Autor Tópico: Um homem curioso na estacao Mundsburg.  (Lida 1114 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 09 de Dezembro de 2017, 16:57:08
Texto original publicado em Agosto de 2015 no meu blog: http://www.marciofaustino.com/journal/a-curious-man-in-hoheluftbrucke


Me dirigindo ao centro da cidade pelo metro, eu olho para as pessoas, predios e arquitetura das estacoes pela janela. Na estacao Mundsburg eu desci do trem pq eu estava certo que eu deveria fotografar aquela estacao. Eu simplesmente gostei do que vi e nem mesmo sabia o motivo.

Eu instalei minha camera pinhole panoramica no tripe, ajustei o enquadramento para mostrar as escada, trens passando e janelas da estacao. Eu tambem estava esperando que algumas pessoas ficassem no mesmo lugar o tempo suficiente para aparecer na foto, mas os trens passam com muita frequencia nao deixando pessoas na estacao o suficiente para aparecerem na minha longa exposicao (aproximadamente 15 minutos de exposicao).

Por isso a foto parece nao ter ninguem agora, mas se vc olhar com atencao vc enxergara alguns rastros de pessoas como fantasmas. A estacao estava na verdade movimentada.



Um homem simpatico se aproximou perguntando se "a caixa" no tripe era uma camera. Eu confirmei dizendo que aquilo era uma camera fotografica pinhole.

"Camera o que?" ele perguntou mais uma vez.
"Pinhole. Camera pinhole significa que ela faz fotos sem lentes", eu expliquei.

Apos a minha explicacao, eu pedi a ele para dar alguns passos para atras da camera, explicando que eu estava fazendo uma imagem panoramica com angulo bem aberto.

Eu pude ver nos olhos dele que ele estava muito impressionado e curioso. Ele entao perguntou: "Sem lente? Isso eh possivel? Como assim?"

Eu disse a ele que "que no lugar da lente, a luz passa por um pequeno buraco, o que nao eh diferente do que acontece com lentes. Lentes apenas ajudam a criar imagens com melhor definicao e mudar o diametro do buraco que passara a luz."

"E isso funciona sem lente, apenas o buraco?"
"Exato"
, eu confirmei.

Um outro homem se aproximou olhando para a camera e parando em frente a camera. Eu disse a esse segundo senhor que ele estava bloqueando a imagem que eu estava fotografando, pedindo a ele se ele nao se incomodasse de locomover para atras da camera. E pareceu que elenao entendeu exato as palavras que eu disse. Talvez ele nao falasse a lingua que me comuniquei com ele, mas obviamente ele entendeu o que eu quiz dizer, mas que no entando ele parecia perdido sem saber como reagir, entao ele dimidamente apontou para o mapa proximo de nos, fingindo procurar algo ali.

O primeiro homem que estava antes fazendo as perguntas sobre a camera, tentou ajudar insistindo para o segundo senhor silencioso em frente a camera, pedindo para que ele se movesse dali. Mas eu disse a ele para nao se preocupar, que estava tudo bem.

"Mas ele esta bloqueando a sua foto. Nao tem problema?" ele perguntou preocupado.
Eu disse a ele que "se o outro homem nao ficar ali parado por muito tempo em frente a camera, entao nao ha problema."

Muito impressionado ele me pergunta pq. Eu entao expliquei que era "pq essa era uma foto de 15 minutos de exposicao, e que nessa longa durecao qualquer coisa que nao fica parado por muito tempo nao aparece na foto."

Impressionado de novo mas desta vez satisfeito, ele decide pegar o trem que havia acabado de chegar, e junto com ele vai tambem o homem silencioso que estava parado em frente a camera.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2017, 22:05:58
A ciencia da fotografia é tão interessante quanto sua beleza, não é difícil se apaixonar.
Tem gente que faz de tudo para aparecer em fotos rs.
Bem dissimulado esse cavalheiro, não?
Comida é arte.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2017, 07:08:24
A ciencia da fotografia é tão interessante quanto sua beleza, não é difícil se apaixonar.
Tem gente que faz de tudo para aparecer em fotos rs.
Bem dissimulado esse cavalheiro, não?

Eu aprendi tempos atras que antigamente, em uma epoca em que ler era um privilegio de apenas alguns poucos afortunados, a leitura era visto entre os demais como algo magico, de outro mundo, um homem olhando para simbolos em uma folha de papel e tendo uma conversa com essa coisa que esta ali na folha, se comunicando com o leitor. Algo tal arrepiante e dificil de compreender para quem nao tinha contato com o mundo da literacao.

Acho que a fotografia eh assim para algumas pessoas, que ainda nao tiveram um contato fisico e teorico mais profundo com cameras e fotografia, fazendo parecer que a ideia da imagem passar por um buraco somente seja algo estraordinariamente encrivel e inimaginavel. E de fato eh, mas nos que ja estamos tao acostumados com a fotografia nao temos esses "magicas" como nada de muito diferente.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2017, 15:35:27
Se para os "youtubers" que só copiam e colam especificação de megapixels já seria difícil explicar uma lonha exposição ou uma pinhole, imagine para alguém que está só de passagem e ficou curioso com o artefato? :D
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2017, 16:20:26
Se para os "youtubers" que só copiam e colam especificação de megapixels já seria difícil explicar uma lonha exposição ou uma pinhole, imagine para alguém que está só de passagem e ficou curioso com o artefato? :D

hahah
Mas as vezes esquecemos que aquilo que para nos eh algo tao comum ou batido, para outros eh novidade e diferente.
Por isso eh bom ter contato com diferente pessoas para estorarem a nossa bolha.  :D