Autor Tópico: FILTRO UV?  (Lida 2858 vezes)

Laura Schapke

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 01 de Janeiro de 2018, 14:58:12
Bom dia, gostaria de ter a opinião sobre o uso do filtro UV, comumente vou a praia com minha família e como gosto de registrar fotos e vídeos levo minha câmera DSLR para o uso, comprei a menos de um ano e agora penso na compra de um simples UV, para proteger a lente da areia e devidos toques em sua lente por parte de minha família, sei que seu uso pode remover qualidade da lente por isso pretendo usá-lo somente nestes momentos mais "arriscados", pensando nisso existem filtros sem marca (mais baratos) e com marca (Kenko e Hoya), o que seria melhor para este caso já que irei usar por poucos períodos? Kenko ou algum mais barato? Um parasol ajudaria? Desde já agradeço e um ótimo 2018.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2018, 15:14:00
Vc vai ter respostas diferentes, mas a maioria vai te dizer que não use o filtro. Eu acho que ele é útil em situações extremas como esta. Vc deve comprar das melhores marcas, para não interferir na imagem final. Destes que vc cita eu aconselho Hoya.
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2018, 15:15:00 por Bretas »


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2018, 15:54:09
Vc vai ter respostas diferentes, mas a maioria vai te dizer que não use o filtro. Eu acho que ele é útil em situações extremas como esta. Vc deve comprar das melhores marcas, para não interferir na imagem final. Destes que vc cita eu aconselho Hoya.

Mas só por uma questão de proteção do equipamento, né?

Os sensores mais atuais já não tem “uma filtro uv”, já não tem essa opção como defaut?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 01 de Janeiro de 2018, 16:46:16
Eu não usava, e não recomendava, até riscar minha 180mm, agora uso em todas, tenho Hoya e Kenko, não sei se são originais, paguei barato, e já fiz vários teste com e sem filtro, e não vi diferença na imagem, agora uso filtro em todas.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 01 de Janeiro de 2018, 17:33:20
Compre um polarizador.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2018, 02:01:30
Ou pode comprar um parassol para a lente. Costuma dar uma boa proteção para impactos físicos.


iapereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2018, 12:27:11
UV para riscos / pequenas avarias e sucesso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2018, 13:17:40
Compre um polarizador.

Polarizador tira de 1 a 2 pontos de luz. Pode não ser interessante, além de um de qualidade custar muito mais que um simples filtro de proteção.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2018, 13:29:26
Polarizador tira de 1 a 2 pontos de luz. Pode não ser interessante, além de um de qualidade custar muito mais que um simples filtro de proteção.

Pensei no uso na praia.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2018, 17:29:05
Olá Laura.
A utilização de filtros para proteção das lentes é bem polêmica, como já escreveram em uma resposta anterior.
Eu utilizo filtros de proteção em todas as minhas lentes, mas são filtros de proteção, não filtros UV. São filtros Hoya Protector Pro 1 Digital que (supostamente) deixam passar 99,7% da luz e que (supostamente) não alteram em nada nem a focagem automática nem a fotometria da câmera.
Estou muito satisfeito com esses filtros, porque realmente, depois que os coloquei nas lentes nunca mais precisei retirá-los: limpo os filtros mas não as lentes.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...