Autor Tópico: Lentes Canon vs lentes Nikon  (Lida 9810 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Dezembro de 2017, 14:41:23
Boa tarde,eu sou usuário Nikon uso uma D3100 e 300mm F4 af-s,recentemente testei uma 300mm canon F4 is e achei ela muito mais nítida que minha lente Nikon então fui pesquisar sobre, e descobri que a lente canon 300mm F4 tem uma melhor pontuação.

http://www.photozone.de/canon_eos_ff/611-canon300f4ff?start=1

http://www.photozone.de/nikon--nikkor-aps-c-lens-tests/228-nikkor-af-s-300mm-f4d-if-ed-review--test-report?start=1

Como futuramente pretendo melhorar meu equipamento usando uma 300mm 2.8 VR ii,resolvi pesquisar sobre a nitidez dela contra uma canon e novamente a Canon saiu muito na frente com essa lente.

https://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=739&Camera=453&Sample=0&FLI=0&API=0&LensComp=650&CameraComp=614&SampleComp=0&FLIComp=0&APIComp=0

Penso em mudar para Canon por esse motivo, mas o problema é que gosto muito mais das câmeras Nikon pelo conforto de usar os botões e pelo preço. Já usei uma Canon t5 e uma 1D mark iii e não consigo me acostumar de jeito nenhum.
Pensei em comprar uma D7200 pois ela tem o micro ajuste de AF, penso que as vezes a falta de nitidez da minha lente no momento é somente falta de um ajuste fino, mas na verdade eu iria guardar o dinheiro para comprar uma D810,meu medo é comprar uma D810 e usar uma lente que não seja nítida o suficiente para ela, e isso ficar ainda mais visível por conta dos 36mp.
Devo arriscar comprar uma D7200 para testar, ou realmente as lente canon são muito melhores?
OBS: Minha namora usava Nikon,ela usava uma D7100 com uma 300mm F4 tokina e teve muito problemas de front e back focos,e não eram possíveis de corrigir com micro ajuste de AF precisando de assistência,depois disso ela comprou uma D700 e também teve os mesmos problemas,então ela mudou para Canon 1D mark iii e 300mm F4 is não teve mais problemas.

Meu Flickr: https://www.flickr.com/photos/132463600@N02

Obrigado.



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2017, 15:47:21
Sobre a 300mm Canon, tive uma e posso afirmar que é uma daquelas objetivas que oferecem bem mais do que custam.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2017, 16:08:13
Sem dúvida a série L da Canon é excelente, mas seria interessante você verificar se o conjunto não está dando um resultado não muito bom, por exemplo usou a D3100+300mm Nikkor vs XXX+300mm Canon.

Qual foi a câmera que usou da Canon? ela é de entrada também?

Talvez com uma D7200 o resultado seria melhor, mas é apenas meu ponto de vista.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2017, 18:05:40
O problema é que nos comparativos do digital-picture eles colocam a 300mm 2.8 canon com 5DSr contra a 300mm Nikon e D3X.

https://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=739&Camera=979&Sample=0&FLI=0&API=3&LensComp=650&CameraComp=614&SampleComp=0&FLIComp=0&APIComp=3

Por um lado, a 5DSr exige tudo da objetiva, mas por outro, não temos uma comparação justa. Eles deveriam atualizar para D810 ou 850.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2017, 00:44:17 por cfcsosa »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2017, 01:24:56
O teste foi com uma canon 1D mark iii,vou postar umas fotos.










1° foto foi com a lente nikon com adaptador usando camera canon 1D mark iii
(iso 100  velocidade 1/500 F4 temporizador 2s usando um tripe)

2° foto foi com lente canon usando camera canon 1D mark iii
(iso 100  velocidade 1/500 F4 temporizador 2s usando um tripe IS desligado)

3° foto foi com lente nikon usando camera nikon D3100
(iso 400 velocidade 1/800 F4 sem tripe)

4° foto foi com lente canon usando camera canon 1D mark iii
(iso 400 velocidade 1/800 F4 sem tripe IS desligado)

Depois novamente a sequencia com fotos cortadas, foram feitas em RAW somente exportei do Camera Raw.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2017, 07:35:18
Acho que comparar a 1D vs D3XXX não é o melhor caminho.

Neste caso sugiro comparar a 1D com a D810 ou D5.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2017, 12:23:41
Acho que comparar a 1D vs D3XXX não é o melhor caminho.

Neste caso sugiro comparar a 1D com a D810 ou D5.

EU ficaria com o seu equipamento. Ambos os fabricantes produzem objetivas excelentes. Existem algumas específicas que são melhores em um sistema e vice-versa. Se sua fotografia vai se apoiar muito na 300mm 2.8, em se tratando de um alto investimento, aí tudo bem, você pode migrar de sistema por causa dela. É um equipamento que vai te acompanhar durante quase toda a carreira, e muitos corpos serão trocados nesse período. Sempre fui da opinião que devemos escolher nosso sistema baseado em objetivas, na qualidade e disponibilidade delas, pois corpos vão e vem, só a Sony teve lançamento de quase uma dezena de corpos A7 em muito pouco tempo.

Agora, sobre seu teste, me parece sem definição a foto da objetiva Nikon, pode ser problema na cópia, ou em virtude da adaptação. Sabe que adaptadores fornecem grande chance de perda de nitidez. Quando eu testei a A7RII no estúdio antes de me decidir pela 5DSr, eu testei 2 adaptadores metabones e nenhum era nítido ponta a ponta, um tinha problemas no lado esquerdo e outro no lado direito. Aí desisti de adaptar.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2017, 12:28:48 por Claudio Rombauer »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2017, 13:24:40
Bom, acho que é melhor eu procurar alguém que use uma lente igual a minha antes de fazer qualquer coisa,ou então testar duas 300mm f2.8 Canon e Nikon,para ter certeza de qual é mais nítida, infelizmente não encontro um site bom para testes de lentes.No teste usei um adaptador sem elemento óptico pelo que sei ele não interfere na qualidade,o maior problema é o foco manual quando uso o ocular ao chegar próximo de estar focado, já não vejo se esta realmente perfeito ou se ainda falta melhorar o foco,pois este adaptador não tem confirmação de foco. Tentei usar o live view mas a 1D mark iii é muito antiga, e é extremamente escuro e tem baixa resolução, eu só penso em mudar de marca pois a lente mais cara, e que eu mais usaria seria a 300mm F2.8 sem contar que a maioria das lentes Canon são mais baratas.
Muito obrigado a todos pelas opiniões.




cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2017, 17:21:57

Uma coisa que acho muito estranha no dxomark, é a pontuação de ISO de uma D800 ser melhor do que uma D5...

https://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Nikon-D5-versus-Nikon-D800___1062_792


Em termos de qualidade de imagem ela é, pra mim sem estranheza em relação a isso.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2017, 19:13:11

Uma coisa que acho muito estranha no dxomark, é a pontuação de ISO de uma D800 ser melhor do que uma D5...

https://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Nikon-D5-versus-Nikon-D800___1062_792

Caramba, e eu sempre achei que a D5 teria melhor desempenho em ISO. O DxO também dá notas baixas para minhas melhores objetivas e notas altas para as minhas piores objetivas, então vai saber...

Outra estranheza é eles não testarem fuji XT1, XT2...pelo menos não encontrei. Quanto seria a nota do sensor X trans da XT2?
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2017, 19:13:36 por Claudio Rombauer »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2017, 22:54:59
Caramba, e eu sempre achei que a D5 teria melhor desempenho em ISO. O DxO também dá notas baixas para minhas melhores objetivas e notas altas para as minhas piores objetivas, então vai saber...

Outra estranheza é eles não testarem fuji XT1, XT2...pelo menos não encontrei. Quanto seria a nota do sensor X trans da XT2?

Eu tenho uma impressão, que o DxO deve ganhar dinheiro para colocar pontos falsos as vezes.A questão da D800 ser melhor em iso é impossível acreditar,já que a D5 é voltada para melhor desempenho em iso alto.Esse outro site para comparar iso é o melhor para mim, pois é possível fazer download da foto em RAW em qualquer iso.

https://www.dpreview.com/reviews/image-comparison/fullscreen?attr18=lowlight&attr13_0=nikon_d800&attr13_1=nikon_d5&attr15_0=raw&attr15_1=raw&attr16_0=12800&attr16_1=12800&attr171_0=off&attr171_1=off&normalization=full&widget=225&x=0.20171914416518721&y=-1.015741450163683

Uma coisa que sempre penso e leio,é sobre alugar o equipamento para testar antes de comprar, mas não conheço nenhum lugar que tenha equipamentos para alugar.Se alguém conhecer fico muito agradecido.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2017, 22:10:20
Recomendo só trocar de marca, se fotografar algo em movimento (insetos voando, pássaros pequenos voando, apresentação de capoeira ou  ginástica artística, carros em circuitos, etc ). Resumindo, algo que precise de velocidade e precisão do foco, usar lentes de terceiros em corpos da Canon, prepara pra ter somente 50% das fotos boas, nos casos citados bem menos…
 A maioria das lentes L, com certeza é suprior a outras lentes no geral (velocidade e precisão do foco, qualidade no material usado na construção, durabilidade, pode perder em alguns quesitos na qualidade de imagens, mas na maioria do quesitos se sai melhor ).
Junta o dinheiro e compre sua D810.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2017, 00:23:14
Recomendo só trocar de marca, se fotografar algo em movimento (insetos voando, pássaros pequenos voando, apresentação de capoeira ou  ginástica artística, carros em circuitos, etc ). Resumindo, algo que precise de velocidade e precisão do foco, usar lentes de terceiros em corpos da Canon, prepara pra ter somente 50% das fotos boas, nos casos citados bem menos…
 A maioria das lentes L, com certeza é suprior a outras lentes no geral (velocidade e precisão do foco, qualidade no material usado na construção, durabilidade, pode perder em alguns quesitos na qualidade de imagens, mas na maioria do quesitos se sai melhor ).
Junta o dinheiro e compre sua D810.

Obrigado pela opinião.