Autor Tópico: Como conseguir esse efeito da nova fotógrafa famosinha nos EUA?  (Lida 4961 vezes)

pedrotofani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Alguém sabe me dizer como ela chega nesse resultado nas fotos? Já pesquisei e ela usa bastante filme, mas como ela consegue esses "brilhos" nos pontos de luz, e essas luzes saturadas mais estouradas. Sei que é muito iluminação também, mas Alguma ideia de qual câmera ou filme ela usa? Ou de como chegar próximo desse resultado na edição? Obrigado.








(essa luz vermelha na lateral do rosto por exemplo.)


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2018, 08:39:25
A estrela nos pontos luminosos pode ser obtida com um filtro "star":

https://cn03403056.en.ec21.com/Camera_Star_Filter_62mm_Star--5902565_6657903.html

Já a iluminação vermelha é da luz. Se vc fotografar com um flash, por exemplo, pode colocar um gel da cor que quiser, mudando a luz dele pra essa cor. Esse efeito também pode surgir naturalmente, se vc tiver uma fonte de luz que puxe pra uma cor:
hdr 170922_215034 by dpfMiguel, no Flickr
Nessa foto, o cantor está de costas para uma TV Led, que gera essa iluminação azulada, em contraste com a iluminação mais quente do bar. Mudando o balanço de brancos você muda também as cores predominantes em cada luz.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2018, 09:08:43
E o resto é tratamento.....


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2018, 20:51:43
Por curiosidade:  Quem é a fotógrafa?

Concordo com a ideia do filtro "star".

Mas será que essas cores não de revelação cruzada?

Uma das imagens parece ter parte da foto "velada". 




fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2018, 08:42:17
Compra uma lomography dessas descartáveis e coloca umas linhas de anzol na frente para fazer o efeito de estrela. basicamente é isso.
Outra solução é com uma DSLR filtro estrela e mexer na calibração da câmera no LR.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2018, 09:15:25



http://www.petracollins.com


Muito obrigado pelo link!


Pelo que encontrei nas entrevistas dela, as imagens foram feitas apenas com filme mesmo. Digital, pelo visto, apenas quando faz videos.





Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2018, 09:51:33

Dá a entender, pelas entrevistas, que a tendência dela é não manipular as imagens.


Essa aparência de estrela pode ser conseguida com o filtro "star" (é possivel adquirir filtros que produzam um número de "pontas").


Porém, se a idéia dela é manter a fidelidade na aquisição da imagem, talvez ela não utilize filtros rosqueados na objetiva.


Uma outra forma de conseguir essas "estrelas" é reduzindo a abertura (o "f").


Os brancos "estourados", imagino que sejam parte da ideia de não manipular a imagem. Com digital, talvez um HDR resolvesse. Com filme, sem manipulação, o branco "estourou" para que o restante da imagem não ficasse escura.


Não há a possibilidade de fazer o balanço de branco e modificar a imagem de acordo com a luz. A temperatura de cor é fixa, para cada filme.
Para corrigir, seria necessário fazer a medição da temperatura da luz e depois, acoplar um filtro de correção na frente da objetiva.


E talvez isso seja contrário a proposta da fotógrafa.


Confesso não ter idéia do equipamento utilizado ou do filme.


Quando vi as imagens pela primeira vez, pensei de cara em uma camera de lomografia e processamento cruzado (negativo revelado com quimicos para slide). Mas depois de ler um pouco sobre a fotografa e observar outras imagens, me pareceu menos provável.





Alguém sabe me dizer como ela chega nesse resultado nas fotos? Já pesquisei e ela usa bastante filme, mas como ela consegue esses "brilhos" nos pontos de luz, e essas luzes saturadas mais estouradas. Sei que é muito iluminação também, mas Alguma ideia de qual câmera ou filme ela usa? Ou de como chegar próximo desse resultado na edição? Obrigado.








(essa luz vermelha na lateral do rosto por exemplo.)


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2018, 09:55:53
Algo que achei muito curioso, em uma das reportagens, são os dados sobre os NOVOS USUÁRIOS de filme.


São fotógrafos mais jovens (a principio, faria mais sentido que fossem fotógrafos mais velhos, tendo ataques de nostalgia).


Esse dado é bastante intrigante, principalmente porque parece haver um interesse CRESCENTE de outras "mídias ultrapassadas".


Bizarro, não???


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2018, 10:44:02
Algo que achei muito curioso, em uma das reportagens, são os dados sobre os NOVOS USUÁRIOS de filme.


São fotógrafos mais jovens (a principio, faria mais sentido que fossem fotógrafos mais velhos, tendo ataques de nostalgia).


Esse dado é bastante intrigante, principalmente porque parece haver um interesse CRESCENTE de outras "mídias ultrapassadas".


Bizarro, não???


Os jovens gostam de complicar a vida não? então pra que ter uma coisa fácil se a difícil é mais legal? "o fácil perde a graça fácil"
até eu que não sou tão jovem assim tenho crises assim as vezes  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2018, 12:34:18
Sobre como fazer acho que já foi tudo falado, né?
Embora não tenha gostado muito do estilo de imagens dela, acho uma virtude o fato de um jovem retornar às tecnologias "ultrapassadas".
Ela tem a arte dela, isso é inegável.
E a moda retrô vem como uma forma de charme, até um status mais "cool".
Vejo muito isso ligado a artistas jovens.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2018, 12:34:32 por nandoespinosa »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2018, 18:30:25
Algo que achei muito curioso, em uma das reportagens, são os dados sobre os NOVOS USUÁRIOS de filme.


São fotógrafos mais jovens (a principio, faria mais sentido que fossem fotógrafos mais velhos, tendo ataques de nostalgia).


Esse dado é bastante intrigante, principalmente porque parece haver um interesse CRESCENTE de outras "mídias ultrapassadas".


Bizarro, não???


Na verdade nao eh nada bizarro.


Fotografos da epoca do filme que migraram para digital em sua grande vasta maioria nao querem saber de fotografia de filme, pq eles cresceram e trabalharam boa parte da vida com filme nao por opicao, A fotografia digital significa para eles nao precisar mais ter todo o trabalho que a fotografia de filme da. Para eles a fotografia digital eh a novidade que os fazem explorar um mundo de possibilidades novas e diferentes.


Ja a geracao mais nova cresceu e fotografou a maior parte da vida com digital.  fotografia de filme eh a novidade que os fazem explorar um mundo de novas possibilidades e diferencas.


Todo fotografo de filme dedicado que se prese tem um jogo de filtro Cokin. Ate mesmo para fotofrafia digital eh muito mais pratico usar filtro em certos casos, como escurecer o ceu em fotos de paisagens, ou amciar pele e cabelos em retratos, do que ficar criando tais efeitos em pos edicao.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2018, 19:02:54
Filtro eh melhor que photoshop:










[size=78%]















[/size]


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2018, 11:17:57
Sério que alguém achou essas fotos bonitas um tiquinho que seja?

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2018, 11:25:23
Sério que alguém achou essas fotos bonitas um tiquinho que seja?

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Não sei o que acham dela aqui no fórum, mas ela já fez exposições no Tate e no Moma:

http://www.petracollins.com/cv/

Acho que aqui não tem ninguém com currículo comparável...