Autor Tópico: Acho que levei um golpe! Atenção com o Chargeback e PagSeguro!!!  (Lida 9488 vezes)

ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Amigos, relato rápido.

Vendi minha Canon T5i e 50 STM para um rapaz de Sampa, pelo PagSeguro no dia 17/11.

Tomei todas as precauções, enviei o pacote pelo contrato de nossa empresa com os Correios, gerei AR, tirei foto do pacote...

Na última sexta, dia 01/12, o dinheiro ficou disponível e fiz um DOC, que caiu hoje em minha conta bancária.

Pela manhã, recebo um e-mail do PagSeguro dizendo que o comprador estava contestando com "retenção temporária"!

Pensei, p$rra, já passou os 14 dias, está tudo certo... olha o golpe, vou até deixar abaixo:

"O FDP compra de você pelo cartão e quando chega a fatura ele liga para operadora e diz que não reconhece a compra, que foi fraude! A operadora do cartão avisa o PagSeguro, ou qualquer meio de pagamento, e ocorre o chamado chargeback!"

Ai fica froids vender por cartão, seja por qual meio for! Não é só PagSeguro ou Mercado Livre, qualquer um pode alegar fraude e gerar chargeback!

Já entrei em contato com o PagSeguro, enviei todas as provas de envio... mas... como é fraude apenas prova que enviei para o endereço de alguém que supostamente roubou o cartão de alguém!

Não sei onde isso vai dar, acredito que o PagSeguro tenha responsabilidade por intermediar a transação, quem souber mais sobre o assunto por favor me informe.

Tô puto pra c@acete!!! Sou macaco velho e não sabia da modinha chargeback, fica o alerta aos amigos!  :no:




Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2017, 17:55:42
Sabe o que é pior? Pode ter sido mesmo uma situação de fraude no cartão.
Eu tive um cartão clonado na internet que foi usado para compras desse tipo. Nesse caso, faça um BO, pois como vendedor você também foi vítima.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2017, 18:04:26
O ML tem um programa meio-boca de proteção ao vendedor.


https://www.mercadopago.com.br/ajuda/527


Se tivesse enviado pelo Mercado Envios, talvez a chance de receber o dinheiro ou parte dele como indenização fosse maior:

"O Mercado Pago poderá reembolsar ao vendedor parte do custo relacionado a uma venda em particular onde o pagamento da mesma tenha sofrido uma reversão (chargeback, no jargão da indústria de meios de pagamento) pelo usuário que envia os Fundos ou em situações em que o comprador declare não ter recebido o artigo comprado."
Assunto não é sujeito.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2017, 18:22:54
O ML tem um programa meio-boca de proteção ao vendedor.


https://www.mercadopago.com.br/ajuda/527


Se tivesse enviado pelo Mercado Envios, talvez a chance de receber o dinheiro ou parte dele como indenização fosse maior:

"O Mercado Pago poderá reembolsar ao vendedor parte do custo relacionado a uma venda em particular onde o pagamento da mesma tenha sofrido uma reversão (chargeback, no jargão da indústria de meios de pagamento) pelo usuário que envia os Fundos ou em situações em que o comprador declare não ter recebido o artigo comprado."
Tinha que ter uma opção no ML para vender só para quem tivesse um bom histórico de compras.... mas é uma situação a se pensar, eu compro e vendo muito pelo ML...


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2017, 18:36:31
Obrigado amigos, realmente pode ser uma fraude.

A questão é que estamos sujeitos, independente do serviço usado, ao chargeback!

No mínimo uma dor de cabeça... eu tenho certeza que vai ser um jogo de empurra entre a operadora do cartão e a integradora.

Se eu cumpri minha parte, a integradora e operadora que achem o culpado e partam pra cima!

Mas o charge back é uma situação real e provável, sempre, mesmo com uma máquina de cartão de crédito do banco, moderninha etc.

Vou fazer o BO e aguardar o desenrolar com o PagSeguro.

Eu tenho loja online, neste ano usei a startup Pagar.me, nunca houve chargeback pois meu público é seleto, mas de certa forma estamos desamparados.

Os sistema de antifraude fazem o cruzamento entre os dados do usuário, endereço de entrega, score de "fraudulência", entre outros.

Imagina você vende o álbum de casamento... no cartão... e depois de 20 dias o "bençoado" alega fraude e se manda... é fator real sim!

Por isso já vi que muita gente só faz eventos com tudo pago com antecedência, concordo com isso.


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2017, 18:42:34
Tinha que ter uma opção no ML para vender só para quem tivesse um bom histórico de compras.... mas é uma situação a se pensar, eu compro e vendo muito pelo ML...

Pois é, e recentemente eles tiraram a qualificação do comprador...
Assunto não é sujeito.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2017, 19:01:50
Geralmente o golpe é com cartão roubado. Pois se o dono do cartão faz isso, fica fácil comprovar estelionato.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2017, 19:21:56
Só uma dúvida, como você negociou com a pessoa? Olx, Facebook?
Assunto não é sujeito.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2017, 19:44:29
25% de compras online são contestadas, chargeback

Tem este paragrafo no contrato do PAGSEGURO

9. NÃO SE APLICAM ÀS TRANSAÇÕES COMERCIAIS COM INSTRUMENTO DE PAGAMENTO AS GARANTIAS DE DISPUTA E CHARGEBACK, SENDO O VENDEDOR EXCLUSIVAMENTE RESPONSÁVEL POR TAIS AÇÕES DECORRENTES DE SEUS COMPRADORES.

FDP, bem estou vendo de mudar para o Bcash, retirei do site

Que proteção o Bcash oferece, caso haja uma contestação de pagamento?
maio 26th, 2014 by marketing
O Bcash assume a responsabilidade sobre o valor contestado desde que a Loja comprove a entrega do produto ou a prestação do serviço, conforme condições estabelecidas no ato da venda.Para isso, a loja deverá se manifestar dentro do prazo estabelecido pelo Bcash de 10 dias, e apresentar documentação solicitada que comprove a entrega ou a […]

Como interagir na negociação de uma transação em Chargeback?
maio 26th, 2014 by marketing
Para interagir na negociação siga os passos a seguir: Acesse sua conta Bcash; Acesse o aba “Em negociação” no menu “Transações”. Pesquise pelo número da transação informado no e-mail e clique em buscar; Na coluna “Opções”, clique no ícone “stop” do lado direito da tela; Para interagir, clique na opção “Inserir Comentário”; Insira as informações […]

O que é uma contestação de pagamento (chargeback)?
maio 26th, 2014 by marketing
É o processo gerado quando um cliente solicita o estorno do pagamento diretamente na operadora de cartão de crédito. Para Vendedores que utilizam o Bcash é realizado um débito temporário do valor da transação até que seja enviada a documentação que comprove a entrega da mercadoria ou prestação do serviço ao comprador, de acordo com […]



Vi no reclameaqui alguns relatos do Bcash, mas antes deles se associarem ao PayU

Uma curiosidade, fazendo o BO o que a policia vai fazer?


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2017, 20:25:50
 :snack:
Acompanhando o desenrolar.
Por favor, Armando, mantenha-nos informados.
Tá batendo medo de vender equipamentos pelo Mercado Livre.
Guaracy
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2017, 22:18:35
 :(
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2017, 22:22:22
Geralmente o golpe é com cartão roubado. Pois se o dono do cartão faz isso, fica fácil comprovar estelionato.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Eu tô achando que usou o cartão da mãe... se foi se fudeu, pois deve ser o mesmo endereço, vamos ver  :shock:

:snack:
Acompanhando o desenrolar.
Por favor, Armando, mantenha-nos informados.
Tá batendo medo de vender equipamentos pelo Mercado Livre.
Guaracy

Acabamos ficando refém, de certa forma, ou quem trabalha com isso pode buscar uma forma mais segura, eu uso plataforma própria com o Pagar.me.

25% de compras online são contestadas, chargeback

Tem este paragrafo no contrato do PAGSEGURO

9. NÃO SE APLICAM ÀS TRANSAÇÕES COMERCIAIS COM INSTRUMENTO DE PAGAMENTO AS GARANTIAS DE DISPUTA E CHARGEBACK, SENDO O VENDEDOR EXCLUSIVAMENTE RESPONSÁVEL POR TAIS AÇÕES DECORRENTES DE SEUS COMPRADORES.

Uma curiosidade, fazendo o BO o que a policia vai fazer?


Putz... agora ferrou, só se o contrato for leonino, não entendo bem da parte legal, mas acredito que o PagSeguro, que ganha porcentagem sobre a transação, tem responsabilidade sobre a segurança da operação, a culpa pode ser de todos, menos do vendedor, no meu caso.

Cadê a assessoria jurídica do fórum? rsrs  :D


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2017, 22:26:18
Já tive o cartão clonado e fizeram uma compra com ele. Consegui bloquear o cartão e a compra "cancelada". Quando perguntei para o banco como eles sabiam se a compra era fraude ou não, me responderam que existe vários métodos para checarem se foi realmente eu que fiz a compra e com esses dados eles decidiriam se a compra seria debitada ou não. Caso fosse, teria juros e correção monetária. Eles devem ter alguma forma de rastrear as comprar para descobrir se é golpe ou não.


abs
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2017, 12:07:21
Chargeback é complicado, e é um dos motivos de eu não aceitar PagSeguro. Aliás, muitos vendedores chineses do ebay boicotam compradores brasileiros por conta disso.

Já fui vítima desse golpe no Mercado Livre em 2011, mas na época só pediram o recibo dos Correios e mais o Aviso de Recebimento (não existia Mercado Envios), e aí deu tudo certo.  Não sei com quem ficou o provável prejuízo, mas não foi comigo.

Se vc enviou pelo Mercado Envios, o ML tem o rastreamento da origem ao destino, e isso já seria suficiente para indicar que o vendedor não tem culpa. Se o comprador é golpista ou foi realmente cartão clonado/roubado, isso aí teria que ser resolvido entre comprador, operadora do cartão e o ML através da apresentação do B.O. por parte do primeiro.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #14 Online: 05 de Dezembro de 2017, 20:10:08


Tomei todas as precauções, enviei o pacote pelo contrato de nossa empresa com os Correios, gerei AR, tirei foto do pacote...

Você optou pela opção "Mão Própria"? Assim só o destinatário pode receber/retirar o pacote. É importantíssimo. E junto com o AR ele é obrigado a assinar.

Pelo que eu sei as operadoras de cartão pedem boletim de ocorrência para realizarem a contestação. Então você faz seu boletim de ocorrência, e depois vai atrás dos seus direitos na justiça (caso cobrem de você). Se foi algo caro talvez valha a pena correr atrás de testemunhas (ex: se foi um porteiro que recebeu no predio). Pois se você acha que foi o filho usando cartão da mãe que não gostou e pediu chargeback, aí os dois estão cometendo crime. Tem que dar o máximo de dados para a polícia investigar (difícil, mas...) e depois cobrar na justiça.

E importante: O mercadolivre te protege desse tipo de coisa vendendo por mercadopago e enviando por mercadoenvios (por isso pilantra não aceita negociar via ML), mas a maquininha de cartão do mercadolivre (mercadopoint etc) não possui cobertura contra chargeback.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2017, 20:12:12 por Checheel »