Autor Tópico: Quando usar a logotipo na foto?  (Lida 1911 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Dezembro de 2017, 01:52:53
Olá.

Sempre ponho o meu logotipo nas minhas fotos, no canto superior esquerdo. Normalmente elas sempre são usadas no máximo no facebook, etc. Mas agora tenho que gravar um CD com as fotos nos tamanho originais para a pessoa imprimir.  Então ponho ou não o logotipo nas fotos da impressão?

Obrigado.
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2017, 06:32:07
Olá.

Sempre ponho o meu logotipo nas minhas fotos, no canto superior esquerdo. Normalmente elas sempre são usadas no máximo no facebook, etc. Mas agora tenho que gravar um CD com as fotos nos tamanho originais para a pessoa imprimir.  Então ponho ou não o logotipo nas fotos da impressão?

Obrigado.
Essas fotos são resultado de trabalho pago? Você recebeu dinheiro de alguém para tirar essas fotos? Então em minha opinião você não deveria pôr sua marca, agora se não fosse o caso, ficaria a seu critério pôr ou não. Atualmente não estou usando assinatura ou logo em foto nenhuma.  :ok:


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2017, 08:28:12
Olá.

Sempre ponho o meu logotipo nas minhas fotos, no canto superior esquerdo. Normalmente elas sempre são usadas no máximo no facebook, etc. Mas agora tenho que gravar um CD com as fotos nos tamanho originais para a pessoa imprimir.  Então ponho ou não o logotipo nas fotos da impressão?

Obrigado.

A pessoa vai imprimir a foto e você vai colocar seu logotipo na foto ? Sério ? Imagina você, paga as fotos de um ensaio, e o cara te manda a foto pra imprimir e ta la no canto a logo dele, você vai gostar disso ?
Vou além, você acha que isso vai te atrair cliente ?
O que te atrai o cliente é a forma que você os trata, o que você entrega, o que os faz sentir, manda sem logo e confia em mim!!!
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2017, 09:00:39
Eu procuro nem ir para um extremo e nem para o outro... Eu gosto de colocar minha assinatura nas fotos, mas faço algo bem discreto, que não chame muita a atenção, mas que dê para saber que a foto é "minha" do verbo "fui eu que fiz"


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2017, 09:21:30
Eu não coloco, somente boto nas que envio para os fornecedores do evento.

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2017, 10:26:07
Eu entrego o trabalho já impresso, então vai sem logo, agora as digitais em baixa resolução pro facebook eu coloco no cantinho. Quando o combinado é tbm entregar as fotos em alta resolução pra posterior impressão elas vão sem logo.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2017, 13:07:00
Deixar a logo em trabalho final eu acho completamente equivocado.

A pessoa não pagou pra fazer propaganda.

A não ser que você dê um ensaio de presente e peça essa divulgação como permuta.

Eu faço embalagens para alimentos que vendem no Brasil todo, com certeza todos aqui consomem estes produtos e meu nome nunca foi escrito nas embalagens. O mesmo acontece com as fotos, nenhum cliente meu aceitaria um arquivo com uma logo.


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2017, 13:30:22
Este foi um presente que dei para o casal, só pedi que fizessem boas referencias minha.

Eu entrego o trabalho já impresso, então vai sem logo, agora as digitais em baixa resolução pro facebook eu coloco no cantinho. Quando o combinado é tbm entregar as fotos em alta resolução pra posterior impressão elas vão sem logo.

Pois é, então, é como eu falei no início,
Sempre ponho o meu logotipo nas minhas fotos, no canto superior esquerdo. Normalmente elas sempre são usadas no máximo no facebook, etc.

Então o mais sensato é entregar para impressão sem o logotipo. Farei isto. OK

Mas e então, só para conversar mais um pouco.

Quanto ao usar a assinatura o trabalho entregue. Eu vejo por ai um montão de fotos com assinatura, principalmente no facebook. As pessoas fazem um book, e postam as fotos e sempre tem uma assinatura. E isto não é usual?   O fotógrafo entrega então um CD com assinatura e sem assinatura, e o cliente pega e só posta com assinatura?
Uma vez tentei fazer isto, não deu certo, a pessoa não tinha a mínima noção do que fazer com as fotos, mesmo explicando, ainda por cima depois de um tempo me perguntou porque entregue as fotos duplicadas.

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2017, 14:35:48
Facebook é um meio de comunicação. Geralmente se usa ele para divulgar o trabalho, nesse caso coloca-se o logo se foi você quem publicou em sua página.

Quer uma sugestão que vai agradar o cliente mas que você terá um trabalho a mais, que geralmente tem retorno. Coloque as fotos em alta resolução (8MP tá ótimo) e as em baixa resolução para entrega. Nas de baixa resolução você coloca seu Logo, e diz pro cliente que as em baixa resolução é para ele compartilhar mais facilmente nas redes sociais.

Se o cliente for imprimir, naturalmente a gráfica vai usar a foto em alta resolução, se ele for compartilhar vai usar as em baixa já que as em alta vai ocupar muita memória no celular dele.

Faço isso e os clientes sempre gostam desta versatilidade. Para converter rapidamente uso o programa FotoSizer, comprei por 15 dólares e é ótimo pra isso ele reduz a resolução e já aplica a marca d'agua tanto em texto como de um .png.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2017, 14:36:18 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.