Autor Tópico: Bolha das Zenit's?  (Lida 3375 vezes)

tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Online: 17 de Janeiro de 2018, 19:00:02
Dando uma olhada rápida em algumas coisas no ML, me deparo com esse anúncio:


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-962682582-cmera-zenit-12xp-flash-tron-s-300s-para-colecionadores-_JM


O que está acontecendo com o bom senso de quem vende câmeras antigas?
Aliás, o que está causando essa bolha com as Zenit's? Tem aparecido anúncio de verdadeiras sucatas vendidas a fortunas.
Sempre dá pra melhorar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2018, 19:59:43
Dando uma olhada rápida em algumas coisas no ML, me deparo com esse anúncio:


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-962682582-cmera-zenit-12xp-flash-tron-s-300s-para-colecionadores-_JM

O que está acontecendo com o bom senso de quem vende câmeras antigas?
Aliás, o que está causando essa bolha com as Zenit's? Tem aparecido anúncio de verdadeiras sucatas vendidas a fortunas.


Não é bolha. É querer dar uma de esperto mesmo, e como sempre deve ter gente que embarca no conto.
Sabe aquela máxima de que para cada idiota existe um espertalhão ? É por ai.


Nenhuma Zenit vale mais do que R$250-300 se estiver em estado de nova.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2018, 20:01:20 por AFShalders »


tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2018, 21:49:33
Pois é. No Mercado Livre tem aquilo de o vendedor ver alguém vendendo um produto igual pelo dobro do preço do produto dele.

Então ele vai lá e joga o preço pra cima.

O problema é que as vezes a câmera até que aparenta estar em ótimas condições, mas com o preço fora da realidade fica lá estagnado por um tempão.
Sempre dá pra melhorar.


tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2018, 21:53:19
Os preços fora da realidade parece ser uma situação geral.
Tá cheio de saboneteira a preços ridículos.
As vezes o estado é de sucata.

Engraçado também o recorrente: "para colecionador".

  :D :D :assobi:
Sempre dá pra melhorar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2018, 23:29:52
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2018, 23:34:05 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2018, 13:20:43
Isso não é "privilégio" do Brasil. Nos EUA, procurando uma TV e receiver velhos, estou encontrando pelo mesmo valor que eu compraria novos, na loja. Quando a gente aponta isso pro vendedor, ele não responde.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2018, 14:07:48
Isso não é "privilégio" do Brasil. Nos EUA, procurando uma TV e receiver velhos, estou encontrando pelo mesmo valor que eu compraria novos, na loja. Quando a gente aponta isso pro vendedor, ele não responde.

Não precisa apontar, basta não comprar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2018, 16:31:16
Não precisa apontar, basta não comprar.

Normalmente, sim. Mas quando eu estou procurando pra comprar, aponto, sim. Vai que a pessoa se liga e baixa o preço. Vale a máxima: louco é quem paga, não quem pede.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2018, 16:57:40
Acho que tudo é questão de bom senso, pode ser uma vontade da pessoa dar uma de esperta ou simplesmente achar que vale e pedir o preço pelo que ela tem.

Não costumo como o Shalders falou, apontar, apenas não compro.

Mas dou boas risadas em alguns anúncios do ML kkkkk.

Detalhe interessante foi que a algum tempo queria experimentar a Helios 44m e no ML tem várias, algumas passando de 500 reais (desde a 44m até as 44m6). Blz, aí lendo mais a fundo vi que muitas câmeras "sucata" Zenit tinham a dita cuja Helios pois elas vinham de fábrica junto. Acabei que comprei uma Zênit inteira com lente Helios por 70,00 a câmera não funciona a lente estava com fungo, desmontei ela limpei e remontei, fiz boas fotos com a lente.

Aí vem o meu dilema pessoal, eu devia ter dito pro vendedor, cara que isso, essa lente vale o dobro, sobe o preço pra eu comprar ela. Não fiz isso, acabei sendo oportunista... ou será que fui apenas um comprador sortudo? Fiquei refletindo sobre isso vários dias.

No fim acho que vale a oportunidade, por mais o preço esteja alto provavelmente ninguém vai pagar por isso e o anúncio vai ficar lá muito tempo como tem muitas D300 por 3 mil.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2018, 17:25:00
Não eh bolha pq não existe mais uma produção da Zenit. Apenas gente querendo aproveitar a onda retro dos filmes pra ganhar dinheiro.

Não vejo problema, se a demanda para essas câmeras cresceu, cada um da o preço que quiser pro que eh seu.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2018, 18:52:02

Aí vem o meu dilema pessoal, eu devia ter dito pro vendedor, cara que isso, essa lente vale o dobro, sobe o preço pra eu comprar ela. Não fiz isso, acabei sendo oportunista... ou será que fui apenas um comprador sortudo? Fiquei refletindo sobre isso vários dias.

Na real, uma Helios 44-6 zerada não vale mais do que 100 reais. Tem toneladas delas a venda no ebay a partir de 10 dolares. As mais caras que são as que tem de dez laminas para cima no diafragma não custam mais do que 40-50 dólares , novamente se estiverem 100%.

Criou-se um mito em torno das Helios mas esta objetiva não tem absolutamente nada de mais, se for para comprar uma do tipo realmente boa, melhor partir para uma Industar-61 L/Z, essa sim vale 200-300 reais.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2018, 22:50:50
Na real, uma Helios 44-6 zerada não vale mais do que 100 reais. Tem toneladas delas a venda no ebay a partir de 10 dolares. As mais caras que são as que tem de dez laminas para cima no diafragma não custam mais do que 40-50 dólares , novamente se estiverem 100%.

Criou-se um mito em torno das Helios mas esta objetiva não tem absolutamente nada de mais, se for para comprar uma do tipo realmente boa, melhor partir para uma Industar-61 L/Z, essa sim vale 200-300 reais.

Pois é. Também não achei nada muito interessante. E pra ser sincero a minha nikkor 35mm Dx montada no corpo fx faz um efeito bem parecido e com uma qualidade ótica bem melhor.
Essa industar 61 nunca vi no ml. Será que vem fácil pelo ebay?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2018, 23:31:49
Pois é. Também não achei nada muito interessante. E pra ser sincero a minha nikkor 35mm Dx montada no corpo fx faz um efeito bem parecido e com uma qualidade ótica bem melhor.
Essa industar 61 nunca vi no ml. Será que vem fácil pelo ebay?

É Industar 61 L/Z , tem que ter cuidado com isso. Essa é M42, uma "macro" (30cm). Não é difícil de encontrar.
Não confundir com Industar 61 L/D que é M39 (rosca Leica) e que a distância minima de foco é de 1m.

A fórmula ótica é a de uma Tessar modificada. O bokeh é, digamos, diferente... Os pontos brilhantes fora de foco ficam com forma de estrelas no caso da L/Z.






fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2018, 10:04:04
É Industar 61 L/Z , tem que ter cuidado com isso. Essa é M42, uma "macro" (30cm). Não é difícil de encontrar.
Não confundir com Industar 61 L/D que é M39 (rosca Leica) e que a distância minima de foco é de 1m.

A fórmula ótica é a de uma Tessar modificada. O bokeh é, digamos, diferente... Os pontos brilhantes fora de foco ficam com forma de estrelas no caso da L/Z.

Show de bola essa lente. já ta na minha lista de desejos kkkkk  :wub:
mas não achei nenhuma aqui no Brasil, no ebay algumas ofertas de arremate.  :(
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Resposta #14 Online: 19 de Janeiro de 2018, 10:30:16
Fiz uma busca no Ebay pela Industar 61 L/Z . Aparecem na faixa de 240,00 reais.
Vou estudá-la um pouco mais.
Sempre dá pra melhorar.