Autor Tópico: Bi-partido  (Lida 4467 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Dezembro de 2017, 18:09:07
E qual é o fabricante desse seu de 63,00 pilas?

cara, sinceramente, não faço a mínima ideia kkkk, acho que é tudo chinês, tailandês...
peguei o vendedor com melhor classificação no ebay e comprei.

interessante do site é que ele mostra os tipos de telas. a que peguei é um corte em angulo de 45 graus
http://www.focusingscreen.com/privacy.php
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2017, 18:12:07 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 09 de Dezembro de 2017, 18:42:52
 :snack: :snack: :snack: :snack: :snack:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 09 de Dezembro de 2017, 20:52:36
Quase todas as minhas dSLRs tem tela de foco com bipartido ou microprisma, já que uso bastante minhas objetivas de foco manual. Faz uma diferença imensa, e se a tela for instalada corretamente, com a distância ajustada, o foco é muito mais preciso do que com o foco automático, seja em qual câmera for. Testei na 5D, 5D Mk2, Pentax K5-II, K3-II, Sigma SD14/Sd15/SD1, Canon XTi, T2i, D5000.

Mas você recebe o que paga. Tem umas chinesas baratinhas genéricas que são bem ruinzinhas. As boas mesmo eram as Haoda e Katz, ambas as empresas fecharam. As duas custavam por volta de 90 dólares, e até mais, dependendo do tipo.

O Sr. Haoda usava como matrizes, as telas de foco manual da Canon EOS 1N e depois cortava-as em uma máquina de CNC no tamanho certo, com uma precisão incrível. As Katz eram de outro fornecedor, mas eram excelentes.

Todas as outras a venda hoje são chinesas. Mas não quer dizer que sejam ruins, só não chegam perto dessas que falei em luminosidade e resolução.

Algumas não tem a transparencia correta, o que implica em usar uma correção de exposição manual permanente. A da focusingscreen dá uma sobreexposição de 1/3 de ponto na K5. A Haoda dava -0.5 na 5D que eu lembre.

Algumas câmeras tem uma segunda tela "overlay"para mostrar os quadrados dos pontos de foco. Nessas, não tem problema. Câmeras mais baratas como as Rebel não costumam ter o oberlay, então os locais de foco do AF não acendem como o original, ficando um borrão vermelho na mesma posição. Não lembro como é nas Nikons.

Boa sorte.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 11 de Dezembro de 2017, 16:56:45
Lembrando também que as telas de foco, quanto mais recortes (pra facilitar o foco manual), transmitem menos luz. Portanto, visores que já são pequenos e escuros (o da minha Nikon D40 me vem à mente) vão ficar ainda piores, porque vc tenta perceber o que está em foco em uma imagem pequena e escura.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 11 de Dezembro de 2017, 20:34:31
Impressionante esse apetrecho


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 11 de Dezembro de 2017, 20:55:09
Lembrando também que as telas de foco, quanto mais recortes (pra facilitar o foco manual), transmitem menos luz. Portanto, visores que já são pequenos e escuros (o da minha Nikon D40 me vem à mente) vão ficar ainda piores, porque vc tenta perceber o que está em foco em uma imagem pequena e escura.

Isso geralmente ocorre porque tanto o bipartido quanto o microprisma precisam de uma abertura de no minimo F4 para funcionarem. O ideal é usar com aberturas maiores que 3.5, senão complica muito. Existem telas especiais para aberturas entre F4 e F5.6 mas são bem raras e caras.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 12 de Dezembro de 2017, 16:05:34
Lembrando também que as telas de foco, quanto mais recortes (pra facilitar o foco manual), transmitem menos luz. Portanto, visores que já são pequenos e escuros (o da minha Nikon D40 me vem à mente) vão ficar ainda piores, porque vc tenta perceber o que está em foco em uma imagem pequena e escura.

Sim já li que foi por isso que removeram os recortes/bi-partidos das câmeras digitais, para agregar o quanto mais luz possível para o foco automático. só vendo para comprovar agora.

D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 12 de Dezembro de 2017, 16:06:57
Isso geralmente ocorre porque tanto o bipartido quanto o microprisma precisam de uma abertura de no minimo F4 para funcionarem. O ideal é usar com aberturas maiores que 3.5, senão complica muito. Existem telas especiais para aberturas entre F4 e F5.6 mas são bem raras e caras.

Shalders na sua experiência com as telas de foco com ponto manual, como funciona a focagem automática no ponto central? que teoricamente é onde o ponto de foco manual fica? dá pra fazer tranquilo ou ele desregula a focagem automática?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 12 de Dezembro de 2017, 20:55:16
Sim já li que foi por isso que removeram os recortes/bi-partidos das câmeras digitais, para agregar o quanto mais luz possível para o foco automático. só vendo para comprovar agora.

Não é o caso. O sensor de foco nunca fica por tras da tele de foco. Ou é direto no sensor no caso do live view ou tem um sensor de foco separado, geralmente abaixo do espelho, na base do compartimento, ou mesmo por tras do espelho.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 12 de Dezembro de 2017, 20:57:41
Shalders na sua experiência com as telas de foco com ponto manual, como funciona a focagem automática no ponto central? que teoricamente é onde o ponto de foco manual fica? dá pra fazer tranquilo ou ele desregula a focagem automática?

Uma coisa não interfere na outra. Já testei até mudar a distancia da tela propositalmente e usar o AF e quando usa o AF sai perfeito, apesar de no visor estar tudo fora de foco.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 13 de Dezembro de 2017, 08:08:30
Não é o caso. O sensor de foco nunca fica por tras da tele de foco. Ou é direto no sensor no caso do live view ou tem um sensor de foco separado, geralmente abaixo do espelho, na base do compartimento, ou mesmo por tras do espelho.

Interessante, li isso no Dpreview e pensei que fosse verdade. Mas então pq será que tiraram esta funcionalidade?  :ponder:
Tem alguma teoria?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 13 de Dezembro de 2017, 09:22:32
Interessante, li isso no Dpreview e pensei que fosse verdade. Mas então pq será que tiraram esta funcionalidade?  :ponder:
Tem alguma teoria?

Custo. Uma tela lisa custa uma fração. As telas de foco profissionais então, custam uma fortuna. Procure no ebay por Beattie Intenscreen para ter uma ideia... Começavam em $90 e iam a mais de $300

Só de curiosidade, onde ficam os sensores de AF da Canon e da Nikon

http://www.imaging-resource.com/NPICS1/D750a.JPG
http://www.imaging-resource.com/NPICS1/6Da.JPG


Medida por trás da tela de foco, só a fotometria quando estiver usando sem o live view.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2017, 09:24:06 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 13 de Dezembro de 2017, 10:04:39
Custo. Uma tela lisa custa uma fração. As telas de foco profissionais então, custam uma fortuna. Procure no ebay por Beattie Intenscreen para ter uma ideia... Começavam em $90 e iam a mais de $300

Só de curiosidade, onde ficam os sensores de AF da Canon e da Nikon

http://www.imaging-resource.com/NPICS1/D750a.JPG
http://www.imaging-resource.com/NPICS1/6Da.JPG


Medida por trás da tela de foco, só a fotometria quando estiver usando sem o live view.

poltz, para ô dei uma olhada no ebay e fica mais caro o molho que o peixe kkkkk

essas lentes de foco fresnel são bem críticas na construção então devem valer bem o que custam mas é bem carinho...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 13 de Dezembro de 2017, 11:28:09
poltz, para ô dei uma olhada no ebay e fica mais caro o molho que o peixe kkkkk

essas lentes de foco fresnel são bem críticas na construção então devem valer bem o que custam mas é bem carinho...

Quando eu comprei uma Beattie com padrão grade + split diagonal para a minha ex Olympus OM-4T ela me custou $90 em 1995. Imagina agora.