Autor Tópico: Tethering Fuji  (Lida 8238 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Novembro de 2017, 10:55:52
Pessoal, preciso de uma ajuda.

Fiquei sabendo que a Fuji oferece suporte a tethering através de um novo software.

Basicamente eu preciso de algo bem simples:

Conectar a Fuji XT2 ao mac, e através do mac controlar o disparo (shutter) e receber a imagem, sem usar outro software como Lightroom ou Photoshop e que seja gratuito. Se eu puder controlar parâmetros como abertura, iso, etc., como a Canon faz, melhor ainda.

Alguém está usando isso?



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2017, 11:22:22
Me indicaram no forum o H5-V5.

Tem dois problemas.

1) não existe pra Mac. Tudo bem, posso comprar um notebook PC.
2) minha XT2 não veio com o CD com o H5-V5. Comprei no Brasil com NF.

NO site diz isso no download do H5-V5:
"Only the user who has CD-ROM "Tethered Shooting Software HS-V5" can use this updater."

Pergunto, alguém que comprou XT2 recebeu este CD?

Geralmente, quando se perde o CD existe um local de download mediante o fornecimento do número de série. Estou procurando mas não encontro.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2017, 11:24:19 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2017, 11:26:46
No site da Fuji, na lista de acessórios que são entregues com a XT2, está assim:

Li-ion battery NP-W126S
Battery charger BC-W126
Shoe-mount flash unit EF-X8
Shoulder strap
Body cap
Strap clip
Protective cover
Clip attaching tool
Hot shoe cover
Vertical Power Booster Grip connector cover
Sync terminal cover
Owner's manual
Warranty+D66

Pode ser que eu não tenha perdido o CD, acho que ninguém recebeu isso...
« Última modificação: 29 de Novembro de 2017, 11:26:59 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2017, 12:00:12
Eu realmente preciso disso pra trabalhar, então agradeço se alguém puder ajudar.

No momento estou usando a 5DSr no estúdio, mas quando monto estúdio em fábricas e showrooms, por exemplo, prefiro levar o Set fuji.

O motivo de eu precisar controlar os parâmetros é pelo fato de muitas vezes eu posicionar a câmera fora do meu alcance, e preciso fazer mais de uma foto, geralmente com parâmetros distintos.

O máximo que eu consegui foi transferir a imagem para o Mac, através do X Aquire, além de lento, tenho que disparar a câmera através de um controle remoto, sem possibilidade de intervir nos parâmetros básicos. 


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2017, 12:17:50
Agora estou no trabalho, chegando em casa te respondo essas todas aí !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2017, 12:18:58
Existem aplicativos para android e ios que fazem isso. Dá para usar em tablet. Quebra o galho.

https://itunes.apple.com/br/app/fujifilm-camera-remote/id793063045?mt=8


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2017, 12:43:29
Existem aplicativos para android e ios que fazem isso. Dá para usar em tablet. Quebra o galho.

https://itunes.apple.com/br/app/fujifilm-camera-remote/id793063045?mt=8

Eu tenho. De fato é melhor que nada.

O H5-V5 parece resolver, mas custa 140 dolares na adorama, com a desvantagem de não existir versão de testes... então seria bom alguém testar antes. Afinal já gastei uma grana com Iridient e Silkypix Pro.

O ideal seria o Silkypix Pro ter uma simples janelinha de tethering, tipo o C1, e conectar direto com a fuji, sem precisar comprar plugin, comprar h5, etc.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2017, 12:48:01 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2017, 13:00:17
Agora entendi.

A versão gratuita de tethering para PC e Mac é o X Aquire. Ele apenas transfere as imagens para o computador. Todo o controle da camera inclusive o disparo fica por nossa conta. Um remoto ajuda, eu tenho 3 remotos, e esta é a opção que tenho no momento. Eu posso monitorar a pasta no Silkypix e ir aplicando meus parametros de conversão. Posso viver com isso, já venho usando o X Aquire há um tempo.

A versão plug-in do LR é um pouco precária, segundo os usuários dá muito erro de conexão e o controle de parâmetros é mínima, e custa U$80 sem choro.

A terceira opção é o H5-V5, que vem no CD da GFX, eu teria que comprar uma camera dessa (não seria má idéia) pra ter o software sem pagar. Ou posso comprar por U$140, sem testar. Com este software registrado, posso baixar gratuitamente o plugin para o LR. Infelizmente o software não roda em Mac.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2017, 22:13:41

Capturar by Carlos C. Sosa, on Flickr


Eu fiz aqui com o X Acquire. O cabo não precisa ser um proprietário, ela faz por wifi ou com um bom cabo USB - HDMI.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2017, 22:16:05
Eu fiz simplesmente configurando a Auto Importação do Lightroom e mandando o XAcquire escrever naquela pasta e fiz por wifi.


Meu CD eu não achei, está no meio da bagunça das caixas no depósito de casa e o cabo também está lá, mas mesmo transferindo o RAW + JPEG através de WIFI não achei tão pesada a transferência, não sei como é isso numa sessão de fotos em estúdio, mas posso simular.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2017, 22:32:57
Eu fiz simplesmente configurando a Auto Importação do Lightroom e mandando o XAcquire escrever naquela pasta e fiz por wifi.


Meu CD eu não achei, está no meio da bagunça das caixas no depósito de casa e o cabo também está lá, mas mesmo transferindo o RAW + JPEG através de WIFI não achei tão pesada a transferência, não sei como é isso numa sessão de fotos em estúdio, mas posso simular.

Eu consegui isso também. Só não consigo controlar os parametros da camera nem controlar o shutter pelo mac. Mas isso posso deixar de lado, comprei um remoto sem fio com saída 2.5mm. A transferência é o mais importante.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2017, 23:44:27
Eu consegui isso também. Só não consigo controlar os parametros da camera nem controlar o shutter pelo mac. Mas isso posso deixar de lado, comprei um remoto sem fio com saída 2.5mm. A transferência é o mais importante.


O HS-V5 vem com a X-T2 também.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2017, 23:58:33

O HS-V5 vem com a X-T2 também.

Essa é que a confusão lá no dpreview, um monte de gente que comprou a XT2, inclusive eu, não receberam o CD!

E a Fuji não está nem respondendo nem fornecendo o link para baixar o software sem pagar.

Como é o seu cd, pode mandar uma foto?

Já entrei em contato com o suporte pra ver se respondem, pois se tenho direito e não recebi, a Fuji me deve 140 dólares!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2017, 00:02:23
Essa é que a confusão lá no dpreview, um monte de gente que comprou a XT2, inclusive eu, não receberam o CD!

E a Fuji não está nem respondendo nem fornecendo o link para baixar o software sem pagar.

Como é o seu cd, pode mandar uma foto?

Já entrei em contato com o suporte pra ver se respondem, pois se tenho direito e não recebi, a Fuji me deve 140 dólares!


Sim, assim que eu conseguir pegar a bendita caixa da X-T2.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light