Autor Tópico: Fotos para Facebook - será possível???  (Lida 3124 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Online: 17 de Janeiro de 2018, 11:47:29
Galerinha querida...
Tenho alguma dificuldade em postar fotos no Facebook... O Seu Mark manda destruir a qualidade das fotos que posto (acho que ele tem alguma birra comigo, sei lá)...
Testei já fazer em PNG, mexer na qualidade e tamanho dos arquivos, etc, etc, etc...
O resultado acaba sendo uma arquivo lixo, pixelado pra dedéu e que me deixa frustrado.
Pois eu mando 2 formatos pros clientes (uma em máxima resolução e outra já reduzida)
Cheguei a conclusão que não vale a pena o PNG, pois o arquivo fica com tamanho maior. A não ser que exista algum meio de fazer PNG reduzido em lote, que ainda não conheça.
Nos últimos testes, que fiz hoje, cheguei a outra conclusão, meio inusitada: A exportação em JPG 80% é melhor que em 85, 90 e 95  :shock: :ponder:


Tem algum sentido isso?
Como vocês fazem?


Envio abaixo o link de um álbum no Flickr pra vocês tirarem suas conclusões:

https://flic.kr/s/aHskAxyXor

Abraços! :ok:



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2018, 12:59:47
Qual resolução da reduzida?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2018, 13:11:59
Qual resolução da reduzida?
Todas em 2048 px na maior aresta.
Já testei reduzir isso, aumentar tb... Achei essa como "melhor", por enquanto.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2018, 13:20:29
Pois é, tb não me entendo mto bem com os algoritmos de compressão do tio Mark.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2018, 15:34:41
Só tenho problemas graves quando coloco texto na imagem.
Fora isso é 1200px e qualidade 8 no PS, não noto nada absurdo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2018, 15:35:39
Sempre exporto em JPG com 2048px e 72 dpi... Nunca tive problemas!
Ah não ser que passe por algum mensageiro (WhatsApp, Messenger, etc) antes de postar... Aí a qualidade vai o brejo.

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2018, 15:40:29
Se criar o perfil profissional no Facebook ele dá a opção de upar a foto em alta resolução. Mas nunca upei e não percebo diferença na tela das minhas fotos não.  :ponder:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2018, 16:15:08
Não é que a foto fica inutilizável, mas que se botar lado a lado com o arquivo original, a diferença salta aos olhos.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2018, 16:28:19
Não é que a foto fica inutilizável, mas que se botar lado a lado com o arquivo original, a diferença salta aos olhos.


mas mesmo usando a opção em alta resolução? nunca cheguei a comparar lado a lado mas confesso que nunca percebi uma diferença grande na tela.
agora se for imprimir acho que pode ficar bugada nas bordas escuras e diferenças de tons.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2018, 16:30:16

mas mesmo usando a opção em alta resolução? nunca cheguei a comparar lado a lado mas confesso que nunca percebi uma diferença grande na tela.
agora se for imprimir acho que pode ficar bugada nas bordas escuras e diferenças de tons.


Mesmo se mandar em alta, pq o facebook comprime a foto. Gera uns artefatos estranhos, as vezes.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2018, 09:24:08
Pois é.. Não acontece em todas as fotos também...
Percebo mais em fotos com excesso de vermelho e verde..
Tons azulados parecem não ser tão afetados...

Só tenho problemas graves quando coloco texto na imagem.
Fora isso é 1200px e qualidade 8 no PS, não noto nada absurdo.
PNG, Vange?
Tenho dó de fazer em 1200px...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2018, 11:51:40
Não, jpg.
Não tendo banding ou aqueles quadriculados grosseiros, estou satisfeito.
É muito esforço a briga contra a compressão do FB para pouco resultado, são pessoas acessando no celular.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2018, 11:51:52 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #12 Online: 20 de Janeiro de 2018, 18:30:44
Nando, não consegui notar diferenças significativas entre elas aqui. Mas com toda certeza algumas fotos ficam cagadas quando posto no FB sim!

Inclusive, queria aproveitar e citar o problema do Andre aqui:

Sempre exporto em JPG com 2048px e 72 dpi... Nunca tive problemas!
Ah não ser que passe por algum mensageiro (WhatsApp, Messenger, etc) antes de postar... Aí a qualidade vai o brejo.

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk


SEMPRE tenho esses problemas quando passo por whatsapp ou qualquer outro mensageiro. Já tive um problema com uma no instagram (impressionante, rendi de todo o jeito mas quando postava parecia apenas um quadrado negro, sem imagem. Essa eu desisti pois nem na Net achei nada parecido). Ultimamente tive problema até quando enviei a foto anexada no gmail.

Mas essa do whatsapp eu queria muito saber resolver.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #13 Online: 20 de Janeiro de 2018, 18:39:41
Nando, não consegui notar diferenças significativas entre elas aqui. Mas com toda certeza algumas fotos ficam cagadas quando posto no FB sim!

Inclusive, queria aproveitar e citar o problema do Andre aqui:


SEMPRE tenho esses problemas quando passo por whatsapp ou qualquer outro mensageiro. Já tive um problema com uma no instagram (impressionante, rendi de todo o jeito mas quando postava parecia apenas um quadrado negro, sem imagem. Essa eu desisti pois nem na Net achei nada parecido). Ultimamente tive problema até quando enviei a foto anexada no gmail.

Mas essa do whatsapp eu queria muito saber resolver.
Impossível preservar qualidade ao enviar por algum mensageiro pq comprimem de todo jeito... Não adianta!
Agora, essa do Gmail c@g@r na foto é nova pra mim... Nunca ouvi falar isso e nem tive problemas... A não ser que tenha alguma configuração escondida que não conheço... Mas mesmo se estiver acontecendo, vc pode fazer upload antes para o drive e anexar link que resolve!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 21 de Janeiro de 2018, 09:36:31
Mas mesmo se estiver acontecendo, vc pode fazer upload antes para o drive e anexar link que resolve!
É isso aí.. Drive pra que te quero!
Andei catando pelo Face imagens de outros fotógrafos, que não têm a mesma perda de qualidade, pra ver o que o pessoal fazia...
A maioria exporta em 960 px de maior aresta... Os arquivos caem pra 400 - 500 kb..
Infelizmente acho que é isso mesmo. Mais ou menos o que o Vange tinha dito... Diminui o tamanho da imagem, mas pelo menos apresenta uma qualidade melhorzinha.  :doh: