Autor Tópico: Bi-partido  (Lida 4468 vezes)

Roney Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 07 de Dezembro de 2017, 22:48:21
Alguém poderia me explicar mais sobre essa peça em questão da pra fazer foco altomatico com ela muda alguma coisa? Me ajudem por favor.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2017, 23:53:30
Alguém poderia me explicar mais sobre essa peça em questão da pra fazer foco altomatico com ela muda alguma coisa? Me ajudem por favor.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk

vc quer dizer o screen focus com focalizador manual?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roney Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2017, 23:54:47
vc quer dizer o screen focus com focalizador manual?
Isso, me deculpe a ingnorancia mais sou leigo nesse assunto

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2017, 08:10:11
Isso, me deculpe a ingnorancia mais sou leigo nesse assunto

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk

Bem antigamente nas câmeras analógicas (de filme) não haviam lentes com foco automático, apenas faziam a fotometria, o foco era sempre com o fotógrafo, para facilitar, nas slrs o screen focus possuía no seu centro um vidro com outro grau de posicionamento o qual era calibrado para ficar em "foco" quando o assunto estava focalizado. Em geral ele o focalizador deformava a imagem a fim de só deixa-la correta quando o assunto estivesse focalizado.

Tem vários tipos de focalizador, os bi-partidos, os de ângulos partidos etc.

Depois que entrou as lentes com foco automático bem como as Dslrs o screen focus passou a ser uma lente de fresnel inteira, sem a parte bi-partida. Esta, foi substituída por outros artifícios digitais, tais como o ponto no viewfinder do lado inferior esquerdo que acende quando o objeto está no foco, bem como outros artifícios nas Mirrorless que mostram onde está o foco por contraste por exemplo.

Atualmente tem uma tendência em se substituir o Screen focus normal por um partido para se utilizar mais facilmente as lentes antigas ou para se ter a sensação de fotografar mais manualmente como antigamente.

no Ebay tem vários vendedores que vendem, a substituição pode ser feita em quase todas as câmeras Dslrs e é tecnicamente fácil a substituição.

No frigir dos ovos o screen focus com o bi-partido ajuda no foco manual. Dizem que não interfere no foco automático.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2017, 08:31:02
Não sabia que vendiam isso pra câmera digital  :eek:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2017, 13:45:53
Não sabia que vendiam isso pra câmera digital  :eek:
x2 :eek: :eek:

Bem antigamente nas câmeras analógicas (de filme) não haviam lentes com foco automático, apenas faziam a fotometria, o foco era sempre com o fotógrafo, para facilitar, nas slrs o screen focus possuía no seu centro um vidro com outro grau de posicionamento o qual era calibrado para ficar em "foco" quando o assunto estava focalizado. Em geral ele o focalizador deformava a imagem a fim de só deixa-la correta quando o assunto estivesse focalizado.

Tem vários tipos de focalizador, os bi-partidos, os de ângulos partidos etc.

Depois que entrou as lentes com foco automático bem como as Dslrs o screen focus passou a ser uma lente de fresnel inteira, sem a parte bi-partida. Esta, foi substituída por outros artifícios digitais, tais como o ponto no viewfinder do lado inferior esquerdo que acende quando o objeto está no foco, bem como outros artifícios nas Mirrorless que mostram onde está o foco por contraste por exemplo.

Atualmente tem uma tendência em se substituir o Screen focus normal por um partido para se utilizar mais facilmente as lentes antigas ou para se ter a sensação de fotografar mais manualmente como antigamente.

no Ebay tem vários vendedores que vendem, a substituição pode ser feita em quase todas as câmeras Dslrs e é tecnicamente fácil a substituição.

No frigir dos ovos o screen focus com o bi-partido ajuda no foco manual. Dizem que não interfere no foco automático.

Caraca  :clap: :worship:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2017, 14:01:09
Usei durante um bom tempo um despolido bipartido em uma 60D antiga. Ele é muito útil para lentes de foco manual mas, como disse o fabianob, não interfere em nada o foco automático. Mas tinha uma vantagem "colateral", digamos assim, fica um pouco mais fácil de confirmar visualmente se o foco automático foi feito no lugar certo. Uma vantagem bem pequena, mas é uma vantagem, rsrs.

Mas a grande vantagem mesmo era mesmo para fotos macro. De resto era apenas um luxo.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2017, 14:22:41
Comprei um no ebay pra fazer um teste na minha D5300... estou esperando chegar desde agosto e foi liberado no começo do mês pela alfândega sem taxa, previsão de entrega de 40 dias segundo a última atualização kkkkkkk.

Vamos ver se vai ser interessante quando chegar. O preço até que é interessante. achoque ficou em 65 reais.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2017, 18:01:21
Será que na 7 de abril (SP, Capital) tem pra vender esse dispositivo pra uma D5000?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2017, 21:32:27
Será que na 7 de abril (SP, Capital) tem pra vender esse dispositivo pra uma D5000?

Em loja física não sei... Mas procurei no ml por vários dias e os que achei eram coisa de 300 reais. E era pra Canon. No ebay acha fácil pra qualquer tipo de câmera que permite a troca. Preciso só ver se funciona. Se é de qualidade. Vamos ver...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2017, 16:36:23
Em loja física não sei... Mas procurei no ml por vários dias e os que achei eram coisa de 300 reais. E era pra Canon. No ebay acha fácil pra qualquer tipo de câmera que permite a troca. Preciso só ver se funciona. Se é de qualidade. Vamos ver...
Valeu!
Depois de testar seu despolido, compartilhe sua experiência aqui com a gente!
 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2017, 16:49:08
Valeu!
Depois de testar seu despolido, compartilhe sua experiência aqui com a gente!
 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

blz...

kkkk só pra comentar uma curiosidade, aqui no Brasil procurei por screen focus e não achei nada kkkk aparentemente o nome "técnico" é screen focus ou tela de foco, mas quando comecei a pesquisar o nome abrasileirado pra peça só achei como despolido, parece ser uma tradução abrasileirada pra representar a peça que não é polida...  :hysterical:
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2017, 16:49:57 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2017, 17:29:17


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2017, 17:32:59
Aqui tem!!!!

https://www.focusingscreen.com/

sim. este site pelo que li é o mais confiável envia rápido, só que se comparar com o ebay é mais caro.

vi agora, no caso do Focus Screen da D5300 que comprei no ebay paguei 63 reais no total com frete com rastreio. no site focusingscreen.com ta $ 77,55 Dólares. :eek:
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2017, 17:36:33 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Dezembro de 2017, 17:41:31
sim. este site pelo que li é o mais confiável envia rápido, só que se comparar com o ebay é mais caro.

vi agora, no caso do Focus Screen da D5300 que comprei no ebay paguei 63 reais no total com frete com rastreio. no site focusingscreen.com ta $ 77,55 Dólares. :eek:
E qual é o fabricante desse seu de 63,00 pilas?