Autor Tópico: [Dúvida] Lente Canon 24mm - Foto Interna  (Lida 4368 vezes)

andre_casanova

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 13 de Dezembro de 2017, 10:23:43
Galera, Bom dia.

Sou novo no Fórum e gostaria de tirar uma dúvida. recentemente estive viajando (Obs: amo viajar) e tirei muitas fotos internas o qual fiquei um pouco desapontado. Utilizei uma camera T5I com lentes de EF 50mm 1.8 e EF-S 10-18mm 4.5-5.6, ambas Canon. Fotos externas, sem nenhum problema. Qualidade excelente por razão da luz do dia. O problema mesmo foi para tirar fotos internas com a 10-18mm. Nos lugares turísticos geralmente é proibido utilizar flash e, talvez seja proposital, esses lugares tem pouca luz. As fotos saíram escuras e com o ruído da ISO muito exposta. Geralmente com 800 ou 1600 de Iso já apresenta um ruído consideravel utilizando a 10-18mm para capturar o ambiente inteiro.

Voltei de viagem e estava pensando em algo para solucionar o meu problema nas minhas proximas viagens. Vi a lente 24-80mm mas é o olho da cara, mas sei que é boa. Vi também a lente 24mm que possui uma abertura boa abertura e um ótimo preço mas gostaria de saber a opinião de vocês diante do meu cenário.

A lente 50mm que tenho é excelente mas quero muito uma lente grande angular para fotos internas e que não produza muito ruído.

Há alguma compacta que possa também exercer bem essa tarefa?


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2017, 10:36:11
Pensar exclusivamente em resolver esse problema, tem de ir com uma grande angular fixa, talvez até mesmo uma manual. Não tem muito para onde fugir. Exemplo temos Rokinon 12mm f2.

Uma dica de uso das 10-18mm é conhecer teu equipamento. Ela tem estabilizador de imagem. Faça testes controlados em situações parecidas ao uso real para ver até que velocidade consegue segurar tua câmera sem tremer. Em 10mm, por exemplo, eu consigo tirar fotos com 0,5 segundos de exposição. Isso ajuda muito. Tem que ver qual o teu limite.

Outra solução, talvez não tão boa, é comprar uma lente barata e clara (ex: 24mm 2.8 pancake) e fazer fotos panorâmicas.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2017, 11:13:21
Se vc opta por grande angular, a 24mm 2.8 STM não fica angular no APS-C. Se pretende fazer fotos internas "pegando" bastante área e até paisagens com lente ultra angular, venderia a 10-18 e colocaria uma graninha numa Tokina 11-16 f/2.8 é uma baita lente e usada custa uns R$1400~800. Ou até mesmo a Sigma 10-20 f/3.5, essa tbm tem a versão em f/4~5.6. o Legal seria pegar uma com abertura constante, mesmo sendo 3.5.
Principalmente conheça o limite do seu equipamento, saiba até onde pode subir o ISO da câmera sem perda de qualidade (pare de analisar as fotos em 100% ajuda muito hehe), aproveite o IS da sua lente, assim vai poder baixar a velocidade e consequentemente usar até 2 pontos de ISO a menos em alguns casos, ou tbm utilize um tripe ou monopé (mais móvel) pra estabilizar, mas rastro de pessoas passando ou algo se movendo, com velocidade baixa o IS não corrige.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2017, 11:27:21 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


andre_casanova

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2017, 11:25:38
Pensar exclusivamente em resolver esse problema, tem de ir com uma grande angular fixa, talvez até mesmo uma manual. Não tem muito para onde fugir. Exemplo temos Rokinon 12mm f2.

Uma dica de uso das 10-18mm é conhecer teu equipamento. Ela tem estabilizador de imagem. Faça testes controlados em situações parecidas ao uso real para ver até que velocidade consegue segurar tua câmera sem tremer. Em 10mm, por exemplo, eu consigo tirar fotos com 0,5 segundos de exposição. Isso ajuda muito. Tem que ver qual o teu limite.

Outra solução, talvez não tão boa, é comprar uma lente barata e clara (ex: 24mm 2.8 pancake) e fazer fotos panorâmicas.

Cumprimentos.

Cara, muuuito obrigado por citar essa lente. Vou buscar detalhes dela para analisar uma aquisição dela.
Rsrs eu aguento 0,2 s de exposição sem tremer (1/5) mais do que isso não aguento. 0,5s pra mim não dá e outra... nesses lugares tem muito turista se movimentando. Criaria fantasmas. Ou não? Bem, mas mesmo em 1/5 de exposição e foto ficava escura em 10mm - 4.5 de obturador. É igreja antiga, museus  com pouquíssima luz...

Mas agradeço muito sua ajuda.


andre_casanova

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2017, 11:27:06
Se vc opta por grande angular, a 24mm 2.8 STM não fica angular no APS-C. Se pretende fazer fotos internas "pegando" bastante área e até paisagens com lente ultra angular, venderia a 10-18 e colocaria uma graninha numa Tokina 11-16 f/2.8 é uma baita lente e usada custa uns R$1400~800. Ou até mesmo a Sigma 10-20 f/3.5, essa tbm tem a versão em f/4~5.6. o Legal seria pegar uma com abertura constante, mesmo sendo 3.5.

Pablo, muito obrigado! Não conhecia essa Tokina e essa abertura parece ser o ideal para esse range.

Tentei localizar informações no google e nao achei uma resposta básica. A abertura 2.8 dessa lente Tokina é constante?

Obrigadão!
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2017, 11:31:56 por andre_casanova »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2017, 11:47:42
Não se iluda, f/2.8 não vai resolver seu problema.

Recomendo um tripé de viagem ou até mesmo um monopé com "pé de galinha".

Fotografe em RAW e exponha para a direita, experimente colocar +2/3 no fotometro.

Quanto mais lento for o seu obturador, menos as pessoas passando vão ser registradas e podem até sumir.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andre_casanova

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2017, 12:05:03
Não se iluda, f/2.8 não vai resolver seu problema.

Recomendo um tripé de viagem ou até mesmo um monopé com "pé de galinha".

Fotografe em RAW e exponha para a direita, experimente colocar +2/3 no fotometro.

Quanto mais lento for o seu obturador, menos as pessoas passando vão ser registradas e podem até sumir.

Vangelism, Obrigado mesmo!

Só uma pergunta: Vc recomendaria eu fazer isso já utilizando uma lente f/2.8? O monopé seria ideal nessas circunstancia por ocupar um menor espaço em m². Certo?

Não tinha sacado esse lance da velocidade do Obturador.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2017, 12:12:38
Não se iluda, f/2.8 não vai resolver seu problema.

Quanto mais lento for o seu obturador, menos as pessoas passando vão ser registradas e podem até sumir.

Não seria o contrario, em velocidade muito baixa as pessoas deixam rastro....ou entendi errado?

Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2017, 13:12:13
Gilberto, depende. Exemplo: quando se faz longa exposição em fotos noturna de automóveis, eles só deixam o rastro pois estão de luz ligada. Caso estivessem com luz desligada, sumiriam.

Quanto à Tokina 11-16, é uma boa indicação. Contudo, ela não é tão luminosa assim, pois o TSTOP dela é 3.8, ao passo que a Canon 10-18 é 4.8 em 10mm. Na prática, creio que o IS ajude mais do que essa abertura. Obviamente que, em algumas situações, o IS não substitui aberturas maiores.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


tiagonn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2017, 14:01:12
A melhor solução é a Sigma 18-35 1.8.... baita lente.

Ou migra para uma FF ...

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2017, 14:17:09
Com o filtro ND certo é possível remover pessoas até em plena luz do dia.
https://medium.com/vantage/removing-people-with-a-long-exposure-e25a5b859f8c

O monopé é para evitar chamar atenção, seguranças e guardas adoram implicar com fotógrafos "profissionais".
Mas tem que ficar perto para ninguém esbarrar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2017, 14:30:36
Galera, Bom dia.

O problema mesmo foi para tirar fotos internas com a 10-18mm. Nos lugares turísticos geralmente é proibido utilizar flash e, talvez seja proposital, esses lugares tem pouca luz.

Quanto à indicação de lentes o pessoal já está te orientando, mas só pra colaborar com meu tiquinho de conhecimento, uma vez conversei com uma restauradora e ela disse que não é permitido usar flash pois a luz forte pode degradar mais rapidamente as obras de arte principalmente as pinturas. Um flash ou outro não tem problema, mas imagina milhares de turistas fazendo fotos todos os dias, daqui a 20... 30 anos causaria algum efeito negativo.

Me satisfiz com a explicação dela, mas não sei se procede.

Em museus de cera, já li em vários lugares que a luz do flash pode aumentar a temperatura do ambiente e causar danos às obras.

Aí não tem jeito, só sem flash mesmo.

D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 13 de Dezembro de 2017, 16:41:23
Acho que a galera já falou tudo.
Se você não está satisfeito com esse ISO deveria evitar recuperar sombras no LR ou abaixar o ISO ganhando na velocidade. A 10-18 é excelente lente e dá para tirar fotos em 1/5 com a mão.

Poderia postar umas fotos aqui para nós vermos a qualidade desses ruídos? Às vezes a gente encana a toa.

Em relação à EF-S 24, é uma ótima lente mas não será grande angular para uma série de fotos, ainda mais se você se acostumou com o campo de visão da 10-18.

Sugiro assistir a esse vídeo que fala da 10-18 e ver os ótimos que resultado que ela apresenta:

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


andre_casanova

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #13 Online: 14 de Dezembro de 2017, 09:42:16
Gilberto, depende. Exemplo: quando se faz longa exposição em fotos noturna de automóveis, eles só deixam o rastro pois estão de luz ligada. Caso estivessem com luz desligada, sumiriam.

Quanto à Tokina 11-16, é uma boa indicação. Contudo, ela não é tão luminosa assim, pois o TSTOP dela é 3.8, ao passo que a Canon 10-18 é 4.8 em 10mm. Na prática, creio que o IS ajude mais do que essa abertura. Obviamente que, em algumas situações, o IS não substitui aberturas maiores.

Cumprimentos.

Eu li o review dessa lente ontem num blog e me apaixonei. Disseram que a Tokina cagou no anel do "zoom", mas não lembro direito o motivo.

Mas a Tokina é provavelmente a lente que irei adquirir.


andre_casanova

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2017, 09:43:33
A melhor solução é a Sigma 18-35 1.8.... baita lente.

Ou migra para uma FF ...

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Tiago, fmz, cara?

Essa lente eu não conhecia. Tem um ótimo range para complementar coma  Tokina. Eu queria migrar para uma FF mas quero me manter primeiro com a T5i para fazer a migração no momento certo ($$$$ rsrsrs)