Autor Tópico: Qual dessa NIKON é melhor pra iniciar trabalho profissional?  (Lida 4548 vezes)

AndreRoq

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 10 de Dezembro de 2017, 01:10:22
Vou iniciar minha carreira de fotografo, posso investir em uma NIKON D3300 ou NIKON D3400 qual delas é a melhor me ajudem. Obrigado.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2017, 01:11:14 por AndreRoq »


Felix RJ

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 262
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2017, 14:22:25
Qual delas é a melhor para que? A 3400 é mais atual, mas sem você dizer o que pretende fica difícil ser mais objetivo na resposta.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2017, 23:53:39
Pegue uma que tenha dois slots de memória.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2017, 07:43:25
Das duas, por ser mais atual a D3400,  se tratando de imagens são equivalentes…
Eu recomendaria pra começar e aprender, pelo menos uma D7200, com a 18-140 ou a Tamron 17-50 2.8, se tiver grana sobrando una D750 com a 24-120 F4.
Não acho que vale a pena investir nas 3xxx e 5xxx, principalmente se você explorar bem o equipamento e desenvolver rápido na fotografia, vai notar que falta algo logo logo.
Boa sorte na escolha!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2017, 15:22:39
Das duas, por ser mais atual a D3400,  se tratando de imagens são equivalentes…
Eu recomendaria pra começar e aprender, pelo menos uma D7200, com a 18-140 ou a Tamron 17-50 2.8, se tiver grana sobrando una D750 com a 24-120 F4.
Não acho que vale a pena investir nas 3xxx e 5xxx, principalmente se você explorar bem o equipamento e desenvolver rápido na fotografia, vai notar que falta algo logo logo.
Boa sorte na escolha!
Concordo em quase tudo, menos em já partir para a D750 com 24-120 f/4 (a não ser que dinheiro não seja problema).

Como já mencionaram, se quer atuar com trabalho profissional o melhor é ir para um corpo que tenha melhor ergonomia e outros features que possibilitam um fluxo de trabalho melhor (dois dials, dois cartões, sistema de foco mais apurado, etc...). Dá para fazer trabalhos com uma D3200 ou D5100, claro que dá, mas provavelmente você sentirá falta de alguns recursos mais para frente.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2017, 15:24:26
Agora não me leve a mal mas cuidado para não sair começando a se aventurar no mercado profissional sem o mínimo de experiência técnica, artística e de negócio. Além de canibalizar o mercado, em médio prazo você terá poucas chances de sobreviver. De qualquer maneira, boa sorte e conte conosco para ajudar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2017, 08:53:19
Ambas são equivalentes. Nenhuma é recomendável para trabalho profissional. Melhor procurar uma usada (D90, D7000, D300, D700 - mesma faixa de preço) e adquirir LENTES adequadas para o trabalho profissional, pois sem boas lentes vc nunca terá boas fotos.

Dá pra fotografar com o kit? Dá. Fica bom? Fica. É adequado? Não. Essas câmeras de entrada limitam demais suas opções, inclusive em escolha de lentes. Você vai terminar investindo em lentes DX com motor de foco, que é o que funciona na série 3xxx, e ficar amarrado depois quando quiser migrar pra full frame, o que vai acontecer se vc realmente se profissionalizar.

Com uma boa câmera, com motor interno, vc pode ir investindo em lentes da série D, que são muito mais baratas que a série AF-S G, e ainda por cima te servirão lá na frente quando evoluir pra FF.

Pense bem.

Abraço,

Miguel
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2017, 20:00:05
Vou iniciar minha carreira de fotografo, posso investir em uma NIKON D3300 ou NIKON D3400 qual delas é a melhor me ajudem. Obrigado.

Se for para aprender qualquer uma das duas será uma ótima pedida. A linha D3xxx é de entrada, para uso amador. Você conseguirá sim fazer alguns ensaios / aniversários, porém vai precisar muito mais que o corpo com a lente do kit. Por exemplo: em ensaios com uma lente clara/fixa, (talvez uma 35 ou 50mm 1.8) a dinâmica muda completamente. Muita gente utiliza apenas lentes claras/fixas em ensaios pela qualidade e leveza. Já em aniversários já vai precisar de um flash externo. Cartões de memória de qualidade também são muito importantes (imagina corromper o cartão com as fotos do cliente). E por ai vai.

Para começar eu recomendo a D3300 + 50mm 1.8 + flash externo (SB700 ou similar) + cartão SD classe 10.


Interkid

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Faça-se a luz.......
    • Imobiliária Paulo Amaral
Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2017, 11:47:59
Qual seria o momento exato em que alguém se torna de fato fotógrafo?... eu sou iniciante no mundo M da fotografia...sempre fiz tudo no automático...e...de uns tempos pra cá, como já comentei em outra sala, to gostand muito de fotografar.....mas eu faço fotos de imóveis e interiores......e agora comprei uma D5500....eu não sei de nada...mas percebo que ela vai me atender muito bem.........daqui um tempo troco...mas acredito que aprendi a lição ideal:  me especializar - antes de tudo - em conhecimento de luzes, compensação de iso - f  - 1/... DOF...composição da cena...etc....a sair comprando cameras mais caras agora


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2017, 17:24:53
Qual seria o momento exato em que alguém se torna de fato fotógrafo?... eu sou iniciante no mundo M da fotografia...sempre fiz tudo no automático...e...de uns tempos pra cá, como já comentei em outra sala, to gostand muito de fotografar.....mas eu faço fotos de imóveis e interiores......e agora comprei uma D5500....eu não sei de nada...mas percebo que ela vai me atender muito bem.........daqui um tempo troco...mas acredito que aprendi a lição ideal:  me especializar - antes de tudo - em conhecimento de luzes, compensação de iso - f  - 1/... DOF...composição da cena...etc....a sair comprando cameras mais caras agora
Melhor forma de aprender é navegar pelo fórum. Tem muita informação boa, grátis e que vai lhe ajudar por aqui.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Interkid

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Faça-se a luz.......
    • Imobiliária Paulo Amaral
Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2017, 17:35:33
Melhor forma de aprender é navegar pelo fórum. Tem muita informação boa, grátis e que vai lhe ajudar por aqui.

Amigo Thales...esse forum foi um achado...........foi aqui que fiquei sabendo o que era DOF, por exemplo...e muitas outras coisas....e...pra somar.....agora mesmo ao meio-dia o correio me entregou 2 volumes que eu tinha comprado de barbadinha na Editora Europa:  "Curso completo de fotografia digital" e mais o "Guia Definitivo para a DSLR Nikon"...maravilha de aquisição!

Agradeço muito a atenção de voces todos...


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Dezembro de 2017, 11:52:39
Amigo Thales...esse forum foi um achado...........foi aqui que fiquei sabendo o que era DOF, por exemplo...e muitas outras coisas....e...pra somar.....agora mesmo ao meio-dia o correio me entregou 2 volumes que eu tinha comprado de barbadinha na Editora Europa:  "Curso completo de fotografia digital" e mais o "Guia Definitivo para a DSLR Nikon"...maravilha de aquisição!

Agradeço muito a atenção de voces todos...

Interkid esses livros são legais mas basicamente tudo o que tem aí tem aqui no fórum grátis.
Na próxima procure livros que tenham maior foco em como fazer uma composição. Como trabalhar a luz. Etc. Livros que começam com curso completo e guia definitivo são feitos geralmente por pessoas que trabalham em uma editora mas nem sempre são fotógrafos renomados.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Interkid

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Faça-se a luz.......
    • Imobiliária Paulo Amaral
Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2017, 08:40:47
Interkid esses livros são legais mas basicamente tudo o que tem aí tem aqui no fórum grátis.
Na próxima procure livros que tenham maior foco em como fazer uma composição. Como trabalhar a luz. Etc. Livros que começam com curso completo e guia definitivo são feitos geralmente por pessoas que trabalham em uma editora mas nem sempre são fotógrafos renomados.

Verdade Fabiano...............o pessoal aqui é show..................mas os livros que eu adquiri são excelentes!......cada dica ótima....e eu to aprendendo muito com eles......aliás.......esses livros, além de ótimos...evitam que eu fique enchendo a paciencia dos amigos aqui...rsrsrsrs ...

Um exemplo é a dúvida que eu tinha sobre eliminar reflexo do vidro quando se fazia foto através de algum..........em alguns imoveis que vou fotografar o salão de festas do condomínio está inacessível (e em certos lugares é mais fácil tu conseguir uma audiencia com o dalai lama, papa francisco e o Donald Trump juntos na mesma sala, do que conseguir que o síndico abra o salão de festas para a imobiliaria fotografar...coisa medonha!!)......aí então eu preciso fotografar através do vidro....só que fica aquela coisa.....então eu vi que no livro falava sobre o filtro polarizador...que reduz a entrada de luz em 2 pontos...eliminando o reflexo.....


Interkid

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Faça-se a luz.......
    • Imobiliária Paulo Amaral
Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2017, 09:21:56
Verdade Fabiano...............o pessoal aqui é show..................mas os livros que eu adquiri são excelentes!......cada dica ótima....e eu to aprendendo muito com eles......aliás.......esses livros, além de ótimos...evitam que eu fique enchendo a paciencia dos amigos aqui...rsrsrsrs ...

Um exemplo é a dúvida que eu tinha sobre eliminar reflexo do vidro quando se fazia foto através de algum..........em alguns imoveis que vou fotografar o salão de festas do condomínio está inacessível (e em certos lugares é mais fácil tu conseguir uma audiencia com o dalai lama, papa francisco e o Donald Trump juntos na mesma sala, do que conseguir que o síndico abra o salão de festas para a imobiliaria fotografar...coisa medonha!!)......aí então eu preciso fotografar através do vidro....só que fica aquela coisa.....então eu vi que no livro falava sobre o filtro polarizador...que reduz a entrada de luz em 2 pontos...eliminando o reflexo.....

Esqueci de citar antes que....esse livro tem um capítulo específico sobre Exposição