Autor Tópico: Uma foto em 6x9  (Lida 11734 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 17 de Fevereiro de 2019, 16:57:39
Não dá para saber se o grão é do filme ou não sem por o filme em uma mesa de luz e examinar com uma boa lupa.
Tem um monte de coisas que podem causar grão, como por exemplo, o revelador em temperatura errada ou em concentração inadequada. Por exemplo, se o revelador estiver fraco e se aumentarem a temperatura e o tempo para compensar, aí esculhamba tudo, muda grão, contraste... Fora isso existem reveladores que dão mais grão ou menos.

Descartado o grão no filme, aí pode pensar em correr atrás do problema na etapa de digitalização e da pós.

Olhando a imagem na ampliação mais alta do Flickr, me parece que a película ou está suja ou danificada. Tem muita cara de problema na emulsão. Novamente tem que ver em uma mesa de luz, a primeira vista não tem grão nenhum.

Apesar de vc estar certo em tudo o que disse, nada aumenta o tamanho do grao. Vendo a foto o grao parece enorme para uma foto 6x9, e nem a forma parece de grao, parece sujeira, desgaste, algo ocorrido na pos edicao, etc. Ou como dito, filme vencido mesmo.


Para mim esses pontos brancos não tem nada a ver com grão. Tenho um monte de fotos feitas com o Ektar 100 e é muito raro ver esse tipo de coisa. Por isso que acho que pode ser deterioração da emulsão.


Aqui tem uma feita com o Ektar 100 na Voigltander Perkeo (objetiva Vaskar)
https://www.flickr.com/photos/groorj/13788912513/sizes/k/

Eh exatamente isso.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2019, 16:59:32 por C R O I X »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 17 de Fevereiro de 2019, 17:31:12

"Apesar de vc estar certo em tudo o que disse, nada aumenta o tamanho do grao."

Como assim nada aumenta o tamanho do grão ?

O grão pode ser visivelmente aumentado através de processo químico. Basta ver um push processing ou usar o revelador em temperaturas mais altas, como 25-26 graus ou revalar por mais tempo que o normal para o filme.

Isso é parte da cinética química. Baixas temperaturas = reação mais lenta

Reveladores diferentes podem dar granulação totalmente diferente, já fiz centenas de experiencias assim com Rodinal, D72, D23, HC110, ID11, Microphen, Caffenol ...


E realmente isso na foto não é grão. Definitivamente não.


« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2019, 17:33:29 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 17 de Fevereiro de 2019, 18:38:53
"Apesar de vc estar certo em tudo o que disse, nada aumenta o tamanho do grao."

Como assim nada aumenta o tamanho do grão ?

O grão pode ser visivelmente aumentado através de processo químico. Basta ver um push processing ou usar o revelador em temperaturas mais altas, como 25-26 graus ou revalar por mais tempo que o normal para o filme.

Isso é parte da cinética química. Baixas temperaturas = reação mais lenta

Reveladores diferentes podem dar granulação totalmente diferente, já fiz centenas de experiencias assim com Rodinal, D72, D23, HC110, ID11, Microphen, Caffenol ...


E realmente isso na foto não é grão. Definitivamente não.

Nao no tamanho que esta nessa foto 6x9 se fosse grao. Nunca vi grao desse tamanho a nao ser em fotos  de formatos menores.

Nem o meu fixador usado por 5 meses constantemente com crostas de pratas formando no fundo da garrafa consegue deixar grao desse tamanho nas minhas fotos.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2019, 18:44:49 por C R O I X »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 17 de Fevereiro de 2019, 23:00:30
Nao no tamanho que esta nessa foto 6x9 se fosse grao. Nunca vi grao desse tamanho a nao ser em fotos  de formatos menores.

Nem o meu fixador usado por 5 meses constantemente com crostas de pratas formando no fundo da garrafa consegue deixar grao desse tamanho nas minhas fotos.

Ok entendi o que quis dizer.