Autor Tópico: Correios do Brasil sil sil sil ZZZZzzz.....  (Lida 110139 vezes)

lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #480 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 07:57:57
Não é toda encomenda que paga não, são só as que vem pelo modo mais barato, usualmente da China ou Taiwan. Pacotes vindos da Europa e EUA não tem sido tarifados (me refiro à tarifa de R$15 dos correios sobre pacotes liberados sem tributação). E o modo é mesmo através do código de rastreio. O problema é quando não temos o código de rastreio  :ponder:


Não procede isso...

Já comprei lentes (vintage) da Ucrania, Alemanha e Inglaterra e todas tive de pagar a taxa de 15,00, mesmo já tendo pagado um valor relativamente alto de frete la na compra, cerca de 15 a 20 Euros.

Pagar frete duas vezes... esse é o Brasil


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #481 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 08:03:53
Hoje tive que pagar R$ 15,00 para que o Correio entregue a compra que fiz pelo Gearbest em casa. Nem fui avisado da cobrança da taxa, descobri acessando o tracking pelo GearBest. Achei estranho o caminho, foi de HongKong para a Bélgica e da Bélgica para Curitiba... A compra no valor de US$ 15,50 entrou por Curitiba e passou sem pagar impostos.
Foi a primeira vez que aconteceu desta maneira comigo, das dezenas de vezes que comprei anteriormente, a encomenda ou vinha direto pra casa, ou eu recebia um comunicado para retirar no correio (pagando impostos).

No eBay acontece muito isso de vc comprar algo na China e o objeto ser despachado de outro país. O motivo não sei dizer.

Quanto à logística depois que chega no Brasil, mudou mesmo.
Tem de ficar de olho no rastreamento pra ver quando chega e quando ta liberado pra pagar a taxa de entrega.

Como disseram, uma ótima opção é o App Muambator, que funciona muito bem. Aquele dos correios é uma merda; funciona quando quer.

O senão fica para as mercadorias sem rastreamento, que não tem como saber mesmo. E muitos vendedores nem pagando oferecem a modalidade com numero de rastreamento.

Cada dia mais difícil!


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #482 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 08:34:52
Comigo têm acontecido o seguinte padrão, que não depende da origem da encomenda nem do custo do produto (como alguém relatou em alguma postagem anterior):
- Encomendas com rastreio: todas (com uma exceção, que relatarei mais abaixo) tiveram que pagar a Taxa Postal de R$ 15,00.
- Encomendas sem rastreio: nenhuma teve que pagar a Taxa Postal de R$ 15,00, e recebi todas normalmente.
Para poder entender o que vou relatar a seguir, preciso esclarecer que sempre tento manter o valor da minha compra abaixo do limite permitido para não ter que pagar o imposto de importação).
Aconteceu uma coisa curiosa: uma encomenda, com rastreio, cujo valor estava perto do limite foi retida pela Receita, provavelmente para verificação se devia ser taxada (com o imposto de importação) ou não. No fim ela foi liberada sem imposto, entrou no fluxo postal e foi entregue, sem cobrança sequer da Taxa Postal de R$ 15,00.
Aparentemente, quando ela foi retida pela Receita, saiu do caminho da taxação (R$ 15,00), mesmo sendo com rastreio. Quando voltou, entrou no fluxo após a etapa da taxação  (R$ 15,00), e foi entregue normalmente.
Em "compensação" algumas compras de valor baixo (adaptador de R$ 15,00), que vieram com rastreio, foram liberadas direto pela Receita, mas tiveram que pagar a famigerada Taxa Postal  (R$ 15,00).
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2019, 08:35:37 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #483 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 08:49:54
Comigo têm acontecido o seguinte padrão, que não depende da origem da encomenda nem do custo do produto (como alguém relatou em alguma postagem anterior):
- Encomendas com rastreio: todas (com uma exceção, que relatarei mais abaixo) tiveram que pagar a Taxa Postal de R$ 15,00.
- Encomendas sem rastreio: nenhuma teve que pagar a Taxa Postal de R$ 15,00, e recebi todas normalmente.
Para poder entender o que vou relatar a seguir, preciso esclarecer que sempre tento manter o valor da minha compra abaixo do limite permitido para não ter que pagar o imposto de importação).
Aconteceu uma coisa curiosa: uma encomenda, com rastreio, cujo valor estava perto do limite foi retida pela Receita, provavelmente para verificação se devia ser taxada (com o imposto de importação) ou não. No fim ela foi liberada sem imposto, entrou no fluxo postal e foi entregue, sem cobrança sequer da Taxa Postal de R$ 15,00.
Aparentemente, quando ela foi retida pela Receita, saiu do caminho da taxação (R$ 15,00), mesmo sendo com rastreio. Quando voltou, entrou no fluxo após a etapa da taxação  (R$ 15,00), e foi entregue normalmente.
Em "compensação" algumas compras de valor baixo (adaptador de R$ 15,00), que vieram com rastreio, foram liberadas direto pela Receita, mas tiveram que pagar a famigerada Taxa Postal  (R$ 15,00).

O padrão é mais ou menos esse mesmo.

Curiosamente algumas encomendas com numero de rastreio, de um determinado vendedor, não tem sido taxadas nos 15,00. Não sei o motivo, já que o modo de envio é o mesmo dos demais.

As sem rastreio, pelo menos pra mim, tem sido bem complicadas... pelo menos metade não tem chegado, as que chegam vem sem rastreio.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #484 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 10:21:41
Tive a sorte de não ter nenhuma encomenda (mesmo sem rastreio) perdida.

Uma possível exceção será uma lente que comprei em 9 de outubro e ainda não chegou. Vou esperar até 9 de março (5 meses) e se não receber, o vendedor vai me restituir o dinheiro.

Vocês devem estar se perguntando como é que o vendedor vai me restituir o dinheiro depois de 5 meses (o prazo no EBay é de 60 dias). Explico: já tive uma encomenda (lente) atrasada e o mesmo vendedor me restituiu o dinheiro. Depois de algum tempo recebi a encomenda, entrei em contato com o vendedor e paguei de novo a lente. Conclusão: ele confia em mim e eu confio nele (no mundo ideal tudo seria assim), então eu não me importo de esperar 5 meses e ele vai saber que se eu pedir restituição do dinheiro depois de 5 meses é porque realmente não recebi a lente.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #485 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 10:43:06
Tive a sorte de não ter nenhuma encomenda (mesmo sem rastreio) perdida.

Uma possível exceção será uma lente que comprei em 9 de outubro e ainda não chegou. Vou esperar até 9 de março (5 meses) e se não receber, o vendedor vai me restituir o dinheiro.

Vocês devem estar se perguntando como é que o vendedor vai me restituir o dinheiro depois de 5 meses (o prazo no EBay é de 60 dias). Explico: já tive uma encomenda (lente) atrasada e o mesmo vendedor me restituiu o dinheiro. Depois de algum tempo recebi a encomenda, entrei em contato com o vendedor e paguei de novo a lente. Conclusão: ele confia em mim e eu confio nele (no mundo ideal tudo seria assim), então eu não me importo de esperar 5 meses e ele vai saber que se eu pedir restituição do dinheiro depois de 5 meses é porque realmente não recebi a lente.

Exato... no eBay os bons vendedores são assim mesmo.

Mas, se acaso topar pela frente um vendedor que não queira restituir, tem dois modos...
Qdo vc compra algo pelo eBay ele te da um prazo limite pra vc receber sua mercadoria. Se deu esse prazo limite e vc não recebeu o produto, vc tem 30 dias para reclamar ao eBay e se o vendedor não te ressarcir o eBay o faz, devido ao que eles chamam de Compra Garantida. Então tem de ficar de olho nesse prazo máximo previsto de entrega e nos 30 dias após isso.

Outra opção, é fazer a reclamação junto ao PayPal que é a forma de pagamento usada no eBay. Nele vc tem até 6 meses DA DATA DA COMPRA, pra abrir uma disputa com o comprador, alegando que não recebeu o produto. O Pay Pal vai mediar e se o vendedor não devolver a grana, o PayPal da um jeito.

Compro sempre pelo eBay e vez ou outra tenho de acionar um dos dois.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #486 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 10:48:07
Exato... no eBay os bons vendedores são assim mesmo.

Mas, se acaso topar pela frente um vendedor que não queira restituir, tem dois modos...
Qdo vc compra algo pelo eBay ele te da um prazo limite pra vc receber sua mercadoria. Se deu esse prazo limite e vc não recebeu o produto, vc tem 30 dias para reclamar ao eBay e se o vendedor não te ressarcir o eBay o faz, devido ao que eles chamam de Compra Garantida. Então tem de ficar de olho nesse prazo máximo previsto de entrega e nos 30 dias após isso.

Outra opção, é fazer a reclamação junto ao PayPal que é a forma de pagamento usada no eBay. Nele vc tem até 6 meses DA DATA DA COMPRA, pra abrir uma disputa com o comprador, alegando que não recebeu o produto. O Pay Pal vai mediar e se o vendedor não devolver a grana, o PayPal da um jeito.

Compro sempre pelo eBay e vez ou outra tenho de acionar um dos dois.

Obrigado por mais essa dica, lopescardoso!

No caso que relatei, o vendedor até já quis me devolver o dinheiro.  Mas eu recusei e disse que ia esperar até 9 de março. O motivo adicional para optar por isto é que se eu tiver que pagar duas vezes pelo mesmo produto, também vou pagar duas vezes a taxa do cartão. E isso o vendedor não é obigado a me devolver.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #487 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 10:55:48
Obrigado por mais essa dica, lopescardoso!

No caso que relatei, o vendedor até já quis me devolver o dinheiro.  Mas eu recusei e disse que ia esperar até 9 de março. O motivo adicional para optar por isto é que se eu tiver que pagar duas vezes pelo mesmo produto, também vou pagar duas vezes a taxa do cartão. E isso o vendedor não é obigado a me devolver.

Pois é... aqueles maledetos 4% que toda operadora de cartão nos cobra, não é devolvido qdo uma venda é estornada.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #488 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 11:07:37
Pois é... aqueles maledetos 4% que toda operadora de cartão nos cobra, não é devolvido qdo uma venda é estornada.

Esse imposto (IOF) é de aproximadamente 6,5%, já que a compra é internacional...
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #489 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 11:42:30
O IOF está em 6,38%

Melhor é comprar no Aliexpress por boleto, que o IOF fica em apenas 0,38%


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #490 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 12:01:25
O IOF está em 6,38%

Melhor é comprar no Aliexpress por boleto, que o IOF fica em apenas 0,38%

 :no:
Mas o AliExpress não supre nosso vício.
Ele não vende lentes manuais...
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #491 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 12:24:57
O IOF está em 6,38%

Melhor é comprar no Aliexpress por boleto, que o IOF fica em apenas 0,38%

Mas não é necessário pagar uma taxa de conversão do câmbio?
Existe um site do Japão que permite o pagamento via boleto bancário no Brasil, mas no fim o valor do produto + taxa de conversão fica igual ao do pagamento via cartão com IOF de 6,38%. Não sei se com o Ali funciona desta maneira.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #492 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 12:26:50
O IOF está em 6,38%

Melhor é comprar no Aliexpress por boleto, que o IOF fica em apenas 0,38%
Eu não sabia disso, tks!!!  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #493 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 12:42:35
Mas não é necessário pagar uma taxa de conversão do câmbio?
Existe um site do Japão que permite o pagamento via boleto bancário no Brasil, mas no fim o valor do produto + taxa de conversão fica igual ao do pagamento via cartão com IOF de 6,38%. Não sei se com o Ali funciona desta maneira.

É o que falei mais acima... toda operadora de cartão cobra uma taxa em torno de 4% em cima do valor da cotação da moeda... então a conta do valor do produto na verdade é o valor do produto + 4% + 6,38%.
No caso de um estorno só é estornado o valor do produto e o IOF... esses 4% a operadora de cartão abocanha.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #494 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 12:43:01
:no:
Mas o AliExpress não supre nosso vício.
Ele não vende lentes manuais...

Never!!!