Autor Tópico: Smartphone com Focus Peaking  (Lida 9152 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Janeiro de 2018, 13:59:03


Por esses dias comprei um LG V20 para substituir um LG G4, que tinha uma camera que julgo excelente (abertura gde, raw, todos os controles manuais etc..).
O V20 tem alguns extras em termos de camera e recursos gerais (é top de linha de 2016 da LG), mas um deles me chamou a atenção: tem focus peaking (em foco manual), além do focus tracking. O foco manual já é bem util em astrofotografia  pela possiblidade de fixar o infinito, mas o peaking acho super interessante para usar em macro e conferir a exata área em foco, valido também para distancias maiores..
Um amigo tem o iphone X 256gb e tb o LG V20. Segundo ele o iphone nao tem focus peaking nem foco manual, somente trava a posiçao de foco. Tenho curiosidade em saber quais outros smartphones tem focus peaking.
Na maioria dos reviews esse recurso sequer é mencionado, o que é natural, já que a maioria, como o DXOMark faz seus comparativos de smartphones exclusivamente no modo automático. Então os recursos de maior potencial nao sao explorados (raw, controles manuais), porque o resultado final considera principalmente as saídas prontas em jpg que dependem muito do processamento da imagem no aparelho. Compreensível porque a maioria dos usuários nao tem noçao de como se aproveitar do modo manual..


Para quem tiver curiosidade de conhecer as qualidades da camera do V20:

https://www.phonearena.com/news/Use-these-LG-V20-camera-tips-and-tricks-to-shoot-the-best-photos-youve-ever-taken_id87903





« Última modificação: 16 de Janeiro de 2018, 14:00:43 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


marcribe

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2018, 14:11:41
A do Samsung S8 tem.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2018, 14:32:12
A do Samsung S8 tem.

Bom saber, também nao tinha lido nada a respeito.
Mas acho que o V20 foi pioneiro, o Samsung S8 é de 2017 e  LG V20 de 2016.. Provavelmente a Samsung lançou o recurso para nao ficar atrás na concorrência :D
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2018, 14:39:24 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2018, 08:22:52
Tenho um note 8 e tem também, mas as fotos feitas em automático no Note8 ficam melhores que as feitas em manual, talvez por isso o iPhone não permita controle total manual em seus aparelhos.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2018, 11:22:26
Interessante a função. Não conhecia em smartphones também...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2018, 12:33:37
Tenho um note 8 e tem também, mas as fotos feitas em automático no Note8 ficam melhores que as feitas em manual, talvez por isso o iPhone não permita controle total manual em seus aparelhos.


Voce se refere ao foco, que fica melhor no modo  automático, ou  ao resultado geral da imagem?  Se for no geral, saída em jpg, seguramente o resultado final tende a  ficar, de inicio, melhor que no manual, que depende de ajustes do usuário, pois os algoritimos e processadores dos smartphones top sao muito eficientes.  Parece-me (nao sei ao certo), q qdo em modo manual a imagem padrão é raw para ser devidamente ajustada no modo manual para, só então, dar saída em jpg (caso seja essa a opçao configurada) o que explicaria a qualidade inferior da saída jpg do aparelho, pois dificilmente o usuário faria tantos ajustes e correçoes no aparelho, como faz o sistema. Deve ocorrer diferente se estiver configurado para saída em Raw,  o usuário for experiente e souber tratar adequadamente a imagem  no computador, então a probabilidade de um resultado melhor é bem maior. Note que eu disse probabilidade, nao certeza rs.., ou seja, mesmo um raw bem tratado no pós,  pode nao ficar tão bom qto um jpg do aparelho.

Se o automático melhor que vc mencionou refere-se ao Auto Foco, as coisas mudam de figura. O foco manual com o peaking supre algumas situaçoes que o AF nao funciona ou funciona mal, pouca luz,  por exemplo. Em macro também é  super util por permitir delimitar exatamente a área de foco, o mesmo em distancias maiores. O AF é muito mais prático, sem duvida, mas o manual  oferecer resultado pior, ou seja, impreciso, só se for bug ou defeito no aparelho.

Qto ao iphone nao permitir foco manual (o que nao tenho certeza em qual, ou quais modelos), pode ter a ver com a conjectura que fiz anteriormente..
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2018, 12:53:27 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2018, 13:21:31

Voce se refere ao foco, que fica melhor no modo  automático, ou  ao resultado geral da imagem?  Se for no geral, saída em jpg, seguramente o resultado final tende a  ficar, de inicio, melhor que no manual, que depende de ajustes do usuário, pois os algoritimos e processadores dos smartphones top sao muito eficientes.  Parece-me (nao sei ao certo), q qdo em modo manual a imagem padrão é raw para ser devidamente ajustada no modo manual para, só então, dar saída em jpg (caso seja essa a opçao configurada) o que explicaria a qualidade inferior da saída jpg do aparelho, pois dificilmente o usuário faria tantos ajustes e correçoes no aparelho, como faz o sistema. Deve ocorrer diferente se estiver configurado para saída em Raw,  o usuário for experiente e souber tratar adequadamente a imagem  no computador, então a probabilidade de um resultado melhor é bem maior. Note que eu disse probabilidade, nao certeza rs.., ou seja, mesmo um raw bem tratado no pós,  pode nao ficar tão bom qto um jpg do aparelho.

Se o automático melhor que vc mencionou refere-se ao Auto Foco, as coisas mudam de figura. O foco manual com o peaking supre algumas situaçoes que o AF nao funciona ou funciona mal, pouca luz,  por exemplo. Em macro também é  super util por permitir delimitar exatamente a área de foco, o mesmo em distancias maiores. O AF é muito mais prático, sem duvida, mas o manual  oferecer resultado pior, ou seja, impreciso, só se for bug ou defeito no aparelho.

Qto ao iphone nao permitir foco manual (o que nao tenho certeza em qual, ou quais modelos), pode ter a ver com a conjectura que fiz anteriormente..
No Note8 o software faz uma série de ajustes  na foto final que será mostrada pra você, no RAW (que também tem extensão jpeg) esses ajustes não são feitos.

Abaixo estão duas fotos, uma jpeg e outra manual em RAW tratado.

A primeira mostra menos ruído que a segunda que foi em RAW.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2018, 13:22:28 por cfcsosa »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2018, 15:33:32
No Note8 o software faz uma série de ajustes  na foto final que será mostrada pra você, no RAW (que também tem extensão jpeg) esses ajustes não são feitos.

Abaixo estão duas fotos, uma jpeg e outra manual em RAW tratado.

A primeira mostra menos ruído que a segunda que foi em RAW.


Raw com extensão .jpeg? que magia negra é essa pro pessoal que achava que RAW não era foto???  8-)
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2018, 17:18:08

Raw com extensão .jpeg? que magia negra é essa pro pessoal que achava que RAW não era foto???  8-)
É assim que geram no Note 8, mas o tamanho da foto sai de 5mb pra 25mb.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2018, 18:00:51
É assim que geram no Note 8, mas o tamanho da foto sai de 5mb pra 25mb.


Sim já venho observado isso já faz um tempo. Parece que estão encapsulando mais e mais informações no jpg. Algo que será como neste caso usado por programas específicos. Sem perder a compatibilidade do jpg.
Acho que isso dá até um tópico dedicado. Pois pelo que ando vendo muitos jpgs de 8MP tem tamanhos de 18 20 mb. O meu z2 que nem modo manual tem quando usado no modo de qualidade guarda jpgs de 25 mb. E parece que LR usa essa quantidade de informações a mais pois consigo fazer um bom ajuste de dr.
Uma boa opção intermediária aos raws proprietários.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2018, 23:41:35

Sim já venho observado isso já faz um tempo. Parece que estão encapsulando mais e mais informações no jpg. Algo que será como neste caso usado por programas específicos. Sem perder a compatibilidade do jpg.
Acho que isso dá até um tópico dedicado. Pois pelo que ando vendo muitos jpgs de 8MP tem tamanhos de 18 20 mb. O meu z2 que nem modo manual tem quando usado no modo de qualidade guarda jpgs de 25 mb. E parece que LR usa essa quantidade de informações a mais pois consigo fazer um bom ajuste de dr.
Uma boa opção intermediária aos raws proprietários.
Eu estou impressionado com o alcance dinâmico desse celular.



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2018, 07:38:21
Eu estou impressionado com o alcance dinâmico desse celular.



Off topic.
E eu já to impressionado com você conseguir fazer fotos na praia do Rio de Janeiro no por do sol e seu celular estar com você pra contar a história kkkkk.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


marcribe

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2018, 09:18:06
É assim que geram no Note 8, mas o tamanho da foto sai de 5mb pra 25mb.
No app original de câmera do S8 os arquivos são gravados separadamente, um JPG e um DNG.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2018, 11:51:24
No app original de câmera do S8 os arquivos são gravados separadamente, um JPG e um DNG.
Que estranho, porque aqui saíram dois JPEGS, um pequeno e um enorme.

Ah! E só no modo PRO que gera Jpeg .


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2018, 11:53:46
Off topic.
E eu já to impressionado com você conseguir fazer fotos na praia do Rio de Janeiro no por do sol e seu celular estar com você pra contar a história kkkkk.
Eu fotógrafo até com X-T2. As pessoas tem medo demais, quem não mete a cara não fotografa.