Autor Tópico: Correios do Brasil sil sil sil ZZZZzzz.....  (Lida 108926 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 14 de Dezembro de 2017, 17:18:20
Não estou entendendo qual a dificuldade então. Se pelos concorrentes vc recebe tudo certinho no prazo, pra que utilizar os Correios!? É a livre concorrência, vc pode escolher entre um serviço bom, com certeza mais caro, é um serviço ruim, mais barato.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

Como assim não está entendendo ? O problema é aqui dentro, com um monte de subsidios e leis que tornam a concorrencia interna impraticável. Livre concorrencia é que não é.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2017, 17:22:03 por AFShalders »


ramonrios

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 14 de Dezembro de 2017, 17:59:35
Como assim não está entendendo ? O problema é aqui dentro, com um monte de subsidios e leis que tornam a concorrencia interna impraticável. Livre concorrencia é que não é.
Só que vc esqueceu que os Correios tem o "cunho social", que é estar em todo o território nacional, independente se dá lucro ou não, se é viável ou não. Tem que haver uma contrapartida, no caso a isenção de alguns impostos e o monopólio sobre serviços de mensagens (cartas, telegrama).
Pra vc ter ideia, aqui onde moro, cidade de 70k habitantes, temos 4 postos de Correios em zona rural, cada uma representa uma despesa de 1500 reais/mês. A nível de Brasil, essa despesa é da ordem de 10 milhões/mês. Isso eu estou dando exemplo somente destes postos de atendimento. Soma aí a quantidade de cidades pequenas, Norte e nordeste, onde a economia é mais fraca, onde o custo é muito maior que a receita.
Já falei aqui, as empresas concorrentes só estão onde é lucrativo, se tivessem que estar em todos os locais, como os Correios, já estavam quebradas, ou os preços seriam muito superiores.
Amigo, eu trabalho na empresa, se vc disser que os funcionários são preguiçosos e ruim de serviço, concordo com vc, porque tem muita gente assim. Agora quanto a reclamação inicial, do post, discordo. Procure saber quantos objetos os Correios tratam por dia, lógico que vai haver falhas, não dá pra ser perfeito, ainda mais se tratando de empresa pública. Essas falhas não são a regra, e a prestação do serviço condiz sim com o preço cobrado.
O dia que privatizar a gente conversa novamente.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

Sony Nex-F3 + 18-55mm do kit + Sel50f18 + Sel55210 + Pentacon 29mm F2.8 + Flash HVL-F20S + YN560II
https://www.flickr.com/photos/ramonrios/


ramonrios

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 14 de Dezembro de 2017, 18:33:28
Numa boa, respeito e muito os funcionários dos correios. .. de forma geral trabalham muito e dentro de uma estrutura caótica e desorganizada..... mas como Instituição os Correios estão deixando a desejar e pioraram muito recentemente... aumento de preços e de prazos, atrasos, confusão absurda nas encomendas internacionais.. aqui em BH MG fui pegar uma encomenda semana passada que ficou parada na receita e depois demorou muito para chegar... fui pagar o imposto... os Correios aqui não recebem mais a parcela do imposto estadual... tive que pegar boleto... pagar na loteria voltar e pagar o restante do imposto  federal nos correios e em dinheiro...
Quanto a comparação dos custos DHL x Correios... Difícil comparar preços entre uma estatal com os incentivos,  regras diferenciadas x Empresa Privada sem nenhum incentivo.
Obrigado pelo "elogio", realmente é isso que vc citou, a instituição está em descrédito, mas é por causa da zona que virou a empresa depois da gestão petista, muita politicagem e pouca gente competente tomando decisões.
Referente ao que vc disse sobre uma encomenda sua que foi tributada, está sendo implantado um sistema de importação que vai agilizar as entregas. Por enquanto funciona somente com as encomendas expressas, as que vem do exterior onde a primeira letra do rastreamento começa com E (ex EB123456789US). Vc vai ter que fazer um cadastro no site, e vai poder verificar as suas encomendas, pagar os tributos via cartão, boleto, inclusive com opção de parcelar, e a encomenda será entregue direto no endereço.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

Sony Nex-F3 + 18-55mm do kit + Sel50f18 + Sel55210 + Pentacon 29mm F2.8 + Flash HVL-F20S + YN560II
https://www.flickr.com/photos/ramonrios/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #33 Online: 14 de Dezembro de 2017, 19:23:49
Só que vc esqueceu que os Correios tem o "cunho social", que é estar em todo o território nacional, independente se dá lucro ou não, se é viável ou não. Tem que haver uma contrapartida, no caso a isenção de alguns impostos e o monopólio sobre serviços de mensagens (cartas, telegrama).
Pra vc ter ideia, aqui onde moro, cidade de 70k habitantes, temos 4 postos de Correios em zona rural, cada uma representa uma despesa de 1500 reais/mês. A nível de Brasil, essa despesa é da ordem de 10 milhões/mês. Isso eu estou dando exemplo somente destes postos de atendimento. Soma aí a quantidade de cidades pequenas, Norte e nordeste, onde a economia é mais fraca, onde o custo é muito maior que a receita.
Já falei aqui, as empresas concorrentes só estão onde é lucrativo, se tivessem que estar em todos os locais, como os Correios, já estavam quebradas, ou os preços seriam muito superiores.
Amigo, eu trabalho na empresa, se vc disser que os funcionários são preguiçosos e ruim de serviço, concordo com vc, porque tem muita gente assim. Agora quanto a reclamação inicial, do post, discordo. Procure saber quantos objetos os Correios tratam por dia, lógico que vai haver falhas, não dá pra ser perfeito, ainda mais se tratando de empresa pública. Essas falhas não são a regra, e a prestação do serviço condiz sim com o preço cobrado.
O dia que privatizar a gente conversa novamente.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk


Não precisa privatizar. Só acabar com a bagunça e ter mais respeito com o contribuinte / cliente.

Acho inadmissivel uma agencia enorme em Copacabana com mais de 500 m2 de área não garantir que todos os gliches estejam ocupados. A média é de 4 em 10, e tem funcionários de sobra na agencia. Ficar 40-50 minutos esperando é desrespeito total. Isso não é exclusivo desta agencia, acontece na maioria, ninguém me disse, eu vi (e vejo).

Tem muito roubo e coisas que "somem"misteriosamente. A empresa é absurdamente burocratica nos formularios eletronicos de reclamações. Parece que são feitos para desestimular o contato.

Qual a justificativa para o prazo de 40 dias para a entrega de uma encomenda após a liberação pela receita ? Se fosse no interior do Tocantins em uma aldeia indígena até que vá lá, mas Rio, capital ? Fala sério. E isso ocorre direto, independentemente do tipo de encomenda do exterior (salvo EMS). Não tem justificativa para isso.

O único motivo de não ter concorrencia de verdade é a baita assimetria nos tributos. Falar que o que pagamos aqui pela postagem é barato, é falso. Dentro dos Estados Unidos e da Europa a postagem é MUITO mais barata e chega 100% das vezes em um prazo minimo.

Pesquise na internet sobre reclamações sobre os Correios e verá a revolta total dos usuários.

Correio Brasileiro = péssimo serviço. Desculpe, estou pagando e não é barato, portanto exijo um serviço decente.

Privatizar talvez não, mas sim concorrecia LEAL e menos politicagem.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2017, 19:36:19 por AFShalders »


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #34 Online: 14 de Dezembro de 2017, 19:27:32
Entendo os pontos de vistas ao longo do tópico. Contudo, preços a parte, eu ainda continuaria a escolher os correios para entregar minhas encomendas. Sempre que escolhi outras transportadoras (por obrigação), não tive experiências boas. Desde entregadores mal encarados (sem farda, carro sem identificação, etc.) até extravios (roubos e perdas de objetos). Em uma década de compras na internet, sorte ou não, nunca tive um problema com os correios, a não ser atrasos pontuais de pouquíssimos dias o que, obviamente, é aceitável. E isso porque, logisticamente, estou no pior local do país. Absolutamente não há estradas para cá.


Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #35 Online: 14 de Dezembro de 2017, 20:55:18

Não precisa privatizar. Só acabar com a bagunça e ter mais respeito com o contribuinte / cliente.

Acho inadmissivel uma agencia enorme em Copacabana com mais de 500 m2 de área não garantir que todos os gliches estejam ocupados. A média é de 4 em 10, e tem funcionários de sobra na agencia. Ficar 40-50 minutos esperando é desrespeito total. Isso não é exclusivo desta agencia, acontece na maioria, ninguém me disse, eu vi (e vejo).

Tem muito roubo e coisas que "somem"misteriosamente. A empresa é absurdamente burocratica nos formularios eletronicos de reclamações. Parece que são feitos para desestimular o contato.

Qual a justificativa para o prazo de 40 dias para a entrega de uma encomenda após a liberação pela receita ? Se fosse no interior do Tocantins em uma aldeia indígena até que vá lá, mas Rio, capital ? Fala sério. E isso ocorre direto, independentemente do tipo de encomenda do exterior (salvo EMS). Não tem justificativa para isso.

O único motivo de não ter concorrencia de verdade é a baita assimetria nos tributos. Falar que o que pagamos aqui pela postagem é barato, é falso. Dentro dos Estados Unidos e da Europa a postagem é MUITO mais barata e chega 100% das vezes em um prazo minimo.

Pesquise na internet sobre reclamações sobre os Correios e verá a revolta total dos usuários.

Correio Brasileiro = péssimo serviço. Desculpe, estou pagando e não é barato, portanto exijo um serviço decente.

Privatizar talvez não, mas sim concorrecia LEAL e menos politicagem.
Odeio o serviço dos correios mas a concorrência é justa.
Fica fácil ignorar o argumento, muito bem colocado, das agências no interior do Brasil que dão prejuízo.

O problema é puramente político com reflexo no administrativo.
Sou a favor de abrir o capital dos correios com o governo ficando com 51%, acabar com qualquer cargo comissionado e se meter somente na fiscalização do cunho social.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #36 Online: 14 de Dezembro de 2017, 21:51:47

Sou a favor de abrir o capital dos correios com o governo ficando com 51%, acabar com qualquer cargo comissionado e se meter somente na fiscalização do cunho social.


Falando tecnicamente apenas:

Governo com 51% fica exatamente igual a Petrobrás, ou seja: o governo que continua mandando e fazendo o que quer, e uma banana para os acionistas. O governo só fez merda com o Correio, que esteve inclusive bem no meio do escândalo do Mensalão.

Sim as agencias do interior dão "prejuizo", mas não esqueça, que como estatal o correio não funciona exclusivamente com o dinheiro dos serviços. Tem injeção de grana do governo proveniente, obviamente, de impostos arrecadados. E isso também não é desculpa para a má qualidade do serviço, pois em 1980-1990 existiam as mesmas agencias do interior e a empresa funcionava bem.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2017, 21:53:12 por AFShalders »


ramonrios

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 15 de Dezembro de 2017, 10:35:31
Falando tecnicamente apenas:

Governo com 51% fica exatamente igual a Petrobrás, ou seja: o governo que continua mandando e fazendo o que quer, e uma banana para os acionistas. O governo só fez merda com o Correio, que esteve inclusive bem no meio do escândalo do Mensalão.

Sim as agencias do interior dão "prejuizo", mas não esqueça, que como estatal o correio não funciona exclusivamente com o dinheiro dos serviços. Tem injeção de grana do governo proveniente, obviamente, de impostos arrecadados. E isso também não é desculpa para a má qualidade do serviço, pois em 1980-1990 existiam as mesmas agencias do interior e a empresa funcionava bem.
Vender 49% realmente não resolve o problema, mas ameniza e muito a situação, pq a gestão com certeza será mais profissional e menos política, afinal os 49% cobrarão resultado. Como vc mesmo disse, só ver a situação da Petrobrás, mas é coerente pensar que chegou onde chegou pq a empresa não se sustentava mais com tanta roubalheira, o que não significa que vai ou não ocorrer com os Correios neste mesmo formato.

Quando vc diz que nos anos 80/90 o serviço era de qualidade, vale lembrar que não havia e-comerce, o mercado hoje é totalmente diferente, sem margens para comparação.

Para finalizar, quando vc diz que o governo injeta dinheiro de impostos na empresa, sugiro se informar melhor. Entrei na empresa em 2002, de lá pra cá, os únicos anos que a empresa deu prejuízo foram 2015/2016, e pelo contrário, todos os anos que deram lucro o governo fez retiradas da empresa, tanto é que a nossa PL (participação nos lucros) era calculada com base no valor que o governo federal retirava dos lucros. Dividia 25% do total de retirada, ou seja, quanto mais o governo retirava da empresa, mais PL a gente recebia. Antes desse período, não sei te informar, mas acho que sim, os Correios eram mantidos tbm com dinheiro público. Atualmente se a empresa não melhorar os resultados e apresentar lucro, vemos um cenário não muito distante de privatização. Porém, chamo a atenção dos nobres colegas para uma reflexão: será que alguém em sã consciência vai querer comprar a empresa e manter as agências deficitárias?

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

Sony Nex-F3 + 18-55mm do kit + Sel50f18 + Sel55210 + Pentacon 29mm F2.8 + Flash HVL-F20S + YN560II
https://www.flickr.com/photos/ramonrios/


ramonrios

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 15 de Dezembro de 2017, 10:39:58
Para concluir, se fosse pra fechar as agências deficitárias, o próprio governo faria isso, e ficaria funcionando somente os "filés", mas como fica o cunho social!?

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

Sony Nex-F3 + 18-55mm do kit + Sel50f18 + Sel55210 + Pentacon 29mm F2.8 + Flash HVL-F20S + YN560II
https://www.flickr.com/photos/ramonrios/


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 15 de Dezembro de 2017, 11:25:29
To com duas encomendas internacionais, comprei a mais de 90 dias. e a algumas semanas atualizou, liberado sem tributação  8-) ... mas com previsão de entrega escrita na atualização de 40 dias.

Primeira vez que vejo a informação de previsão de entrega na atualização, 40 dias! poltz, pelo menos liberou sem tributar...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #40 Online: 15 de Dezembro de 2017, 14:57:50
Não li tudo, mas uma dica importante é não divulgar o número de rastreio. De posse dele, uma pessoa mal intencionada pode ir ao site dos correios e pedir pra cancelar a entrega. Tenho impressão que antigamente era possível pedir a mudança de endereço de entrega, mas não mais.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 15 de Dezembro de 2017, 18:11:43
Não li tudo, mas uma dica importante é não divulgar o número de rastreio. De posse dele, uma pessoa mal intencionada pode ir ao site dos correios e pedir pra cancelar a entrega. Tenho impressão que antigamente era possível pedir a mudança de endereço de entrega, mas não mais.

Creio que não seja tão simples. Todas as vezes em que fui retirar uma encomenda diretamente no centro de distribuição, me pediram identidade. Eles só entregam para o destinatário.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2017, 18:11:58 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #42 Online: 15 de Dezembro de 2017, 18:48:37
Para concluir, se fosse pra fechar as agências deficitárias, o próprio governo faria isso, e ficaria funcionando somente os "filés", mas como fica o cunho social!?

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

Para mim, o modelo de interior está completamente errado. Em vez de manter agencias ou  postos em localidades que dão prejuizo ou muito pequenas, seria muito mais inteligente fazer como é feito lá fora há décadas, credenciar pequenos estabelecimentos como mercearias como postos e fazer a ronda posta uma vez por semana. Reduz o custo operacional uma barbaridade.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2017, 18:52:33 por AFShalders »


ramonrios

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 15 de Dezembro de 2017, 18:57:31
Creio que não seja tão simples. Todas as vezes em que fui retirar uma encomenda diretamente no centro de distribuição, me pediram identidade. Eles só entregam para o destinatário.
Isso aí, quando o carteiro vai até o endereço, e no mesmo alguém atende a porta, o carteiro pode entregar para qualquer pessoa, mas quando vc tem/tenta retirar direto na agência ou centro de distribuição, somente para a própria pessoa ou um terceiro devidamente autorizado com apresentação dos documentos de ambos, destinatário e procurador. Quanto a cancelar a entrega, somente o remetente pode fazer isso.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

Sony Nex-F3 + 18-55mm do kit + Sel50f18 + Sel55210 + Pentacon 29mm F2.8 + Flash HVL-F20S + YN560II
https://www.flickr.com/photos/ramonrios/


ramonrios

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 15 de Dezembro de 2017, 18:59:28
Para mim, o modelo de interior está completamente errado. Em vez de manter agencias ou  postos em localidades que dão prejuizo ou muito pequenas, seria muito mais inteligente fazer como é feito lá fora há décadas, credenciar pequenos estabelecimentos como mercearias como postos e fazer a ronda posta uma vez por semana. Reduz o custo operacional uma barbaridade.
Olha que interessante, concordo com vc, é um modelo que poderia ser utilizado, mas vai falar isso para os políticos.

Onde se mistura gestão com política meu caro, não tem empresa que vai bem...

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

Sony Nex-F3 + 18-55mm do kit + Sel50f18 + Sel55210 + Pentacon 29mm F2.8 + Flash HVL-F20S + YN560II
https://www.flickr.com/photos/ramonrios/