Autor Tópico: PC para edição de fotos/video custo beneficio 2018  (Lida 23518 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 17 de Dezembro de 2017, 12:38:09
Então o que mais me provoca à fazer o upgrade é a edição de vídeos 4k, pra foto realmente nem precisava de tudo isso!!!


Exato, 4K é um problema real. Eu usaria HDs comuns de 10000 RPM para isso.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #31 Online: 19 de Dezembro de 2017, 11:22:41
Acabei comprando pela internet mesmo, na loja Kabum, principalmente por questões de ter NF garantia e tal.

A configuração do computador novo ficou assim:

Comprei:
- MB AM4 Asus Prime B350-PLUS
- 16GB Crucial Ballistix Sport LT 2400Mhz (2x8GB)
- Processador AMD Ryzen 7 1700 (c/ cooler Wraith Spire)

Reaproveitei da maquina antiga:
- Fonte EVGA 600 Bronze
- Geforce GTX460 1GB DDR5
- SSD Samsung 750 EVO 250 GB (sistema)
- SSD Samsung 750 EVO 500 GB (dados)
- HDs Seagate BarraCuda 2TB (x2) (backup/arquivo de dados)
- Gabinete Sharkoon Silent Black - AI7000

Essa configuração está excelente!
Posso sugerir um outro SSD e fazer um RAID 0, o que acha?
*uma dúvida, a GTX460 ainda consegue trabalhar bem com vídeos em alta resolução?
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 19 de Dezembro de 2017, 15:04:03
Essa configuração está excelente!
Posso sugerir um outro SSD e fazer um RAID 0, o que acha?
*uma dúvida, a GTX460 ainda consegue trabalhar bem com vídeos em alta resolução?
Essa ideia é ótima, eu tenho aqui em outra maquina um mais um SSD 250GB igualzinho ao meu do sistema, então eu poderia trazê-lo para fazer um RAID de 500GB com 2x 250GB!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 19 de Dezembro de 2017, 19:01:18
Acabei comprando um SSD modelo novo no padrão NVMe que é o mais moderno, pois se conecta não a uma interface SATA normal, mas à uma conexão PCI Express 3.0 x4. Isso resulta em um desempenho no mínimo o dobro de um SSD SATA normal.

Encontrei no mercado alguns modelos no padrão "NVMe" na faixa de R$ 1,1k e R$ 1,5k, entre eles:
- Samsung 960 EVO de 500GB, o mais rápido de todos, pouquíssima durabilidade (200 TBW), preço intermediário, chip TLC.
- Kingston KC1000 de 480GB, desempenho intermediário e grande durabilidade (550 TBW), preço intermediário, chip MLC.
- Corsair MP500 de 480GB, desempenho intermediário e grande durabilidade (640 TBW), o mais caro de todos, chip MLC.
- WD Black de 512GB, o mais barato de todos, porém muuuito lento e a pior durabilidade (160 TBW), chip TLC.

E depois de muito pesquisar e estudar, optei pelo Kingston KC1000, um pouco mais lento que o Samsung nos números absolutos de testes, porem com diferença praticamente imperceptível no uso diário, mas escolhi esse principalmente pelo maior TWB (significa mais anos de durabilidade) devido à tecnologia MLC dos chips, essa durabilidade é praticamente o triplo dos modelos Samsung e WD Black que listei acima, Além disso ele vem com garantia de 5 anos, contra 3 anos Samsung.


« Última modificação: 19 de Dezembro de 2017, 19:15:37 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 19 de Dezembro de 2017, 22:47:24
Esse de pior durabilidade deve render uns 50 anos de uso intenso.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 20 de Dezembro de 2017, 02:11:03
Esse de pior durabilidade deve render uns 50 anos de uso intenso.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
Sim, para o usuário normal vai durar bastante sim, porem os técnicos experts dizem que pra quem trabalha direto com edição de vídeos, principalmente no mundo 4k, onde o volume de dados é imenso, o pessoal ainda tem essa duvida e faz ressalvas, explicando ainda que no caso de servidores de dados de empresas é a mesma situação.

Sobre esse chip "TLC" que custa mais barato, que trabalha com 3 bits, que é menos durável, porem é mais rápido que os outros, ainda recai a duvida sobre esse tipo de problema. Mas o desempenho dele não é tão maior assim, então para meu computador, resolvi ser conservador.

http://ssd.userbenchmark.com/Compare/Samsung-960-Evo-NVMe-PCIe-M2-500GB-vs-Kingston-SKC1000-NVMe-PCIe-M2-480GB/m204072vsm316248



« Última modificação: 20 de Dezembro de 2017, 02:11:22 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #36 Online: 20 de Dezembro de 2017, 13:03:24
Acabei comprando um SSD modelo novo no padrão NVMe que é o mais moderno, pois se conecta não a uma interface SATA normal, mas à uma conexão PCI Express 3.0 x4. Isso resulta em um desempenho no mínimo o dobro de um SSD SATA normal.

Encontrei no mercado alguns modelos no padrão "NVMe" na faixa de R$ 1,1k e R$ 1,5k, entre eles:
- Samsung 960 EVO de 500GB, o mais rápido de todos, pouquíssima durabilidade (200 TBW), preço intermediário, chip TLC.
- Kingston KC1000 de 480GB, desempenho intermediário e grande durabilidade (550 TBW), preço intermediário, chip MLC.
- Corsair MP500 de 480GB, desempenho intermediário e grande durabilidade (640 TBW), o mais caro de todos, chip MLC.
- WD Black de 512GB, o mais barato de todos, porém muuuito lento e a pior durabilidade (160 TBW), chip TLC.

E depois de muito pesquisar e estudar, optei pelo Kingston KC1000, um pouco mais lento que o Samsung nos números absolutos de testes, porem com diferença praticamente imperceptível no uso diário, mas escolhi esse principalmente pelo maior TWB (significa mais anos de durabilidade) devido à tecnologia MLC dos chips, essa durabilidade é praticamente o triplo dos modelos Samsung e WD Black que listei acima, Além disso ele vem com garantia de 5 anos, contra 3 anos Samsung.



Aí vc apelou!! rsrs
Se puder, faça um comparativo de desempenho, tanto para foto quanto para edição e renderização de vídeo! Vai ser ótimo saber!
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 20 de Dezembro de 2017, 14:41:38
To achando que o pessoal quer um pc novo com a desculpa de edição mas com placa de vídeo boa pra minerar bitcoin...  :assobi:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 20 de Dezembro de 2017, 15:02:00
To achando que o pessoal quer um pc novo com a desculpa de edição mas com placa de vídeo boa pra minerar bitcoin...  :assobi:
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
kkkkk, mas agora a grana acabou mesmo, e minha velhinha GTX460 vai ter que durar mais um pouco!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 20 de Dezembro de 2017, 15:03:10
Aí vc apelou!! rsrs
Se puder, faça um comparativo de desempenho, tanto para foto quanto para edição e renderização de vídeo! Vai ser ótimo saber!
Certamente agora o gargalo voltará a ser o processador!!!
Comprei pela internet e ainda não recebi todas as peças, depois que eu montar vamos ver como fica!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 20 de Dezembro de 2017, 15:55:43
*uma dúvida, a GTX460 ainda consegue trabalhar bem com vídeos em alta resolução?

Vc havia perguntado a respeito da GTX 460, e eu não tinha respondido. Na sei como será a diferença em relação às placas atuais na pratica, mas certamente vai ser meio capenga em 4K, e vai perder qualidade no première, mas no momento eu nem tenho um monitor 4K. Em relação ás outras placas modernas, ela tem menor quantidade de processadores Cudas, e a memória é de apenas 1GB. Apesar da interface da memória ser de 256bits, e de ela entregar uma largura de banda parecida com a da GTX 1050Ti, perde feito tbm na quantidade de memória é bem pequena em relação aos 4GB da 1050ti mais moderna.



Então é isso, vou ver como fica e lá para o final do ano que vem já vou pensando em investir em uma placa de vídeo!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #41 Online: 20 de Dezembro de 2017, 16:24:13
Vc havia perguntado a respeito da GTX 460, e eu não tinha respondido. Na sei como será a diferença em relação às placas atuais na pratica, mas certamente vai ser meio capenga em 4K, e vai perder qualidade no première, mas no momento eu nem tenho um monitor 4K. Em relação ás outras placas modernas, ela tem menor quantidade de processadores Cudas, e a memória é de apenas 1GB. Apesar da interface da memória ser de 256bits, e de ela entregar uma largura de banda parecida com a da GTX 1050Ti, perde feito tbm na quantidade de memória é bem pequena em relação aos 4GB da 1050ti mais moderna.



Então é isso, vou ver como fica e lá para o final do ano que vem já vou pensando em investir em uma placa de vídeo!!!

Entendi!
eu usei por mto tempo uma ATI HD5770 1GB, ela funcionava mto bem pra render no vegas, o tempo diminuía de verdade se comparar só com o processador (olha q era um i7 2600)

Agora tenho uma GTX 660Ti 2gb, ela funciona mto bem pra muita coisa, só não tenho parâmetros de comparação com outra na prática msm.
As placas da Nvidia tem um "macete" na nomenclatura, primeiro vem a geração, depois vem um número meio que relacionado à potência, se puder dizer assim...
eu não troquei a minha ainda pq ainda não tive uma grande necessidade, mas também não trocaria por uma 1050ti por ex, apesar dessa já ter algumas melhorias em relação à 660ti, inclusive em cuda, mas acho que não seria um bom negócio.
A sua 460 deu uma diferença grande pois já se passaram várias gerações.

Não sei como se comportam em edição, mas em jogos até as placas atuais não dão mta conta do recado, só as mais tops do mercado que conseguem fazer um bom trabalho.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto