Autor Tópico: Upgrade para D610 ou D750?  (Lida 4072 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #15 Online: 18 de Janeiro de 2018, 22:13:54
Sim, mas por exemplo: Faço o ajuste na lente X estando a digamos 1,5 metros da pessoa fotografada. Se vou numa distância de 5 ou mais metros fica bem desfocada... bem chato isso.
Nunca passei por problema de foco assim. Geralmente ocorre por problema no exemplar da lente.

Também nunca vi isso, deve ser problema na lente mesmo.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 18 de Janeiro de 2018, 22:59:20
Perfeito, essa história de back/front focus é muito desgastante.

Única lente que cravo sempre o foco e nunca precisou de ajuste é a 70-200 vrii.

Acho que todas as minhas nikkor cravam o foco na d750 desde minha 35mm Dx.
O único ajuste de foco que precisei fazer foi com uma Sigma 24-70 2.8 que felizmente consegui vender.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 19 de Janeiro de 2018, 02:34:06
Nunca passei por problema de foco assim. Geralmente ocorre por problema no exemplar da lente.
Ja tive demora para fazer ajustes muito finos, mas esse problema parece ser por defeito na lente, cuidado!! :ok:


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Janeiro de 2018, 10:06:43
Tenho que fazer mais alguns testes e tirar essa conclusão.  :ponder:

É uma 85mm !  :(



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 19 de Janeiro de 2018, 10:37:08
Tenho que fazer mais alguns testes e tirar essa conclusão.  :ponder:

É uma 85mm !  :(

Na minha percepção 85mm e pra cima acho que é muito estreito o DoF na abertura maior, tive uma 85mm 1.8 e vendi ela por não ter gostado também do campo de visão, achei ela muito fechada, ela não é nem uma 50mm prática nem uma 105mm "especial".
Era louco pra ter uma 85mm 1.8 e fiquei dois meses com ela e acabei vendendo e peguei uma 50mm 1.4 pelo mesmo valor.
Não me acostumei com ela, ela geralmente cravava o foco mas as vezes errada, gostava mais dela em 3.5 mas aí minha 24-70 em 2.8 já fazia seu trabalho bem feito.
Agora quando peguei a 105 1.4 descobri uma lente especial para retrato que me impressionou, essa sim, mas é aquela coisa, só faz um tipo de trabalho não é versátil, é pesada e grande. Mas pra luz natural a noite ela é o bicho. dificilmente erra um foco e é extremamente nítida já em 1.4.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Janeiro de 2018, 11:00:40
Na minha percepção 85mm e pra cima acho que é muito estreito o DoF na abertura maior, tive uma 85mm 1.8 e vendi ela por não ter gostado também do campo de visão, achei ela muito fechada, ela não é nem uma 50mm prática nem uma 105mm "especial".
Era louco pra ter uma 85mm 1.8 e fiquei dois meses com ela e acabei vendendo e peguei uma 50mm 1.4 pelo mesmo valor.
Não me acostumei com ela, ela geralmente cravava o foco mas as vezes errada, gostava mais dela em 3.5 mas aí minha 24-70 em 2.8 já fazia seu trabalho bem feito.
Agora quando peguei a 105 1.4 descobri uma lente especial para retrato que me impressionou, essa sim, mas é aquela coisa, só faz um tipo de trabalho não é versátil, é pesada e grande. Mas pra luz natural a noite ela é o bicho. dificilmente erra um foco e é extremamente nítida já em 1.4.

Realmente o Dof dela é bem curto, por isso quero por a câmera no tripé e testar ela pelo visor (detecção de fase) e no modo liveview (contraste) em diferentes distâncias para tirar essa conclusão de uma vez.  :ponder:

Eu gosto da boa e velha 50tinha, cai muito bem nas ff. Sobre a nitidez da 1.4G, perde muito para a 85 1.8G?

Pelos reviews que vi da 105 1.4 parece ser uma lente sensacional! Uma pena ser uma paulada... como falou com uso bem restrito. E o dof dela mais curto ainda  :eek:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 19 de Janeiro de 2018, 13:35:33
Realmente o Dof dela é bem curto, por isso quero por a câmera no tripé e testar ela pelo visor (detecção de fase) e no modo liveview (contraste) em diferentes distâncias para tirar essa conclusão de uma vez.  :ponder:

Eu gosto da boa e velha 50tinha, cai muito bem nas ff. Sobre a nitidez da 1.4G, perde muito para a 85 1.8G?

Pelos reviews que vi da 105 1.4 parece ser uma lente sensacional! Uma pena ser uma paulada... como falou com uso bem restrito. E o dof dela mais curto ainda  :eek:

acho que não é correto comparar a 85mm 1.8 com a 105 1.4. o ideal seria comparar com a 85mm 1.4 que estariam no mesmo calibre. mas nunca usei a 85mm 1.4.

mas comparando as duas (85mm 1.8 e 105mm 1.4) sim é um outro nível de lente, acredito que ela é a melhor lente que tenho no meu set no quesito nitidez e detalhes das cores, ganha da 70-200 2.8 mesmo em 1.4.

a nikon fez um trabalho muito bom nessa lente, comprei a minha na liquidação da nikon e paguei 5k acho que foi um bom negócio, mas usei pouco ela, é uma lente muito específica, bom para casamentos pois a noiva está maquiada e ela é extremamente nítida.

quase peguei a 58mm que estava o mesmo preço, mas decidi pegar a 105 por causa do efeito bokeh que acho magnífico nela, principalmente nas luzes a noite, na página da nikon mostra este efeito e ele realmente é muito fácil de se conseguir.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.