lado, a consulta aos diversos militantes estimula a padronização dos índices pretendidos. E isso tudo influencia a fotografia.

Fonte: gerador de lero lero


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #91 Online: 10 de Janeiro de 2018, 10:00:13
Por exemplo?

Ao que parece, estamos presenciando alguns "fenômenos" esquisitos ao redor do mundo todo. Não parecem ter, a principio, uma explicação que faça muito sentido "RACIONAL".

E que, embora a princípio pareçam coisa de velhos com ataques de nostalgia, estão na verdade "contaminando" uma nova geração de jovens - e mais esquisito - com uma importante parcela composta por MULHERES!!!!!

Comentei sobre a "irracionalidade", porque isso não parece fundamentado em NADA com o PRÁTICO, o EXATO, o RÁPIDO ou MENOR CUSTO.

Um dos exemplos é o interesse ACELERADO nos discos de vinil. A estimativa norte-americana demonstra que, depois do ano de 2012, o mercado de vinil está CRESCENDO 20% AO ANO...Sem nenhum sinal de DESACELERAÇÂO.

Algo que reacendeu o interesse inclusive da fabricação de novos toca-discos e vitrolas. Fabricantes com a Pionner e a audio technica possuem vitrolas e toca-discos em produção...

Isso é um TOTAL ABSURDO, quando consideramos as facilidades de serviços de venda de música on line, dos celulares e serviços de streaming (rapidez, portabilidade, fidelidade).

Para quem ficou maravilhado com o som isento de ruidos e o avanço por faixas, quando apareceram os CDs, parecia algo quase inimaginável. Um caminho sem volta...


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 10 de Janeiro de 2018, 10:30:43
Acredito que ele esteja falando sobre como no mundo atual a crescente influência da mídia faz parte de um processo de gerenciamento das diversas correntes de pensamento. Por outro lado, a consulta aos diversos militantes estimula a padronização dos índices pretendidos. E isso tudo influencia a fotografia.

Fonte: gerador de lero lero

Sim, acredito nisso também.

Na verdade, achei bastante curioso que parte do tópico tenha tratado, em certo momento, do relativismo estético.
E creio que isso tenha DE FATO, muito a ver com a atual "confusão de valores" do "pop", e da nova busca das pessoas, por um novo conceito de valores.

Aquelas historias bizarras sobre objetos esquecidos em museus, e que foram confundidas com obras de arte. E obras que foram confundidas com lixo e jogadas fora, talvez sejam o mais gritante aspecto da confusão de valores.

SE o valor subjetivo e individual de algo NÃO PODE SER MEDIDO OBJETIVAMENTE, o que as pessoas podem utilizar como PARÂMETRO DE VALOR????

Em um mundo INUNDADO de imagens, o que EU, como indivíduo, deveria priorizar para meu julgamento de valor? Ou o que UM GRUPO deveria priorizar?

Outro segmento em que isso poderia muito bem se encaixar: músicas...

Se temos um "depósito" quase infinito de músicas, COMO EU SELECIONO o que eu QUERO escutar?

Ou, mais complicado: o que eu considero BOM, para que eu ESCOLHA ouvir (em um MUNDO INFINITO DE OPÇÔES)?

O que está "escondido" nisso, na verdade, são dois aspecto esquisitos na própria natureza do pensamento humano:

1 - O cérebro humano parece priorizar a ECONOMIA de energia. E não o máximo desempenho.

Quando o cérebro é exposto a uma quantidade muito grande de opções de escolha, ele simplesmente "trava". Não consegue decidir.

Talvez, a zoeira que todos fazem com serviços como o Netflix, em que ninguem assiste nada, por se cansar na hora da escolha, reflita isso...

E talvez também explique porque, com uma biblioteca ENTUPIDA de músicas no iTunes, as pessoas passaram a OUVIR CADA VEZ MENOS música...

2 - Há uma idéia muito esquisita, na "filosofia do pensamento", de que SE não tivessemos NECESSIDADES, nosso cérebro seria INCAPAZ DE DECIDIR EM QUE PENSAR!!!!!
(Se não há FOME, talvez estivessemos indecisos sobre pensarmos nos satélites de Júpiter, a cor das meias da gaveta ou nos pêlos da capivara, ao invés de um belissimo omelete com calabresa...



Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #93 Online: 10 de Janeiro de 2018, 16:21:33
Fiz uma planilha de custos quando pensei em iniciar profissionalmente na fotografia (ensaios). Nos meus cálculos e considerando o início de carreira + com a quantidade de fotógrafos na região (SP) + preço praticado pela concorrência + custos fixos e variáveis, o lucro seria mínimo.

Se o vendedor de balas cobra R$ 1/pacote (com custo de R$ 0,50), vendendo 200 unidades num dia, terá R$ 100 líquido. Trabalhando 25 dias/mês, daria R$ 2500 "limpos". Faturaria mais do que os cálculos que fiz se fosse fotógrafo....rs
Rssss....não falei? :D


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #94 Online: 10 de Janeiro de 2018, 22:40:08
Os fotógrafos se canibalizaram. É isso. Agora com dolar alto e necessidade de câmera reserva, se Fu....

Assim como aconteceu com TI quando todos ganhavam fortunas nos 80,o excesso de pessoas chegando e "ganhando no preço", levaram a área ao chão.

Agora é hora de chorar, o fotógrafo de Médio Formato continua ganhando 5mil por dia/sessão e trabalha de segunda a sexta, 5 dias por semana...enquanto os loucos da area de eventos, se matam muito mais e cobram 500 conto...e trabalham só aos sábados e à noite...e só um dia por semana




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Exatamente....agora compensa mais vender balinhas


Kempa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #95 Online: 06 de Março de 2018, 17:25:45
Eu conheci esse fórum a pouquíssimo tempo, mas fóruns de discussão sempre foram minha "rede social" favorita, faço 24 anos mês que vem e desde os 11 eu frequento esse tipo de plataforma, desde o quase falido e abandonado fórum do UOL e os de MMORPG que eu jogava.

Enfim... Li todo esse tópico, e não sei se alguns posts me desanimam ou me motivam a me esforçar mais ainda em uma área que decidi entrar a 2 meses, eu trabalho em uma empresa de informática familiar desde os 14 anos, tô saturado disso faz um tempo (é a pior coisa vc se preocupar com o problema dos outros e depois disso tudo ainda ter que resolver os seus) e fotografia foi uma coisa que sempre chamou minha atenção, mas nunca tive coragem de investir justamente por previsões pessimistas, seja por parte de mim ou dos outros. Mesmo assim eu resolvi comprar uns equipamentos, corpo, lentes básicas, flash externo, tripé, case, etc, tô devorando conteúdo diariamente (foi assim que cheguei nesse fórum), fiz curso de fotografia básica, tô fazendo curso de edição no Lightroom e hoje assinei um curso do canal Cézar Augusto Fotografia no YT, que foca em assuntos como flash)

Se eu vou ter retorno com isso? Não sei, posso ter daqui 3 meses, no ano que vem, ninguém sabe, mas com quase 1/3 de tempo de uma expectativa de vida "razoável", eu sequer fui fisgado por qualquer curso de faculdade, e também não vejo sentido em eu bancar uma faculdade pra depois levar anos pra  reaver o investimento feito, fora o fato de eu observar vários conhecidos formados e trabalhando em empregos que nada tem a ver com sua formação. Fotografia foi um dos poucos assuntos que sempre chamou minha atenção, que eu tenho prazer em estudar, é demais eu perceber como aquelas fotos magníficas que vi ao longo da minha vida foram feitas, pq eu não investiria nisso? Eu acho pessimismo demais falar que a fotografia "morreu" sendo que hoje existem N maneiras dela ser explorada, seja com DSLRs, mirrorless, drones, action cams, entre outros, posso estar falando bobagem, aqui tem diversas pessoas com anos e anos de profissão, mas uma frase que li na série "Tales by Light" falava mais ou menos assim "a tecnologia permitiu com que diferentes formas e ângulos de fotografia fossem explorados"

Esse post foi pra expor meu ponto de vista e também um desabafo, pq tô começando nessa sozinho, investi alguns milhares de reais que eu tinha guardado pra comprar meus equipamentos, percebo que meus pais acham que tô desperdiçando meu dinheiro, então é mais um motivacional pra eu fazer isso acontecer.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #96 Online: 06 de Março de 2018, 18:14:13
Kempa, em primeiro lugar bem-vindo ao fórum.

Verás muitas opiniões divergentes aqui. Isso é bom e cabe a você ter o bom senso de filtra-las e tirar alguma informação útil delas.

Fotografia como profissão definitivamente não morreu. Casamentos, eventos, festas e books continuarão a existir por muuuuito tempo. O inconveniente é que como em toda a profissão, quanto maior a oferta, menores os preços. A não ser que você tenha um serviço realmente de destaque, com um diferencial.

Como hobby (meu caso) aí que não morreu mesmo. Não se pode dizer se a fotografia morreu ou não analisando os números de vendas de câmeras. Isso na minha visão é ter uma visão muito estreita (desculpe o horrível trocadilho).

Como arte, aí é que depende, porque nem todo mundo é um artista, embora muitos considerem-se sem realmente ser. Por exemplo, tem um monte de fotografias por aí qu são idolatradas que eu não daria nem um centavo nem muito menos penduraria na minha sala. E tem fotos que eu mesmo fiz, que gosto delas e estão penduradas e fim de papo, o problema é unica e exclusivamente meu, entende ?

Esse tópico foi criado desde o inicio para gerar polêmica, é chover no molhado. Faça o que você tiver vontade, dedique-se. Se der certo, ótimo, se não der, valeu o aprendizado e a diversão.



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #97 Online: 07 de Março de 2018, 08:13:05
Como arte, aí é que depende, porque nem todo mundo é um artista, embora muitos considerem-se sem realmente ser. Por exemplo, tem um monte de fotografias por aí qu são idolatradas que eu não daria nem um centavo nem muito menos penduraria na minha sala. E tem fotos que eu mesmo fiz, que gosto delas e estão penduradas e fim de papo, o problema é unica e exclusivamente meu, entende ?

E o problema maior da Arte é que ela não evolui só para um lado... ela pode regredir e "ser melhor"... (para alguns). ve-se muita coisa chamando-se de arte hoje que pra mim é pura porcaria (pra não dizer outra coisa).
Aí entra aqueles que se dizem "artistas" fazendo m... e dizendo que é arte...

Mas o que mata mesmo são aqueles que se dizem artistas, polemizam e dizem que é "arte".

Sinceramente pra esse tipo de fotografia, poderia acabar realmente... kkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #98 Online: 07 de Março de 2018, 09:53:35
Eu acho que essa crise econômica atingiu em cheio a fotografia... Sair para fotografar, comprar uma lente... Tudo isso requer recursos que estavam escassos.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #99 Online: 08 de Março de 2018, 11:20:39
Bom, vou ser o patinho feio do tópico.

Eu discordo bastante. Na minha opinião a fotografia nunca esteve tão viva como antes. Algumas coisas que li soam muito parecido com aquilo que o Salgado disse sobre a morte ou fim da fotografia (provavelmente a fala mais infeliz do Salgado na vida dele, tanto que ele voltou atrás).

Discordo veementemente sobre o declínio da arte hoje em dia (discordo bastante) e igualmente discordo de que a qualidade dos profissionais está em queda. De que profissionais estamos falando? A massa, o mainstream? Eu tenho visto alguns trabalhos simplesmente absurdos e digo que existem profissionais hoje tão bons quanto (ou melhores) do que na época do filme.
Sou totalmente contra esse pensamento saudosista de que tudo antigamente era melhor. Aquela coisa de:

"ah, no meu tempo era melhor";
"ah, minha geração era melhor do que essa que tá aí por causa disso e daquilo";
"ah, na minha infância não tinha Iphone e o mundo era melhor".

Essas três afirmações são bem mentirosas e de um anacronismo sem tamanho. Não se julga uma época pelos valores de outra.

O mundo mudou, gente. O mundo mudou, e vai mudar muito mais. E isso é maravilhoso, isso é incrível. Estamos vivendo uma revolução e tendo o privilégio de enxergar e perceber essa revolução em tempo real, coisa que nunca na humanidade foi possível.

As relações de trabalho e entretenimento mudaram e estão mudando. Antigas profissões serão engolidas. O mundo está mudando e é ótimo que mude.

Não sejamos os taxistas contra o Uber.
« Última modificação: 08 de Março de 2018, 11:26:06 por BarbaJohn »


Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #100 Online: 08 de Março de 2018, 14:12:45
Acredito que não seja um declínio e sim uma mudança, com um acesso de milhões de pessoas fica cada vez mais difícil "prender" a atenção, antigamente vc tinha que comprar um cd pra ouvir música, pegar um álbum ou porrifólio para ver umas fotos legais. A coisa massificou de um jeito sem precedentes, se não me engano são mais de 70 milhões de fotos postadas diariamente no instagram. A produção de vídeos/filmes e fotos nunca esteve tão democratizada. Isso gerou uma mudança gigante no mercado, o mercado de fotografia de produtos, viagens, mode "disfarçada" de lifestyle entre outras nunca estiveram tão fortes enquanto outros perderam um pouco de espaço. Cabe a cada um saber se adaptar a essas mudanças.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #101 Online: 08 de Março de 2018, 16:14:06
...  Eu tenho visto alguns trabalhos simplesmente absurdos e digo que existem profissionais hoje tão bons quanto (ou melhores) do que na época do filme.
....

Trabalhos que estes fotografos REALMENTE fizeram ou suas cameras ( sistemas ) e pos produção realizaram ....

Fotografos do passado não dispunham dessa tecnologia , no entanto existem OBRAS excepcionais , sem o auxilio de programa nenhum ....
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #102 Online: 08 de Março de 2018, 16:17:16
Bom, vou ser o patinho feio do tópico.

Sou totalmente contra esse pensamento saudosista de que tudo antigamente era melhor. Aquela coisa de:

"ah, no meu tempo era melhor";
"ah, minha geração era melhor do que essa que tá aí por causa disso e daquilo";
"ah, na minha infância não tinha Iphone e o mundo era melhor".

Essas três afirmações são bem mentirosas e de um anacronismo sem tamanho. Não se julga uma época pelos valores de outra.
....

Se NÃO vamos julgar uma coisa pela outra , nos ensine COMO poderemos dar valor às coisas se não for comparando com outras ... ?
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #103 Online: 08 de Março de 2018, 16:23:30

O mundo mudou, gente. O mundo mudou, e vai mudar muito mais. E isso é maravilhoso, isso é incrível. O mundo está mudando e é ótimo que mude.
.....

Sim sim , o mundo mudou , continua mudando e VOCE só acha isso formidavel porque essa mudança toda ainda NÃO atingiu o seu bolso , o seu emprego , a sua profissao .... espere mais um pouquinho e veja como voce se sentirá , e principalmente como vai agir quando isso lhe atingir em cheio , quando toda essa mudança , ao invez de ajudar começar a prejudicar a sua vida , embora pseudo ajudando a dos outros ....
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #104 Online: 08 de Março de 2018, 16:26:13

Não sejamos os taxistas contra o Uber.
.....

Suas palavras foram inteligentes na sua linha de pensamento , só essa frase ai que ficou fora do contexto ....
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !