Autor Tópico: Lentes para iniciantes  (Lida 1768 vezes)

Suyane M

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Online: 14 de Janeiro de 2018, 10:35:34
Olá,
sou iniciante em fotografia e quero trocar minhas lentes do kit por uma melhor, tenho uma câmera Canon T6 e pretendo fotografar retratos e fotos de viagem, como paisagem e fotos de rua. Visando que não quero gastar muito numa lente logo agora no começo, estou entre a 40 mm f/2.8 e a 50mm f/1.8, qual delas seria melhor pra eu começar?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2018, 10:47:28
Bom, recomendaria que vc saisse um dia com sua lente do kit "travada" em 40mm e fotografasse o dia inteiro assim. Depois tirasse outro dia pra fotografar com ela "travada" em 50mm.


Após isso, é só ver qual DF mais te agrada. Agora, outra lente interessante pra se pensar a respeito é a 24mm pancake.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2018, 10:47:54 por Rafa_Meira »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2018, 10:58:37
Para viagens com uma cropada eu iria de EFS 24mm f2.8 STM.
Pequena, leve, nítida e oferece um angulo equivalente a 38mm em full frame, que é uma distância focal extremamente versátil.
Essa lente vai ser boa para fotografar paisagens e também para se usar em locais fechados como museus e restaurantes.
E por ela ser pequena, seguranças não vão implicar tanto de você entrar em locais que precisam de permissão para fotografar.

Se quiser uma lente com grande potencial de desfocar o fundo e fazer retratos, a EF 50mm f1.8 STM é uma boa opção, mas ela é equivalente a uma 80mm em full frame, ou seja, o quadro é mais fechado e não vai ser tão versátil quanto a 24mm para uma viagem.

A 40mm eu nem consideraria.
A 24mm ou a 50mm vão ser melhores pra você.


Suyane M

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2018, 11:05:35
Bom, recomendaria que vc saisse um dia com sua lente do kit "travada" em 40mm e fotografasse o dia inteiro assim. Depois tirasse outro dia pra fotografar com ela "travada" em 50mm.


Após isso, é só ver qual DF mais te agrada. Agora, outra lente interessante pra se pensar a respeito é a 24mm pancake.


Também é uma boa ideia, não havia pensado nisso! Muito obrigada.


Suyane M

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2018, 11:11:56
Para viagens com uma cropada eu iria de EFS 24mm f2.8 STM.
Pequena, leve, nítida e oferece um angulo equivalente a 38mm em full frame, que é uma distância focal extremamente versátil.
Essa lente vai ser boa para fotografar paisagens e também para se usar em locais fechados como museus e restaurantes.
E por ela ser pequena, seguranças não vão implicar tanto de você entrar em locais que precisam de permissão para fotografar.

Se quiser uma lente com grande potencial de desfocar o fundo e fazer retratos, a EF 50mm f1.8 STM é uma boa opção, mas ela é equivalente a uma 80mm em full frame, ou seja, o quadro é mais fechado e não vai ser tão versátil quanto a 24mm para uma viagem.

A 40mm eu nem consideraria.
A 24mm ou a 50mm vão ser melhores pra você.


A 24mm foi minha primeiro opção, mas infelizmente não tenho a opção de comprar no momento, mais pra frente quero compra-la também. Embora a 50mm tenha um bokeh lindo, vi resenhas que indicam que ela não se sai muito bem a f/ 1.8 e que ela te limita demais, não sei muito bem o que isso significa então fica meio receosa com ela.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2018, 11:23:48

A 24mm foi minha primeiro opção, mas infelizmente não tenho a opção de comprar no momento, mais pra frente quero compra-la também. Embora a 50mm tenha um bokeh lindo, vi resenhas que indicam que ela não se sai muito bem a f/ 1.8 e que ela te limita demais, não sei muito bem o que isso significa então fica meio receosa com ela.
Realmente a 50mm em f1.8 perde um pouco de qualidade, mas continua bastante usável.
Porém, se você colocar ela em f2.8, ela já fica com um desempenho similar a 40mm em f2.8, só perde nas bordas
Então não faz muito sentido pegar a 40mm... a distãncia focal entre as duas é muito parecida e com a 50mm você vai ter a opção de usá-la em f1.8 para conseguir mais desfoque ou mais luz quando estiver em ambientes pouco iluminados e também usá-la em f2.8 para conseguir mais qualidade de imagem e ficar equivalente a 40mm em f2.8.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2018, 11:55:35
A 50mm realmente perde nitidez em f/1.8 e chega no pico de nitidez apenas em f/4. Mas essa diferença eh mais perceptível em ampliações maiores. Se seu objetivo for fotos para web ou pequenas revelações,  essa perda de nitidez terá impacto menor.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2018, 12:25:22
Uma dúvida... Por qual motivo você não pode pegar a 24mm agora? Ela está mais barata que a 40mm na loja da Canon.
http://www.loja.canon.com.br/ef-s-24-f-28-stm/p


Suyane M

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2018, 12:50:26
Uma dúvida... Por qual motivo você não pode pegar a 24mm agora? Ela está mais barata que a 40mm na loja da Canon.
http://www.loja.canon.com.br/ef-s-24-f-28-stm/p


Pq na vdd eu comprei a 50mm numa loja, mas ela veio com defeito, para eu conseguir a 50mm só daqui mais de 10 dias uteis, sendo que precisava dela para antes disso, a loja me deu a opção de trocar por outra lente um pouco mais cara ou esperar esse prazo para me enviarem uma nova 50mm. Daí pensei em comprar a 24mm, mas advinha? estava fora de estoque, e passei a considerar a 40mm que dizem ser muito boa tbm. Uma coisa que me incomoda na 50mm é que o quadro dela é muito fechado. E tbm penso em tirar fotos infantis, não sei se ela seria boa opção, mas sempre me indicam ela. Eu to super na dúvida se espero pela 50mm ou se troco pela 40mm e qual das duas irá suprir melhor tudo que pretendo fazer.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2018, 13:03:24
A 50mm eh bem fechada e te  foco super lento (não sei se a versão STM esta melhor nesse quesito) . Não eh uma lente que recomendaria pra fotografar crianças.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2018, 14:50:23 por Rafa_Meira »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2018, 13:10:41
A 50mm eh bem fechada e te  foco super lento (não sei se a versão STM esta melhor nesse quesito) . Não eh uma lente que recomendaria pra fotografar crianças.
A STM melhorou muito a velocidade de foco. Super rápida.
Também melhorou bastante a qualidade de construção e de imagem.
Hoje em dia não vale mais tanto a pena pegar a 50mm f1.4 por exemplo, a diferença de qualidade ficou bem pequena.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2018, 16:58:55
Cara, depende do que você quer fazer e quantos temers/Bolsonaros você tem em carteira para comprar outra(s) lente(s).

Vendi minha 24 MM e 40 MM da Canon e estou com a Tamron 17-50 sem VC, uma baita lente; versátil e 2.8 em toda distancia 17-50