Autor Tópico: NEX F3 com Canon 50mm 1.8 STM  (Lida 1528 vezes)

Jose Helder

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 28 de Novembro de 2017, 15:03:47
Boa tarde galera, sou novo aqui e to tendo uma baita dor de cabeça.
Eu tenho uma NEX F3 há um bom tempo e quis usar a 50mm da canon nela pois um amigo disse que era possível através de adaptadores que encontrei no mercadolivre.

Comprei a 50mm 1.8 STM e um adaptador, quando testei na minha SONY NEX F3, ficava tudo desfocado e cropado, eu só via a imagem direito quando removia a lente da câmera junto com o adaptador e posicionava-os na frente do sensor, é como se o adaptador fosse muito curto, eu não entendo bem.

Será que o problema foi a lente ser STM (modelo mais recente).  Alguém aí entende disso? Devolvi o adaptador e pedi outro, caso não dê certo, juntarei grana pra comprar uma câmera da canon mesmo e por fim poder usar a 50mm.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2017, 16:18:43
Embora eu tenha a STM nunca testei, mas na 50mm antiga funcionava normal. Não acho que valeu a pena a compra do adaptador, vc não tem AF e se quiser fechar a abertura tem que fazer isso na camera canon e já levar ela fechada para o adaptador. Num teste em dia muito nublado e  a lente em 1.8 a velocidade foi nos 1/4000. Impossível usar toda aberta e com sol. Vc só tem foco manual, configurando para uso sem lente. Já sair cropado não entendi.
Foto tirada na garagem, sem flash, sem sol, no fim de tarde.... ou seja muito escuro.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2017, 16:30:50 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2017, 16:22:21
Você deve ter comprado o adaptador errado (Canon fd - Sony mount e).
Canon fd é um tipo de lente mais antiga, com foco e controle de abertura manuais.


jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2017, 00:54:34
Se me lembro bem, a STM tem um sistema chamado "focus by wire", em que o anel de foco não move as lentes diretamente, mas sinaliza eletronicamente pro sistema de foco mexer, seja no automático ou manual. Isso exige que a lente esteja montada em uma câmera ligada pra lente focar. Por outro lado, a mk2 focava no manual quando desligada, mexendo na trava de foco na lente.

Quanto ao adaptador, o que você precisa aí é um que é de EOS/EF para NEX/E-mount, mas que tenha os contatos de metal pro autofoco, pelo menos na teoria, porque não sei se funciona com uma Sony, porque só uso Canon e só usei a mk2 no passado.

Espero que ajude. Boa sorte.
Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2