Autor Tópico: PC para edição de fotos/video custo beneficio 2018  (Lida 23510 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 07 de Dezembro de 2017, 14:12:08
Ryzen estão bem legais, só pecam por não ter um vídeo on-board que no seu caso não fará diferença alguma.

Andei vendo os preços e favorece os Ryzen, só veja uma placa mãe custo benefício pois tem várias que estão muito caras (não sei pq).

Do mais iria de Ryzen também se fosse comprar um set hoje.

Lembrando que os programas para edição de foto não otimizam tanto o uso de muitos núcleos, melhor pegar um Ryzen 5 com mais hertz que um Ryzen 7 com mais núcleos e hertz baixos.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #16 Online: 07 de Dezembro de 2017, 16:53:39
2) Vou comprar:
  • Processado Ryzen 7 1700 c/ cooler ........... R$ 900,00
  • Placa mãe, ainda não sei, mas na faixa entre R$ 500 / R$ 600 compra-se qualquer coisa
  • Memória 16GB (2x 8GB) 2400mhz ............ R$ 1.000,00

Assim como o colega, acho que o set + lógico para edição seja mesmo o Ryzen 5, era inclusive o Set que eu estava vendo a um tempo atrás, mas acabou não indo pra frente.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 07 de Dezembro de 2017, 18:52:55
Lembrando que os programas para edição de foto não otimizam tanto o uso de muitos núcleos, melhor pegar um Ryzen 5 com mais hertz que um Ryzen 7 com mais núcleos e hertz baixos.

Assim como o colega, acho que o set + lógico para edição seja mesmo o Ryzen 5, era inclusive o Set que eu estava vendo a um tempo atrás, mas acabou não indo pra frente.

Sim, sim, faz sentido, estou considerando entre duas coisas, por um lado um conforto de maior velocidade na hora de trabalhar a edição de fotos do ryzen 5 1600 e seu clock de 3,2GHz, e por outro lado, a escalabilidade para o futuro na renderização de vídeo 4K devido aos cores a mais do Ryzem 7 1700

Estou encontrando aqui o ryzen 5 1600 por R$ 700,00 e o ryzen 7 1700 por R$ 900,00.

E ainda assim pelos R$ 200,00 a mais do ryzem 7 1700, acho que valeria pela escalabilidade. Veja que a diferença no clock básico dos ryzen nem é tão grande assim, e pelo que vi lendo por ai o ryzem 7 roda tranquilo em 3,6GHz e chega fácil em 4GHz.

Se o ryzen 5 rodasse como alguns Intel em 4,6 ou 5GHz ai sim, não teria sentido mas entre os ryzen a diferença é menor...
Conhecimento importa mais que equipamento.


FelipeAlmanca

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #18 Online: 07 de Dezembro de 2017, 19:55:33


Estou encontrando aqui o ryzen 5 1600 por R$ 700,00 e o ryzen 7 1700 por R$ 900,00.

E ainda assim pelos R$ 200,00 a mais do ryzem 7 1700, acho que valeria pela escalabilidade. Veja que a diferença no clock básico dos ryzen nem é tão grande assim, e pelo que vi lendo por ai o ryzem 7 roda tranquilo em 3,6GHz e chega fácil em 4GHz.

Boa noite,

Creio que se conseguir esses valores, o Ryzen 7 está valendo à pena sim. Creio que o desempenho será bem próximo no Lightroom, porém em edições de vídeo e renderização 4k a diferença deve ser um pouco perceptível.
Quanto às placa mãe, acho que seria interessante o X370, a AMD anunciou que não pretende mudar o soquete do processador até 2020, então um Chipset top hoje duraria bastante e aguentaria upgrades e overclock sem problemas.

Creio que está montando uma excelente configuração.


Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2017, 20:03:00 por FelipeAlmanca »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 07 de Dezembro de 2017, 23:50:42
Sim, sim, faz sentido, estou considerando entre duas coisas, por um lado um conforto de maior velocidade na hora de trabalhar a edição de fotos do ryzen 5 1600 e seu clock de 3,2GHz, e por outro lado, a escalabilidade para o futuro na renderização de vídeo 4K devido aos cores a mais do Ryzem 7 1700

Estou encontrando aqui o ryzen 5 1600 por R$ 700,00 e o ryzen 7 1700 por R$ 900,00.

E ainda assim pelos R$ 200,00 a mais do ryzem 7 1700, acho que valeria pela escalabilidade. Veja que a diferença no clock básico dos ryzen nem é tão grande assim, e pelo que vi lendo por ai o ryzem 7 roda tranquilo em 3,6GHz e chega fácil em 4GHz.

Se o ryzen 5 rodasse como alguns Intel em 4,6 ou 5GHz ai sim, não teria sentido mas entre os ryzen a diferença é menor...

sim... o ryzen 7 assim como os i7 o Premiere da Adobe já utiliza o processamento de todos os núcleos, aqui ele tucha tudo quando renderizo em 4k não que eu utilize mas já fiz alguns testes e pelo menos o premiere já está otimizado.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 08 de Dezembro de 2017, 00:23:58
sim... o ryzen 7 assim como os i7 o Premiere da Adobe já utiliza o processamento de todos os núcleos, aqui ele tucha tudo quando renderizo em 4k não que eu utilize mas já fiz alguns testes e pelo menos o premiere já está otimizado.
legal saber de quem usa na pratica, grato pelo feedback!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 08 de Dezembro de 2017, 00:27:50
Quanto às placa mãe, acho que seria interessante o X370, a AMD anunciou que não pretende mudar o soquete do processador até 2020, então um Chipset top hoje duraria bastante e aguentaria upgrades e overclock sem problemas.
Realmente, inclusive pelos preços que andei vendo as MB com o X370 nem são tão mais caras assim que as B350, então é a melhor escolha mesmo!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 16 de Dezembro de 2017, 12:44:38
Acabei comprando pela internet mesmo, na loja Kabum, principalmente por questões de ter NF garantia e tal.

A configuração do computador novo ficou assim:

Comprei:
- MB AM4 Asus Prime B350-PLUS
- 16GB Crucial Ballistix Sport LT 2400Mhz (2x8GB)
- Processador AMD Ryzen 7 1700 (c/ cooler Wraith Spire)

Reaproveitei da maquina antiga:
- Fonte EVGA 600 Bronze
- Geforce GTX460 1GB DDR5
- SSD Samsung 750 EVO 250 GB (sistema)
- SSD Samsung 750 EVO 500 GB (dados)
- HDs Seagate BarraCuda 2TB (x2) (backup/arquivo de dados)
- Gabinete Sharkoon Silent Black - AI7000
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 16 de Dezembro de 2017, 13:04:07
Agora estou pensando em investir mais R$ 1k, mas queira a opinião dos colegas, pra me ajudar a decidir o que fazer entre 2 coisas, ou não fazer mais nada, pois não sei se alguma dessas opções resultaria em algo significativo, que realmente venha trazer um beneficio.

a) Acrescentar 16GB de memória (ficaria no total com 32GB). Faria isso agora porque daqui a 2 anos vai ser difícil compra a mesma memória do mesmo modelo; conversei com técnicos acostumados a montar computadores todos os dias, e me relataram que DDR4 tem uma questão de compatibilidade complicada, e colocar um par de memórias diferente no futuro fica bem difícil.

b) Colocar um SSD do tipo M.2 de 500GB para o sistema; o SSD SATA de 250GB que uso hoje está meio apertado, dobrar a capacidade seria ideal, teria menos trabalho em ficar controlando a quantidade de dados do SSD de sistema.

c) Sossegar, não comprar mais nada, guardar essa grana pra outra coisa que não seja computador.


O que vcs acham???
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2017, 13:06:24 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 16 de Dezembro de 2017, 15:48:45
Agora estou pensando em investir mais R$ 1k, mas queira a opinião dos colegas, pra me ajudar a decidir o que fazer entre 2 coisas, ou não fazer mais nada, pois não sei se alguma dessas opções resultaria em algo significativo, que realmente venha trazer um beneficio.

a) Acrescentar 16GB de memória (ficaria no total com 32GB). Faria isso agora porque daqui a 2 anos vai ser difícil compra a mesma memória do mesmo modelo; conversei com técnicos acostumados a montar computadores todos os dias, e me relataram que DDR4 tem uma questão de compatibilidade complicada, e colocar um par de memórias diferente no futuro fica bem difícil.

b) Colocar um SSD do tipo M.2 de 500GB para o sistema; o SSD SATA de 250GB que uso hoje está meio apertado, dobrar a capacidade seria ideal, teria menos trabalho em ficar controlando a quantidade de dados do SSD de sistema.

c) Sossegar, não comprar mais nada, guardar essa grana pra outra coisa que não seja computador.


O que vcs acham???

Não compensa um HD de 2 ou 3TB para armazenamento? Acho desperdício usar SSD para isso. Tenho um de 256gb para o SO e alguns poucos programas, tanto que em dois anos, estou com 60% dele livre.

As fotos, ma maioria dos programas, os filmes e jogos mantenho em mídia magnética, tenho um HD de 2TB e outro de 3TB.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2017, 15:49:35 por danielsa »
Assunto não é sujeito.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 16 de Dezembro de 2017, 16:27:28
Não sei, acho que a turma gosta de matar formiga com tiro de canhão. Não adianta nada comprar uma placa de video mega fuderosa de não for para 3D pesado e jogos. São raríssimos os programas que usam a GPU direito e os da Adobe não fazem parte deste grupo.

Falando de Windows 64 bits, seja qual versão for, o que pega é memória e entrada/saida de disco. Nem o processador manda tanto assim. Qualquer i5 de 4 cores dá e sobra para qualquer coisa em fotografia.

Mete 16 gigas na máquina e troque o disco de sistema por um SSD que já melhora uma barbaridade.

Se você for contar que se perde muito mais tempo com a interação humana com o programa do que com o processamento, verão que isso tudo é secundário. Pegue 200 fotos em raw. Cronometre o tempo desde o inicio até o final completo de todo o processo. Se der 10-20% de diferença entre um i5 e um Xeon 8 cores 16 threads é muito.

São os meus dois tostões.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #26 Online: 16 de Dezembro de 2017, 19:56:51
Não sei, acho que a turma gosta de matar formiga com tiro de canhão. Não adianta nada comprar uma placa de video mega fuderosa de não for para 3D pesado e jogos. São raríssimos os programas que usam a GPU direito e os da Adobe não fazem parte deste grupo.

Adobe Premiere se beneficia bastante de placa de vídeo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 16 de Dezembro de 2017, 20:16:51
Adobe Premiere se beneficia bastante de placa de vídeo.

Premiere não é para foto. Sim, mas mesmo assim não é dos melhores.

P.S. Não prestei atenção no título, achei que fosse só para fotos. Prefiro o Final Cut e o Kino, mas não sao para Windows.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2017, 20:23:18 por AFShalders »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 17 de Dezembro de 2017, 03:03:11
Não compensa um HD de 2 ou 3TB para armazenamento? Acho desperdício usar SSD para isso. Tenho um de 256gb para o SO e alguns poucos programas, tanto que em dois anos, estou com 60% dele livre.

As fotos, ma maioria dos programas, os filmes e jogos mantenho em mídia magnética, tenho um HD de 2TB e outro de 3TB.
Sim Daniel, importante sim, um pouco mais acima expliquei que além dos SSDs tenho dentro da maquina 2 HDs de 2TB para BKP!!!
O meu SSD para sistema anda meio entupido, por pura desorganização minha, verdade, se eu conseguisse manter limpo das tralhas daria pra conviver com ele!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 17 de Dezembro de 2017, 03:06:13
Não sei, acho que a turma gosta de matar formiga com tiro de canhão. Não adianta nada comprar uma placa de video mega fuderosa de não for para 3D pesado e jogos. São raríssimos os programas que usam a GPU direito e os da Adobe não fazem parte deste grupo.

Falando de Windows 64 bits, seja qual versão for, o que pega é memória e entrada/saida de disco. Nem o processador manda tanto assim. Qualquer i5 de 4 cores dá e sobra para qualquer coisa em fotografia.

Mete 16 gigas na máquina e troque o disco de sistema por um SSD que já melhora uma barbaridade.

Se você for contar que se perde muito mais tempo com a interação humana com o programa do que com o processamento, verão que isso tudo é secundário. Pegue 200 fotos em raw. Cronometre o tempo desde o inicio até o final completo de todo o processo. Se der 10-20% de diferença entre um i5 e um Xeon 8 cores 16 threads é muito.

São os meus dois tostões.

Premiere não é para foto. Sim, mas mesmo assim não é dos melhores.

P.S. Não prestei atenção no título, achei que fosse só para fotos. Prefiro o Final Cut e o Kino, mas não sao para Windows.

Então o que mais me provoca à fazer o upgrade é a edição de vídeos 4k, pra foto realmente nem precisava de tudo isso!!!
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2017, 03:07:21 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.