Autor Tópico: Bonde de Friburgo em 2015.  (Lida 1233 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 10 de Dezembro de 2017, 18:17:07
Em um dia chuvoso, procurando por algum canto para fazer meu primeiro experimento com fotografia pinhole colorida, eu percebi que dentro de um transporte publico eu estaria o suficiente seco e confortavel para fazer minha foto.

Eu peguei o bonde numero 5 e me posicionei no final do ultimo vagao, esperando para que o bonde chegasse na ultima parada, onde ele nao estaria tao movimentado quanto no centro da cidade. O ultimo vagao foi escolhido estrategicamente como forma de nao chamar muita atencao do condutor, caso ele se incomoda-se com a minha atividade ali dentro.

Uma vez que todos desembarcaram na ultima parada e o bonde ficou a espera da partida de volta, eu instalei a minha camera pinhole no tripe, no canto e ao fundo do vagao de forma que nao ocupasse muito espaco. Mas minha camera foi uma surpresa para os recem chegados ao vagao, que ficariam frizados por algum segundos na porta ao perceber o equipamento proximo a entrada.



O que eu acho mais engracado eh como as pessoas sao medrosas nessa cidade. O medo tipico que as pessoas tem do infamiliar em regioes provinciais. As pessoas param em shock sem saber como reagir diante do infamiliar. Mas ninguem diz uma palavra, no pq nao estao nem ai mas sim pq estao com medo de ter qualquer contato com qualquer coisa que pareca "diferente" e estranha (uma caixa instalada em um tripe dentro de um bonde).

Durante os 7 minutos de exposicao da fotografia muitas pessoas passaram pela porta. A reacao que mais me surpriendeu veio de um homem entrando no bonde com seu amigo. Ele ficou tao surpreso que gritou alto "aaaaahhhhh o que eh isso????". Eu que estava sentado do outro lado da porta (na foto eu sou o cara de chapeu) disse a ele que aquilo era minha camera. Ele simplesmente disse "oh, ok" e calmamente foi a procura de um lugar para sentar.

No resultado da foto, eu gosto da forma que os tres mastros no primeiro plano divide a imagem.  A porta a direita eh um elemento chave onde meus olhos partem e voltam a ela, como o ponto de inicio e final toda vez que olho a foto. E o caminho do vagao dirigem meus olhos para o outro lado da imagem, fazendo com que a imagem se torne mais dinamica e expandida pelo seu aspecto panoramico.



Texto original postado no meu blog em Maio de 2015: http://www.marciofaustino.com/journal/freiburg-strassenbahn-2015
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2017, 18:18:38 por C R O I X »


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2017, 19:11:29
 :clap:
Mais uma história bacana e foto idem.
Abraço.
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2017, 19:44:39
:clap:
Mais uma história bacana e foto idem.
Abraço.

Obrigado...  :)


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2017, 15:36:15
Realmente, bacana o relato, junto dos outros postados também nos últimos dias.

Como diria Temer: tem que manter isso!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2017, 16:16:38
Realmente, bacana o relato, junto dos outros postados também nos últimos dias.

Como diria Temer: tem que manter isso!
Obrigado...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2017, 21:49:48
muito bom!  :clap: