Autor Tópico: Upgrade para D610 ou D750?  (Lida 4075 vezes)

Luan Porto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
  • Apaixonado por jornalismo e fotografia.
Online: 17 de Janeiro de 2018, 10:53:04
Amigos, na hora de comprar novos equipamentos surgem diversas dúvidas, já revirei esse fórum de todo jeito e não consegui me decidir ainda. Vcs acham que a D610 me deixaria muito na mão em condições de pouca luz? (Festas, shows, por ex.) Ao ponto de a diferença de preço entre ela e a D750 valer a pena só pelo ISO?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2018, 10:56:00
Estou trocando a D610 pela D750 justamente pra fotografar em pouca luz. Mas no caso, não tanto pelo ISO (que apesar de ser inferior a D750, a D610 é mto boa), mas mais pelo foco (D750 tem sensibilidade de -3EV e a D610 tem sensibilidade de -1EV)


Só iria de D610 se realmente faltasse dinheiro pra D750


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2018, 14:45:16
Amigos, na hora de comprar novos equipamentos surgem diversas dúvidas, já revirei esse fórum de todo jeito e não consegui me decidir ainda. Vcs acham que a D610 me deixaria muito na mão em condições de pouca luz? (Festas, shows, por ex.) Ao ponto de a diferença de preço entre ela e a D750 valer a pena só pelo ISO?
Não, pois é o mesmo sensor.
https://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Nikon-D750-versus-Nikon-D600___975_834


A grande diferença entre as duas é o sistema de foco.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2018, 15:31:51
Não, pois é o mesmo sensor.
https://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Nikon-D750-versus-Nikon-D600___975_834


A grande diferença entre as duas é o sistema de foco.


x2


Tenho uma D750 e optei por ela por causa do foco. Não me deixa nunca na mão.
Pensa numa festa de aniversário na hora do parabéns a única iluminação é a da vela do bolo aquela chama fraquinha, a câmera acerta o foco mesmo sem a gente enxergar.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2018, 19:05:56
Amigos, na hora de comprar novos equipamentos surgem diversas dúvidas, já revirei esse fórum de todo jeito e não consegui me decidir ainda. Vcs acham que a D610 me deixaria muito na mão em condições de pouca luz? (Festas, shows, por ex.) Ao ponto de a diferença de preço entre ela e a D750 valer a pena só pelo ISO?
Não, pois é o mesmo sensor.
https://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Nikon-D750-versus-Nikon-D600___975_834


A grande diferença entre as duas é o sistema de foco.

Pois éh, eu já vi nego afirmar categoricamente que a D750 da uma banho na D610 no ISO, inclusive já vi essa afirmação aqui no forum. Já testei a D750 e no quesito ISO não vi diferença para a D610.


Felix RJ

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 262
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2018, 14:55:44
Também sou do grupo convicto de que a maior vantagem está no foco e não no ISO! Mas tem outras vantagens como por exemplo o display articulado.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2018, 16:59:02
Realmente o foco é muuuuito importante.


Mas o que me deixa meio :( com nossas dslr´s é o problema de back/front focus que ocorrem em algumas lentes...


Queria ter uma mirrorless em mãos para tirar essa dúvida ( que pelo que sei não tem esse "problema")


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2018, 17:17:15
Back/front focus se resolve, na maior parte dos casos, com micro ajuste.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2018, 17:25:32
Realmente o foco é muuuuito importante.


Mas o que me deixa meio :( com nossas dslr´s é o problema de back/front focus que ocorrem em algumas lentes...


Queria ter uma mirrorless em mãos para tirar essa dúvida ( que pelo que sei não tem esse "problema")

A ML faz a mesma coisa que usar o Liveview da câmera. no foco usando o liveview não tem esse problema.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2018, 17:27:48
A ML faz a mesma coisa que usar o Liveview da câmera. no foco usando o liveview não tem esse problema.

AF por contraste.
 :)


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2018, 17:39:30
Back/front focus se resolve, na maior parte dos casos, com micro ajuste.

Sim, mas por exemplo: Faço o ajuste na lente X estando a digamos 1,5 metros da pessoa fotografada. Se vou numa distância de 5 ou mais metros fica bem desfocada... bem chato isso.

A ML faz a mesma coisa que usar o Liveview da câmera. no foco usando o liveview não tem esse problema.

Claro, porém alguém usa dslr assim? É muito lento... e nem temos esse costume kkk


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2018, 17:48:31
Sim, mas por exemplo: Faço o ajuste na lente X estando a digamos 1,5 metros da pessoa fotografada. Se vou numa distância de 5 ou mais metros fica bem desfocada... bem chato isso.

Nunca passei por problema de foco assim. Geralmente ocorre por problema no exemplar da lente.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2018, 18:11:35
Cara, eu já peguei numa 750, de um amigo aqui do Fórum, mas não posso dizer que testei. A 610 nunca vi nem de longe. O que posso dizer é que, se vc pode qualquer uma das duas, fique com a mais moderna. As limitações demorarão mais para aparecer, o que significa mais tempo antes de trocar por outra.
Eu creio que a 610 logo sai de linha pra dar espaço para outro modelo, modernizado, tipo 650 ou algo assim. Ela é uma câmera já há muito tempo no mercado.

Abraço,

Miguel
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2018, 18:17:57
Realmente o foco é muuuuito importante.


Mas o que me deixa meio :( com nossas dslr´s é o problema de back/front focus que ocorrem em algumas lentes...


Queria ter uma mirrorless em mãos para tirar essa dúvida ( que pelo que sei não tem esse "problema")
Mirrorless não tem esse problema, eu tenho, o foco é híbrido (contraste / fase).


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2018, 20:07:48
Mirrorless não tem esse problema, eu tenho, o foco é híbrido (contraste / fase).

Perfeito, essa história de back/front focus é muito desgastante.

Única lente que cravo sempre o foco e nunca precisou de ajuste é a 70-200 vrii.