Autor Tópico: Tethering Fuji  (Lida 8229 vezes)

binho58

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 02 de Dezembro de 2017, 15:00:40
Parece ser bem interessante mesmo, só que fui ver a lista de câmeras suportadas e adivinha uma das únicas que não está lá...

http://digicamcontrol.com/cameras

 :(


Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 08 de Abril de 2020, 12:36:56


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 10 de Abril de 2020, 13:13:21
Obrigado Binho, vou verificar.

Eu uso bastante o Helicon Remote, que só funciona com Canon e Nikon, mas com ele você define o ponto inicial e final de foco e ele faz todas as fotos intermediárias e junta. Fica perfeito. Pra fotos de jóias é impressionante.

Comentando de curioso só, mas com esse software a câmera faz foco e dispara sozinha? No caso para fazer empilhamento.
Parabéns pelas fotos, realmente você sabe oque faz, qualidade absurda.
Não me recordo de ter visto fotos de cozinha com tanta qualidade :worship: :worship:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #63 Online: 11 de Abril de 2020, 12:20:34
Comentando de curioso só, mas com esse software a câmera faz foco e dispara sozinha? No caso para fazer empilhamento.
Parabéns pelas fotos, realmente você sabe oque faz, qualidade absurda.
Não me recordo de ter visto fotos de cozinha com tanta qualidade :worship: :worship:

O Rombauer foi mais um que saiu por causa da implicância do Ernesto. Não é visto desde junho do ano passado. Talvez com o sumiço do Ernesto, ele se anime a voltar. Fotógrafo extremamente competente.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 11 de Abril de 2020, 13:17:03
O Rombauer foi mais um que saiu por causa da implicância do Ernesto. Não é visto desde junho do ano passado. Talvez com o sumiço do Ernesto, ele se anime a voltar. Fotógrafo extremamente competente.

Complicado :no: :no: :no:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #65 Online: 25 de Junho de 2020, 00:47:40
Só pra atualizar o tópico, consegui fazer tethering com minhas câmeras Fuji que possuem este recurso. Os "problemas" são:
1. Só funciona em sistemas baseados em Linux.
2. Ainda é bugado, e só funciona em exposição automática. Ao tentar se ajustar uma exposição, ele divide o tempo de exposição por ~100 e, pior ainda, o sistema fica ocupado pelo tempo que deveria ser, e não pelo tempo que a câmera dispara. Por exemplo, uma exposição setada pra 400 segundos faz uma foto de 4 segundos, mas o driver fica ocupado por quase 7 minutos...

O Darktable diz que oferece tethering, mas parece desatualizado. Dizem que funciona com a X-T2, mas com certeza não funciona com a X-H1.


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #66 Online: 25 de Junho de 2020, 01:57:35
Só pra atualizar o tópico, consegui fazer tethering com minhas câmeras Fuji que possuem este recurso. Os "problemas" são:
1. Só funciona em sistemas baseados em Linux.
2. Ainda é bugado, e só funciona em exposição automática. Ao tentar se ajustar uma exposição, ele divide o tempo de exposição por ~100 e, pior ainda, o sistema fica ocupado pelo tempo que deveria ser, e não pelo tempo que a câmera dispara. Por exemplo, uma exposição setada pra 400 segundos faz uma foto de 4 segundos, mas o driver fica ocupado por quase 7 minutos...

O Darktable diz que oferece tethering, mas parece desatualizado. Dizem que funciona com a X-T2, mas com certeza não funciona com a X-H1.

Você tentou no Darktable da distro Linux ou baixou o último release? Acho que tem repositórios específicos com as versões mais atuais.

Pelo que li o Darktable usa o utilitário gphoto2. Este precisa ser compatível com a câmera.

Encontrei uma página de documentação do gphoto2 que lista as Fujifilms como compatíveis no último release. De repente é questão de atualizar o gphoto2 e não necessariamente ou somente o Darktable.

Da uma olhada nisso:

http://www.gphoto.org/proj/libgphoto2/support.php

Olha a data de maio de 2020 lá. É um documento bem recente, já tem até a X-T4 na lista.

Abraços


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #67 Online: 25 de Junho de 2020, 02:15:28
Você tentou no Darktable da distro Linux ou baixou o último release? Acho que tem repositórios específicos com as versões mais atuais.

Pelo que li o Darktable usa o utilitário gphoto2. Este precisa ser compatível com a câmera.

Encontrei uma página de documentação do gphoto2 que lista as Fujifilms como compatíveis no último release. De repente é questão de atualizar o gphoto2 e não necessariamente ou somente o Darktable.

Da uma olhada nisso:

http://www.gphoto.org/proj/libgphoto2/support.php

Olha a data de maio de 2020 lá. É um documento bem recente, já tem até a X-T4 na lista.

Abraços

Estou acompanhando as discussões sobre o gphoto2. Os últimos posts sobre o bug citado acima são de 10 dias atrás, então creio que o bug ainda não tenha sido resolvido. Estou bastante interessado porque vai facilitar muito nas astrofotos.

O darktable pra Windows não reconhece as fuji; creio que use uma versão antiga do gphoto2 pra Windows. E agora só tenho Linux no raspberry pi, que não tomei coragem de testar com o darktable. Mas deve funcionar com o mesmo bug que estou observando.

As Fuji são suportadas do ponto de vista que é possível ler configurações, enviar comandos e fazer download instantâneo das fotos. Porém um dos comandos (shutter speed) não está funcionando corretamente.
« Última modificação: 25 de Junho de 2020, 02:20:53 por felipemendes »