Autor Tópico: Fotografia noturna  (Lida 1222 vezes)

Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Janeiro de 2007, 13:30:51
Amigos foristas,

   Já me cadasteri há algum tempo, mas só agora resolvi participar. Meu nome é Alexandre, sou do Rio de Janeiro e fotografo por amor a esta arte há dois anos!
Gostaria da ajuda de vcs para tirar uma dúvida. Para fotografia noturna qual seria a melhor mídia, filme ou digital?! Desde já agradeço a todos pela boa vontade e ajuda!
Abs
Alexandre Paradela


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2007, 13:49:20
Por questão de praticidade, eu acredito que uma Digital com bom ISO seria mais segura e versátil que o filme.
Quanto qualidade final, não tenho conhecimento específico sobre películas para comparar.

Então, reforçando, com a Digital vc arriscar mais. E em fotos noturnas variar os tempos e aberturas é importante.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2007, 14:50:45
Concordo com o LuizNdo!!!

Com a digital vc já ve o resultado na hora, se precisar tirar outra nao precisa voltar para o local, ja tira na hora mesmo, e o mais importante, sem nenhum custo extra!!! ehehehe

Sem contar que vc nao tem o trabalho de ficar anotando tudo o que fez em cada foto, é só chegar em casa e ver o "exif", e ai tirar as suas conclusoes de qual combinação "velocida/abertura/iso" se encaixa melhor na tua necessidade...

Quando tirar algumas, posta ai pra gente!!!

Abraçooooo
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


frost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2007, 18:39:08
Deve-se lembrar, porém, que nas digitais há acumulação de ruído com o aumento do tempo de exposição, o que não ocorrerá no filme, assim, se a idéia é deixar muitos minutos ou horas de exposição, o filme se sai melhor.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2007, 18:39:36 por frost »


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2007, 19:39:08
Pois é, chegamos onde eu queria, é exatamente a qualidade da imagem que me preocupa. Não me importo tanto com a praticidade da digital e sim, com a qualidade de imagem da foto. No momento estou com uma digital compacta, canon g5, mas pretendo passar pra dslr assim que possível... Uma coisa que me deixa frustrado na imagem digital, quando o disparo é noturno, é que em vários casos que vejo na net, são a aparição de luzes azuladas em pontos luminosos! Não me lembro o nome exato desse problema, mas sei que não é um "privilégio" das compactas digitais!
Enfim, aguardo mais esclarecimentos dos amigos do forum e agradeço aos que já estão ajudando.
Abs
Alexandre Paradela


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2007, 20:07:29
Tanto faz digital ou filme, mas no MEU caso prefiro sempre usar tripé e exposição acima de 1 segundo.
Abraços,
 
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2007, 22:22:15
Mais ninguém?!?!
Alexandre Paradela


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2007, 09:50:26
Paradela,

Acredito que as luzes azuladas nos pontos luminosos que citou, seja em decorrência de Aberração Cromática. Isso varia de acordo com a qualidade das lentes utilizadas, não do suporte (filme/sensor).

Se não me engano essa aberração específica é chamada de Purple Fringing, causando uma aura azul-violeta nas áreas brancas muito iluminadas.

Questão da lente.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


RKern

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2007, 20:26:14
Os "defeitos" nas lentes de reflexões internas que germa estes problemas são MUITO acentuados nas digitais.

No final d alente temos o filtro que recobre o sensor, altamente refletivo. Nas de filme isto diminui muito, devido as caracteristicas menos refletivas da película.

Por isto nas lentes ditas para 'digital" a necessidade de maior acuidade e qualidad eno revestimento do coating para evitar este problema.

Se optar por digital, melhore as lentes. Como já dito, se for para exposições mais prolongadas (tipo mais que 1 minuto), use filme, ainda imbatível, devido ao grande ruído que será gerado nos sensores eletônicos.

Att., Ricardo.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2007, 04:14:56
Acho que o melhor jeito é testar as duas mídias para o que se quer fazer. Eu acho o resultado com filme mais "orgânico". Fotos com filme e escaneadas costumam ser mais tolerantes ao sharpen do que as fotos digitais.

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Janeiro de 2007, 22:53:01
Pois é, acho que o jeito será fazer testes e mais teste para saber a resposta certa. Valeu a todos pela a atenção e até a próxima!
Abs
Alexandre Paradela