Autor Tópico: Polêmica do 1 Slot para cartão - Resultado de pesquisa entre fotógrafos  (Lida 2861 vezes)

Humberto Yoji

• Trade Count: (23)
  • Referência
    • Humberto Yoji - fotógrafo
O lance da discussão e da enquete aqui não é sobre o que é mais confiável (mais cartões é mais confiável), mas sim pela necessidade (verificável) desta confiabilidade a mais.

Da mesma forma, podemos discutir a necessidade de levar câmera reserva pra um evento. Que é mais seguro é óbvio, mas é realmente necessário? Em todo meu tempo de profissional, só tive uma câmera uma única vez que deu problema (ou seja, tive 3x mais problemas com cartão do que com câmera). A maioria dos profissionais que conheço nunca teve problema com a câmera, mas nenhum deles é doido de ir prum evento sem câmera reserva. Da mesma forma, 3 câmeras são mais confiáveis que 2, mas não conheço nenhum profissional que leva 2 câmeras reservas prum evento...

Qual é o ponto onde se pode dizer que um cartão é suficientemente confiável? Não é uma pergunta retórica, é pra discussão, mesmo.

Impossível saber. Mas eu sempre prefiro ter uma redundância de tudo o que levo prum evento. Já tive minhas experiências de falhas com cartão e prefiro nunca mais passar por isso.

Lindsay

• Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
Boa discussão... Tópico interessante.
Vou passar meu relato:
Tive uma vez problema de gravação em um cartão. Perdi quase todas as fotos de uma única coreografia, no MEIO de um espetáculo de 30 coreografias. Trabalhava com a 80D na época, que tem slot único.
Sandisk Extreme Pro, comprado em loja confiável.
Nunca vou saber o que aconteceu. Não mexi no cartão, na bateria, sequer desliguei a câmera ou troquei de lente.
A Sandisk trocou o cartão sem problemas. Mas aquelas fotos não voltarão.
A partir disso resolvi buscar o investimento em uma câmera com 2 slots.
Sinto diferença na velocidade do buffer. Um pouco pela câmera, outro pouco por usar RAW+JPG em cartões separados. Acho que esse é o único aspecto que pode se considerar negativo em ter 2 slots.
 :ok:
Uma pergunta Nando, o problema foi do cartão, certo???

Vc já havia usado e testado bem ele antes???
Fotografando com a memória

Lindsay

• Colaborador(a)
Então, você está coberto de razão, e não há pessoa em sã consciência que diga que um cartão é mais confiável que dois, sendo o cartão e o drive do mesmo tipo.

Mas... pela mesma lógica, 3 cartões seriam mais confiáveis que dois, e assim por diante... Você contra-argumentaria que a chance de o segundo cartão falhar é muito pequena, que não vale a pena ter 3 cartões. O lance da discussão e da enquete aqui não é sobre o que é mais confiável (mais cartões é mais confiável), mas sim pela necessidade (verificável) desta confiabilidade a mais.

Pra complicar, tem cartões de marcas e tipos diferentes, alguns comprovadamente mais confiáveis que outros. Qual é o ponto onde se pode dizer que um cartão é suficientemente confiável? Não é uma pergunta retórica, é pra discussão, mesmo.
Pois é isso vai longe... o quanto mais confiável dois cartões são do que um??? É mais confiável, mas na ponta do lápis não é infalível.

Ainda sim com um ou dois slots de cartão, acho que um manual de boas maneiras para fazer uso corretamente do sistema é sempre bom. E indo a fundo nos motivos sempre ajuda a entender as situações.
« Última modificação: Ontem às 14:57:25 por Lindsay »

nandoespinosa

• Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
    • Nando Espinosa Fotografia
Uma pergunta Nando, o problema foi do cartão, certo???

Vc já havia usado e testado bem ele antes???
Foi sim. Pelo menos a SanDisk me mandou outro sem nenhuma dificuldade.
Usava ele direto... Nunca deu problema antes disso.
Daí em função desse problema fui testar todos os meus outros cartões e percebi lentidão na gravação de um outro, que a SanDisk trocou também.
Até postei sobre num tópico sobre o assunto.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Lindsay

• Colaborador(a)
Da mesma forma, podemos discutir a necessidade de levar câmera reserva pra um evento. Que é mais seguro é óbvio, mas é realmente necessário? Em todo meu tempo de profissional, só tive uma câmera uma única vez que deu problema (ou seja, tive 3x mais problemas com cartão do que com câmera). A maioria dos profissionais que conheço nunca teve problema com a câmera, mas nenhum deles é doido de ir prum evento sem câmera reserva. Da mesma forma, 3 câmeras são mais confiáveis que 2, mas não conheço nenhum profissional que leva 2 câmeras reservas prum evento...

Impossível saber. Mas eu sempre prefiro ter uma redundância de tudo o que levo prum evento. Já tive minhas experiências de falhas com cartão e prefiro nunca mais passar por isso.
Dependendo do evento e do local, da quantidade de fotógrafos que contrato, e da responsabilidade do contrato, pode até ser que eu não leve a reserva... mas normalmente levo. Nunca tive problemas com corpo da câmera, mas já tive com lentes.

Lindsay

• Colaborador(a)
Foi sim. Pelo menos a SanDisk me mandou outro sem nenhuma dificuldade.
Usava ele direto... Nunca deu problema antes disso.
Daí em função desse problema fui testar todos os meus outros cartões e percebi lentidão na gravação de um outro, que a SanDisk trocou também.
Até postei sobre num tópico sobre o assunto.

Sim lembro do assunto... azar mesmo...

felipemendes

• Benfeitor
  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr

Claro e justificado. Tomara que então, no futuro, possamos chegar a ponto de dispensar o equipamento reserva, e que possamos nos dar conta de que não precisamos.
Felipe

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
    • thalessouto.com
Boa discussão... Tópico interessante.
Vou passar meu relato:
Tive uma vez problema de gravação em um cartão. Perdi quase todas as fotos de uma única coreografia, no MEIO de um espetáculo de 30 coreografias. Trabalhava com a 80D na época, que tem slot único.
Sandisk Extreme Pro, comprado em loja confiável.
Nunca vou saber o que aconteceu. Não mexi no cartão, na bateria, sequer desliguei a câmera ou troquei de lente.
A Sandisk trocou o cartão sem problemas. Mas aquelas fotos não voltarão.
A partir disso resolvi buscar o investimento em uma câmera com 2 slots.
Sinto diferença na velocidade do buffer. Um pouco pela câmera, outro pouco por usar RAW+JPG em cartões separados. Acho que esse é o único aspecto que pode se considerar negativo em ter 2 slots.
 :ok:
Não esquece de responder a enquete.
D610 + AF-S 50 1.8 G + YN685
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales
www.flickr.com/photos/tsouto

Ernesto

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Então, você está coberto de razão, e não há pessoa em sã consciência que diga que um cartão é mais confiável que dois, sendo o cartão e o drive do mesmo tipo.

...

Pra complicar, tem cartões de marcas e tipos diferentes, alguns comprovadamente mais confiáveis que outros. Qual é o ponto onde se pode dizer que um cartão é suficientemente confiável? Não é uma pergunta retórica, é pra discussão, mesmo.

Todo cartão de memoria falhará um dia

É uma característica da construção eletrônica dele...

A questão fica mais para "quando falhará" do que "se falhará'

É complexo explicar como uma memória de cartão funciona mas, pode pesquisar  :ok:

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo de Médio Formato Digital

nandoespinosa

• Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
    • Nando Espinosa Fotografia
Não esquece de responder a enquete.
Já fiz. Claro!
Tu vai postar o resultado pra gente?