Autor Tópico: Como conseguir esse efeito da nova fotógrafa famosinha nos EUA?  (Lida 4990 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 25 de Janeiro de 2018, 20:56:52
Quando precisa mostrar o currículo para justificar uma foto, é porque deu ruim.

Eu acho curriculo importante para saber se ha mais coisas que eu preciso saber sobre o trabalho da pessoa.

Por exemplo, se um ator the um Globo de Ouro ou Oscar eu posso ir atras para saber as qualidades que lhe renderam tais premios. Qualidades que eu sozinho nao vi et o momento ou jamais veria por mim mesmo, mas o fato de eu nao ter visto por mim nao significa que tal qualidade nao exista.

Outro exemplo, esses dias eu estava vendo uma palestra do Jordan Peterson falando de pessoas "concordantes e descordantes". Se eu ouvir a mesma coisa de alguem que eu nao saiba o "background", soa como mero achismo. Mas vindo de alguem que eu sei que eh um psicanalista clinico com PHD e anos de experiencias praticas, isso indica que ele tem bases para dizer tal coisa e abendo isso eu posso procurar quais saos tais bases.

Curriculo ajuda e muito a entender o que alguem faz.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 25 de Janeiro de 2018, 21:15:21
Ichh.. O tópico descambou.. E foi pro caminho errado, no meu entendimento.  :no:

Nós fotógrafos temos uma péssima mania de julgar o trabalho de colegas sem qualquer conhecimento de causa. Mesmo quando isso não nos é solicitado..

O tópico tratava de um dúvida sobre o "tratamento" ou visual que a fotógrafa dá às suas imagens.
Virou um questionamento sobre a capacidade técnica dela  :ponder:.

Mas quem aqui conhece efetivamente o trabalho dela? Além do que está no site dela.
E fora isso, quem entende o objetivo dela com a ARTE que ela expõe?

Vejo com muita preocupação essa tendencia atual de JULGAR O ALHEIO. Principalmente quando ela penetra em nichos da sociedade que deveriam estar imunes à critica execradora, destrutiva.
Artistas, pensadores, cientistas são indivíduos que tem a crítica enraizada nas suas atividades. Mas essa crítica deve ser analítica e nada mais. Não pode vir acompanhada de um carimbo de ACEITO ou NÃO ACEITO.. Deixemos isso para os burocratas quadrados... Ou pros críticos de arte, que pelo jeito gostam da moça.

Desculpe o desabafo aí galera - off topic, eu sei. Mas isso também me serve de exercício de autocrítica.

Nao deve pedir desculpas. Eh algo que eh preciso ser dito toda vez que precisar.

Lembra o meu irmao que sempre interrompe o que eu estou dizendo para me transmitir alguma aprovacao ou desaprovacao de algum aspecto de algo que eu esteja narrando. Muitas vezes de sobre o que nao tem realmente relevancia para o que eu estou narrando. E parece que para ele, julgar e transmitir o julgamento dele eh mais importante do que meramente ouvir e entender o que estou dizendo.