Dentro do Estúdio, usamos o Focal Plane. O Leaf Shutter é para situações externas sob o Sol. A Fotografia publicitária e a de "capa de revista" sempre usa Flash para criar tons degradê na pele.
O Médio Formato só se mantém por causa disso.
Interessante!
O problema é que não vejo esta
Fuji como câmera para estúdio...
Já tínhamos 50Mpix na Canon desde 2015... para que pagar 10x mais na MF ?
Pixel gordo ? Tb não pq:
O amor internautico pelo pixel gordo para pegar mais luz em ISO alto cai por terra porque a fotografia de estúdio e "capa de revista" é ISO 100.
Logo, se não é Mpix e não é pixel gordo e ISOs malucos, e nem Mpix, então... é Leaf Shutter...
É uma conclusão lógica... não há como ignorar o fato.
Ok
Entendí. Como não trabalho com fotografia (e nunca visitei um estúdio fotográfico
) estava pensando mesmo no uso da câmera em lugares fechados, somente com a iluminação local, seja natural ou artificial. Estava pensando em: teatros; igrejas e museus, lugares onde o uso de
flash é proibido. Também penso em fotografia de rua ou em lugares abertos porém durante a noite (paisagem e arquitetura urbana noturna). Não se usa
flash neste tipo de fotografia, embora possa, às vezes, usar tripé...
Porém, o uso de tripé em viagens não é uma opção para mim pois quando viajo, seja a trabalho ou de férias, carrego o mínimo de bagagem comigo de modo a evitar despachar. As companhias aéreas, por questões de
security não costumam ser tolerantes com tripés, monopés e assemelhados, uma vez que poderiam ser usados como arma! Teria que despachar... Se não precisar deslocar-me de avião, Ok
; não vejo problemas em usar tripé!
Mas, é sempre bom lembrar que também é proibido usar tripé / monopé em museus, igrejas etc... Dai a importância (para mim) do “ISO maluco”, do “pixel gordo” etc...
No caso dos “MP”, penso que com o Médio Formato é possível combinar uma grande quantidade de “pixels gordos” e um ISO mais elevado!
Tem a questão do enquadramento... não citei...
e o desfoque mas, este me parece que possa ser imitado por lentes dos 35mm de maior abertura (mas nunca testei isso de fato...pq tem que ver a perda de definição nestas aberturas largas versus a perda de definição nas aberturas largas do MF...é complexo)
Penso que você “matou” a questão aqui
Pois eu vejo a
GFX-50Rcomo câmera “de rua”, não de estúdio e o seu raciocínio pareceu confirmar isto. É a questão do “desfoque” do fundo e daquela sensação visual de que o assunto principal (que está em foco) parece “saltar” da foto! Vejo mais este efeito em fotos feitas com câmeras / lentes de médio formato, porém já vi também em fotos tiradas com teleobjetivas claras em câmeras 35mm e até mesmo
APS-C.
Posso estar escrevendo uma tremenda bobagem aqui e, fique à vontade para corrigir-me
Grato pelas respostas
Tenho muito que aprender ainda