Quase todas as minhas dSLRs tem tela de foco com bipartido ou microprisma, já que uso bastante minhas objetivas de foco manual. Faz uma diferença imensa, e se a tela for instalada corretamente, com a distância ajustada, o foco é muito mais preciso do que com o foco automático, seja em qual câmera for. Testei na 5D, 5D Mk2, Pentax K5-II, K3-II, Sigma SD14/Sd15/SD1, Canon XTi, T2i, D5000.
Mas você recebe o que paga. Tem umas chinesas baratinhas genéricas que são bem ruinzinhas. As boas mesmo eram as Haoda e Katz, ambas as empresas fecharam. As duas custavam por volta de 90 dólares, e até mais, dependendo do tipo.
O Sr. Haoda usava como matrizes, as telas de foco manual da Canon EOS 1N e depois cortava-as em uma máquina de CNC no tamanho certo, com uma precisão incrível. As Katz eram de outro fornecedor, mas eram excelentes.
Todas as outras a venda hoje são chinesas. Mas não quer dizer que sejam ruins, só não chegam perto dessas que falei em luminosidade e resolução.
Algumas não tem a transparencia correta, o que implica em usar uma correção de exposição manual permanente. A da focusingscreen dá uma sobreexposição de 1/3 de ponto na K5. A Haoda dava -0.5 na 5D que eu lembre.
Algumas câmeras tem uma segunda tela "overlay"para mostrar os quadrados dos pontos de foco. Nessas, não tem problema. Câmeras mais baratas como as Rebel não costumam ter o oberlay, então os locais de foco do AF não acendem como o original, ficando um borrão vermelho na mesma posição. Não lembro como é nas Nikons.
Boa sorte.