Autor Tópico: Fotografia de Dança - 02 12 2017  (Lida 3557 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #15 Online: 07 de Dezembro de 2017, 21:51:57
A apresentação é de balé infantil e adolescente, e acontecerá domingo. Me deseje sorte :)
Brother.. Não me incomoda em nada.. Eu SEMPRE recebi ajuda aqui no fórum.. Sou novato ainda no mundo da fotografia (meu primeiro trabalho foi no final de 2015). Então sempre estarei disposto a ajudar os colegas, quando achar que posso..
Não só é PROIBIDO usar flash, como hoje eu tenho um banner que levo pros evento orientando os espectadores a não fotografar com flash.. Espetáculos mais elaborados tem até marcação de luz.. Ou seja, a luz é estudada pra cena..
Veja o RETIRANTES no meu site, que é um exemplo disso.. Torna o trabalho mais desafiador, por que não dá pra "negociar" a luz..
http://www.nandoespinosa.fot.br/2017-retirantes
Espetáculo de criança e especialmente difícil de fazer, amigo.. Muitos pitocos não tem ainda o movimento completo, o que deixa a foto "menos bonita". As figuras são limitadas e não há deslocamentos. Então lembra de fotografar os que ficam no fundão.. Uma tele média cai bem aqui (fique com 2 sets prontos pra facilitar - só não esquece de sincronizar a hora das câmeras  :aua:).
No último que eu fiz de ballet infantil tinha uma baixinha emburrada, quase chorando no palco.. Ficou de cara o espetáculo inteiro com os braços cruzados.. hahahaha.. Faz parte.
Boa sorte, brother!  :ok: E qualquer coisa grita!


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #16 Online: 08 de Dezembro de 2017, 00:23:49
Muito obrigado mais uma vez pela atenção, meu amigo!
Só mais uma dúvida: é melhor usar foco por área (9 pontos), foco contínuo e ISO automático limitado a 2000, né?!
É como estou pensando em fazer...

Abraços..

P.S.: Olhei as fotos lá... Muito show!
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2017, 00:24:29 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


BGImagem

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
  • Sexo: Masculino
    • BRUNO GUERRA IMAGEM
Resposta #17 Online: 08 de Dezembro de 2017, 09:35:26
Foto de dança é complicado. Rezar para que a iluminação seja boa, lente clara nem que seja a 50mm 2.8 velha de guerra caso não tenha uma mais prime. Uma coisa importante, quanto mais zoom ou fechada a lente, mais possibilidade de tremer as fotos, leva um monopé para fotos mais distantes que pegue todo o palco, mas para fotos mais fechadas, vale a pena primeiro experimentar colar no palco e usa-lo como apoio para não tremer a câmera e ficar próximo aos artistas, pois quanto mais zoom ou fechada a lente, mais possibilidade de tremer a foto. Colei aqui um link de algumas que já fiz no sufoco.
Boa sorte!!!!

http://brunoguerraimagem.blogspot.co.uk/2013/09/blog-post_19.html


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #18 Online: 08 de Dezembro de 2017, 18:23:37
Cara independente do iso; sei como é desafiante e dependendo do lugar que se fica tirar fotos em ambientes escuros com lente do kit rssssssssssssssssssssssssss; mas assim parabéns mesmo, achei que as fotos ficaram muito boas, considerando todas as limitações que você tinha (sem poder usar flash, ambiente escuro, foco difícil).
No YouTube tem dicas de como fazer o ajuste de foco!


Já pensou em fazer o ajuste fino da sua lente ??? Penso eu que ter 2 fixas tipo: uma 24 MM e uma 50 MM ajudaria.
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #19 Online: 08 de Dezembro de 2017, 18:31:11
Boas fotos Marcelo.  :ok:
Só sua posição que não foi das melhores.. Algumas fotos ficaram subexpostas nas sombras principalmente.. Mas isso dá pra melhorar na pós.
Deve ter usado a medição matricial, o que pode levar a isso.
Eu cortaria o povo da primeira.. Mesmo que fique com aspecto de pano, a imagem fica melhor.. E o povo gosta de usar essas fotos de capa do Face  :hysterical:.
Prepare-se pra clicar bastante  :assobi:
Pro meu gosto ISO 3200 na 80D só se for extremamente necessário. Normalmente fico entre 1600 e 2500. Dependendo da distância do palco e do número de bailarinas f/4 tá joia.  :ok: Mas eu sempre carrego a minha 17-70 f/ 2.8 pra iluminações ruins..
Velocidade de 1/125 só nas POSES, em movimento e coreos dinâmicas é 1/250 - 1/320..
Há que se balancear entre ficar na frente (só pra palcos na altura da plateia) e aceitar as cabeças, braços e celulares como figurantes nas fotos.
Fale com o iluminador e peça pra ele fazer um "teste" de luz antes.. Tente convencê-lo a arregaçar a luz.  :hysterical: Veja as zonas mortas do palco (todos tem) e avise os organizadores pra evitá-las.
Outra informação importante é: -"NÃO FIQUE DESLOCANDO!" Às vezes por 1 segundo perde-se "a pose" da coreo.. Daí ferrou.. A bailarina vai querer a foto do cambret e você não terá! Então veja o espetáculo pelo seu VF...
As coreografias sempre são feitas voltadas pra frente.. Então ficar no centro é o melhor.. Eu já fotografei em escada, já fiz até um "palanque" no meio do povo só pra me manter nessa posição. Chegue cedo e garanta seu lugar.. Inclusive bloqueie cadeiras à sua frente caso tenha que ficar em uma fileira intermediária.. Isso evita que sente uma pessoa de 2m na sua frente e acabe com seu trabalho.
Lembre o contratante de que ele só terá um bom registro do espetáculo se você puder desempenhar bem o seu trabalho!
Depois posta aí pra gente ver!  :ok:

Gostei de suas fotos, mas acho que no teatro detalhes cabem bem, mas dança considero os pés importantes para que fiquem de fora....
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #20 Online: 09 de Dezembro de 2017, 11:29:10
Gostei de suas fotos, mas acho que no teatro detalhes cabem bem, mas dança considero os pés importantes para que fiquem de fora....
:ok: Via de regra, envio menos de 10% de fotos de detalhes pros clientes. Como os meus clientes são bailarinos, temos que lembrar que eles muitas vezes pensaram no figurino, alguns até confeccionam os seus figurinos.. Então querem ver o todo.. E bailarinos mais experientes realizam MOVIMENTOS EM LAYERS (vários movimentos no mesmo momento com partes diferentes do corpo). Nesse caso, se tentar detalhar, pega o movimento da mão e perde o do pé, entende? Mas variar e dosar entre tomadas abertas e detalhes é a pedida. Por isso não recomendo lentes fixas.. Elas te fazem perder um tempo precioso na composição.

é melhor usar foco por área (9 pontos), foco contínuo e ISO automático limitado a 2000, né?!
Não gosto do ISO automático.. Até por que trabalho em modo Tv... Então nesse caso o ISO automático = ISO mais alto.
Dá pra variar manualmente o ISO sem nem tirar o olho do VF (o botão tem um relevo na 80D).. O que facilita em deixar no MANUAL.
E sobre os PF é bem pessoal.. Eu tô usando todos... Fotografei com a 70D ao mesmo tempo esses dias e senti falta daquele monte de pontinho na tela  :hysterical:. Mas é só questão de costume mesmo.. Eu sinto que com os 45 da 80D a composição sai mais pronta que na 70D..  :ponder:


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #21 Online: 17 de Dezembro de 2017, 08:11:34
Iso automático falhou deixando as fotos sub expostas, o que fazer?
Foco Af-C 3d também não cravou....
Fundo branco atrapalhou...
Peço ajuda aos colaboradores, por favor.... :worship:
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #22 Online: 17 de Dezembro de 2017, 15:06:59
No meu caso, acabou que nada foi como esperado...
Evento realizado em um salão de festas velho e horrível, sem o mínimo de organização.
Não existia iluminação temática do show, apenas a luzes fluorescentes fracas.
Tão logo a apresentação começou, os pais invadiram (literalmente) o espaço entrando na frente e deixando praticamente impossível trabalhar...
As fotos ficaram horríveis (ao meu ver) mas acho que consigo salvar algumas e acredito que os pais vão gostar, pq o que interessa pra eles são os filhos e a imagem com qualidade.
No dia seguinte mandei 02 para a dona da escola de balé e ela ficou apaixonada, pois me parece que não tem tido boas experiências com fotógrafos anteriores, inclusive o do ano passado sumiu e nunca mais teve notícias dele (imagino que deva ter fugido pq as fotos não prestaram - mas também com o ambiente que é realizado é difícil)... Devo trabalhar nelas essa semana e talvez mostre pra vocês aqui o desastre!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 17 de Dezembro de 2017, 15:37:08
Nesse caso aí vale tudo, flash rebatido, fora da câmera.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #24 Online: 18 de Dezembro de 2017, 12:14:36
Nesse caso aí vale tudo, flash rebatido, fora da câmera.
Exato

Vale até cotovelaço no pai metido...  :assobi: :hysterical:
Brincadeira!!!
Mas eu canso de mandar o pessoal baixar as mãos e desligar seus flashs... Faz parte!
O cliente não quer saber se tinha um sujeito de 2 metros com um tablet espichado da tua frente... Quer ter seu espetáculo registrado..
Por isso sempre chego MUITO cedo - 1h a 1:30 antes do início - tomo meu lugar e bloqueio os pontos críticos.
Em alguns teatros até ponho alguns organizadores pra barrar o trânsito das pessoas... Sim. As pessoas se levantam no meio das apresentações e caminham em frente ao palco.. É bem comum.

No meu caso, acabou que nada foi como esperado...
Mas o que você fez foi bem diferente de foto em teatro...
Tive um jantar dançante esses dias pra fotografar.. Era um jantar com apresentações no meio... Uma sala de 6m x 6m, com mesas em toda a volta, luz normal - fluorescente.. E dança do ventre até com muito véu.. Uma coreo com 6-7 bailarinas... hahahah.. Caos total.. Acontece.. Nesse caso usei a luz de led no meu flash como apoio, e quando preciso ainda desparava o popup pra preenchimento.. ISO entre 2000-3200 e era isso... Claro que a qualidade diminui.. Faz parte... Mas o importante é entregar um registro de qualidade pra cliente...
Nesses ambientes ruins, uma boa dica é propor fotos posadas antes do início.. As bailarinas ainda estão inteirinhas. A gente pode usar o flash mais adequadamente... Essas fotos ficam com ótima qualidade e o cliente até releva as que ficarem só boas ou regulares.  :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #25 Online: 18 de Dezembro de 2017, 12:29:49
Iso automático falhou deixando as fotos sub expostas, o que fazer?
Foco Af-C 3d também não cravou....
Fundo branco atrapalhou...
Peço ajuda aos colaboradores, por favor.... :worship:
Brother.. sem foco só tem um destino ... "x" no lightroom  :doh:
ISO automático não falha.. o que falhou foi a medição.. Você definiu um tipo de medição incompatível com a cena. Sei lá.. Cada caso é um caso...
Subexposta.. Dependendo do nível... abre o que der no LR.. Na 80D eu consigo ir até +1,5-1,6 sem estragar demais.
Dependendo da luz, eu deixo a medição em -2/3 ou -1/3.. Por que se não fizer assim, estoura nos realces.
Na maioria das vezes a subexposição se resolve.. A superexposição não! Odeio aquelas fotos com cara de acinzentada..