Autor Tópico: Ensaio de casal. Melhor horário?  (Lida 5186 vezes)

guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #15 Online: 11 de Janeiro de 2018, 10:08:08
Geralmente, entre 500 a 1000. Entrego entre 150 a 300, em média.

Faço por aí também :D
Último ensaio q eu fiz durou quase 4h, entre trocas de roupas e pausas pra tomar água e descansar

Mas quando casei, fui fazer meu pré lá em Campos do Jordão, e o ensaio durou umas 6h fácil...
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2018, 10:09:13 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Janeiro de 2018, 10:15:42
Faço por aí também :D
Último ensaio q eu fiz durou quase 4h, entre trocas de roupas e pausas pra tomar água e descansar

Mas quando casei, fui fazer meu pré lá em Campos do Jordão, e o ensaio durou umas 6h fácil...

Por ai. Faço 20 minutos de foto. Paro um pouco, tomo uma água, converso, ando, acho lugar novo, mais 20 minutos de fotos...
 :D


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #17 Online: 11 de Janeiro de 2018, 10:22:10
Pra essa época o por do sol em Campo Mourão é às 19h22. Sugiro que vc se programe pra chegar umas 17h30 e inicie o ensaio por volta de 18h. A melhor luz vai ser meia hora antes do sol se pôr (18h52) até quinze minutos a meia hora após o por do sol - esse tempo depende muito do local onde vc está fotografando, se é alto, baixo, em meio a prédios, árvores, etc. Sugiro arrumar uns amigos e testar antes de fazer o ensaio.
Também muito importante pra ter fotos boas é usar flash ou outra fonte artificial de luz. O flash é bom pq ele tem balanço de branco semelhante à luz do sol, não interfere muito com as tonalidades do final da tarde, que ficarão bem quentes.

Por exemplo, esse contra-luz sem flash não teria como fazer:

AK1_4063 by dpfMiguel, no Flickr

Abraço,

Miguel
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 11 de Janeiro de 2018, 11:39:25
Vcs fazem mais foto num ensaio do que eu em um casamento. :hysterical:

Minha média é 150 fotos, nunca passei de 300 fotos num ensaio.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #19 Online: 11 de Janeiro de 2018, 11:45:11
Vcs fazem mais foto num ensaio do que eu em um casamento. :hysterical:

Minha média é 150 fotos, nunca passei de 300 fotos num ensaio.

Pois é ... minha média é essa também, e 300 já me deixa meio "depre", parece que to clicando ao acaso.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Janeiro de 2018, 16:39:14
Pra essa época o por do sol em Campo Mourão é às 19h22. Sugiro que vc se programe pra chegar umas 17h30 e inicie o ensaio por volta de 18h. A melhor luz vai ser meia hora antes do sol se pôr (18h52) até quinze minutos a meia hora após o por do sol - esse tempo depende muito do local onde vc está fotografando, se é alto, baixo, em meio a prédios, árvores, etc. Sugiro arrumar uns amigos e testar antes de fazer o ensaio.
Também muito importante pra ter fotos boas é usar flash ou outra fonte artificial de luz. O flash é bom pq ele tem balanço de branco semelhante à luz do sol, não interfere muito com as tonalidades do final da tarde, que ficarão bem quentes.

Por exemplo, esse contra-luz sem flash não teria como fazer:

AK1_4063 by dpfMiguel, no Flickr

Abraço,

Miguel
Opa! Então é que eu vou fazer o ensaio numa cidade próxima daqui de Campo Mourão...
Penso em levar todos meus apetrechos ^^

Pior que eu estou meio enferrujado...já faz 2 anos que não faço um ensaio pra valer hehhe.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 11 de Janeiro de 2018, 16:41:53
Pois é ... minha média é essa também, e 300 já me deixa meio "depre", parece que to clicando ao acaso.

É bastante mesmo em?!

Acho que vai ser por ai mesmo...umas 2 horas....eu quero fazer bem tranquilo...o duro que isso gasta muita energia heheeh.
Ia ser legal ficar até a noitinha, mas eu terei que pegar estrada, eu não queria pegar no escuro, apesar que eu não ligo muito para isso (e o carro tem faróis hehhe)


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #22 Online: 12 de Janeiro de 2018, 01:40:32
Nesta época do verão marco sempre de manhã e bem cedo. Aqui, além da luz da manhã ser melhor do que a luz da tarde (o pôr do sol é alto, atrás de morros), o calor é escaldante. Então, marco tão cedo quanto as pessoas consigam acordar e se arrumar para a sessão de fotos.
Neste próximo domingo irei fotografar uma gestante. Marcamos o início para às 6:30 da manhã.
Detalhe: o nascer do sol será às 6:25.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 12 de Janeiro de 2018, 07:44:50
Nesta época do verão marco sempre de manhã e bem cedo. Aqui, além da luz da manhã ser melhor do que a luz da tarde (o pôr do sol é alto, atrás de morros), o calor é escaldante. Então, marco tão cedo quanto as pessoas consigam acordar e se arrumar para a sessão de fotos.
Neste próximo domingo irei fotografar uma gestante. Marcamos o início para às 6:30 da manhã.
Detalhe: o nascer do sol será às 6:25.

É uma boa, mas raramente consigo marcar de manhã.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 16 de Janeiro de 2018, 05:56:33
Agradeço as sugestões de todos. Desculpa não citar um por um. Eu não ando muito bem ;/


Por enquanto o ensaio está enrrolado e o tempo não ajuda muito. Se vai dar certo ou não, eu não sei. O equipamento já estava todo preparado, mas......


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Janeiro de 2018, 08:46:51
Agradeço as sugestões de todos. Desculpa não citar um por um. Eu não ando muito bem ;/


Por enquanto o ensaio está enrrolado e o tempo não ajuda muito. Se vai dar certo ou não, eu não sei. O equipamento já estava todo preparado, mas......

Boa sorte ai parceiro, se for com chuva, nublado sol forte ou de tardinha o resultado só depende de você.
Eu já fiz de tudo um pouco, só falta alguém topar fazer um debaixo de chuva mesmo...é um sonho meu...kkk
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 16 de Janeiro de 2018, 11:34:36
só falta alguém topar fazer um debaixo de chuva mesmo...é um sonho meu...kkk


x2
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 16 de Janeiro de 2018, 18:59:41
Boa sorte ai parceiro, se for com chuva, nublado sol forte ou de tardinha o resultado só depende de você.
Eu já fiz de tudo um pouco, só falta alguém topar fazer um debaixo de chuva mesmo...é um sonho meu...kkk
Obrigado Pablo!
Pra falar que nunca fiz nada na chuva, já fiz um ensaio, só que com duas irmãs. Foi o meu primeiro ensaio. Até que ficou bem legal :)


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #28 Online: 29 de Janeiro de 2018, 11:36:09
Não faço mais ensaios externos, mas são muito divertidos de se fazer.

Então, vou falar a real do que eu acho...

Considero que um bom horário para externos depende do clima!

Se o tempo está nublado, as luzes ficam suaves, então qualquer hora do dia serve.

Se está muito Sol, fazer ensaio antes das 15 horas fica complicado. A regra que eu sigo é sempre observar a luz do Sol - se ela está puxando para branco, teremos luzes duras. Mesmo que se use um flash para iluminar as áreas de sombra dos modelos, não gosto da temperatura de cor que fica. Claro que dá pra regular isso na câmera ou na pós-produção, mas é trabalho desnecessário.

Agora quando o Sol começa a ficar em tons laranja ou dourado é a hora perfeita pra ensaio externo. E isso só rola à tarde, dependendo da região, fuso-horário, etc. Tem regiões que isso começa acontecer a partir das 16 horas. Aqui em São Paulo, por exemplo, no horário de verão a partir das 17 horas.

No tocante à duração do ensaio, é no máximo 90 minutos com uma troca de roupa e de maquiagem para caso de mulheres. Pegando, por exemplo, um ensaio as 17 horas, dá pra ir até 18:30 que normalmente tem a hora dourada rs.