Autor Tópico: Nikon FM - Alavanca do diafragma  (Lida 2651 vezes)

jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Dezembro de 2017, 19:50:50
Boa noite, amigos

Tenho uma Nikon FM e ela não tem mais a alavanca de fechar o diafragma pra verificar a profundidade de campo. Queria saber se alguém já teve o mesmo problema e se soube como (e onde) resolvê-lo.
Gostaria de vendê-la junto da lente 50mm f1.8 e não sei se esse detalhe a desvaloriza pra venda ou troca.

Obrigado.


Inviato dal mio iPhone utilizzando Tapatalk
Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2017, 22:04:44
Sempre desvaloriza. Ainda mais que costumam pedir caro por uma FM/FM2 e peças de reposição novas não existem mais, então obviamente esperam por algo perfeito ou com um preço de acordo com o estado de conservação.

Para muitos não vai fazer diferença mas para usuários mais avançados fará.


jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2017, 12:40:55
Eu dificilmente uso essa alavanca, ou o botão equivalente na minha digital.
Diria ainda que este é o único problema dela, já que ela tá limpa e sem nenhum outro problema aparente.

Quanto costuma ser a média de preço de uma FM com essa lente? Pensei em trocar por (ou vender pra depois comprar) uma câmera de encaixe M42 com outra 50mm, por ser um encaixe mais conveniente pra mim. Pensei em uma Pentax, mas não conheço o bastante sobre ela e se são equivalentes ou melhores do que a FM.

De qualquer forma, obrigado pela ajuda.



Inviato dal mio iPhone utilizzando Tapatalk
Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2017, 21:40:16

Desvaloriza e muito .... pode - se encontrar essa ... " alavanca " .... nas lojas de manutenção de cameras POREM com absoluta certeza será bastante caro , eu acredito que por volta de uns 200 reais mais ou menos . Para quem usa muito o dispositivo de profundidade de campo ( como eu ) , a falta dela irá diminuir e MUITO o valor de mercado da camera . Mesmo sem ver a camera , eu acredito que voce tenha perdido com essa falta , cerca de 50% do valor de mercado da mesma . Um abraço.  Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2017, 08:27:56
Desvaloriza e muito .... pode - se encontrar essa ... " alavanca " .... nas lojas de manutenção de cameras POREM com absoluta certeza será bastante caro , eu acredito que por volta de uns 200 reais mais ou menos . Para quem usa muito o dispositivo de profundidade de campo ( como eu ) , a falta dela irá diminuir e MUITO o valor de mercado da camera . Mesmo sem ver a camera , eu acredito que voce tenha perdido com essa falta , cerca de 50% do valor de mercado da mesma . Um abraço.  Björn

Obrigado pela informação, cara. Sabe quanto tá sendo o preço de mercado dela? Ando pesquisando e toda hora aparece algo diferente.

Pelo jeito vou tentar vendê-la desse jeito mesmo e comprar um corpo com encaixe M42 com o que conseguir.
Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2017, 19:46:24
Uma nikon FM com uma 50 f 1.8 , dependendo do estado e das condicoes cosmeticas , está por volta de 500 a 650 reais , quando em bom estado . Sua camera , se estiver em bom estado mas com esse problema deve ficar por volta de uns 350 reais no maximo .
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2017, 19:47:03 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2017, 22:33:29
Uma nikon FM com uma 50 f 1.8 , dependendo do estado e das condicoes cosmeticas , está por volta de 500 a 650 reais , quando em bom estado . Sua camera , se estiver em bom estado mas com esse problema deve ficar por volta de uns 350 reais no maximo .

Entendi cara. Valeu pela informação . Abraço.
Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2017, 22:31:43
Entendi cara. Valeu pela informação . Abraço.
....

Outro , disponha .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2017, 13:48:10
Só pra finalizar esse assunto, consegui vender a Nikon com a lente por 350 reais, e com dinheiro que já tinha, comprei uma lente Super Takumar de 50mm f1.4 e uma Praktica, só pelo encaixe M42.
Já passei um rolo de filme com ela e retiro o que disse sobre não usar a profundidade de campo. Usei em quase todas as fotos e foi útil pra quando precisei de mais regiões do assunto em foco. Lição aprendida.

Obrigado pelas dicas de todos.
Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2