Autor Tópico: Vc usa filtros na sua lente?  (Lida 16159 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #105 Online: 26 de Janeiro de 2018, 11:50:28
Nada que um filtro apodizador não resolva. Vou deixar você procurar na internet. Dica: Apodizer Filter.
Cheguei a ter um da Hoya.

Mas tá tranquilo.

Eita mais um filtro...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #106 Online: 26 de Janeiro de 2018, 11:51:35
Eita mais um filtro...

Vivendo e aprendendo my young padawan !  :D



FelcoS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • www.diedjalino.com
Resposta #107 Online: 26 de Janeiro de 2018, 11:56:18
Ae Galera.

Ótimo tópico. gostei muito das discussões.

Eu particularmente sempre quis comprar um polarizado (adoro quando tira os reflexos e ainda reaviva o azul do céu) e um ND Gradual (acho que ainda não existe sensor que capte toda a latitude em uma única foto e eu odeio ficar na frente do computador). Mas nunca tive tempo($) pra pesquisar direito um bom custo benefício.

Vou aproveitar o tópico e a oportunidade, vez que vocês me reavivaram a vontade de adquirir tais filtros, para pedir indicação de um desses sistemas de suporte de filtros quadrados. Será que poderiam me indicar?

Eu só achei um review de filtros na net, nem lembro o site, mas já fazia anos de feito.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #108 Online: 26 de Janeiro de 2018, 11:58:04
Todos os bam bam bams da fotografia de paisagem devem ser um bando de burros em LR já que todos usam filtros (G)ND nas situações que eles sabem que latitude ultrapassa a capacidade do sensor de captar.

Talvez desconheçam que o LR é "mágico" e tira informação de onde não existe, deve ser um lance místico-quântico, sei lá. Milagre que ainda ninguém escreveu um livro no estilo "O Tao do Lightroom".

Tem as mascaras de luminosidade também, não esqueça delas, pra quem faz fotografia de paisagem é fundamental deter esse conhecimento, assim como o de blending que também permite a dupla exposição, fora outras técnicas.

Os bam bam bans da fotografia são patrocinados, eu não acredito em tudo que vejo em blogs ou no youtube, mas sinceramente nunca deixei de fazer uma foto por falta de filtros.

E falamos do LR porque é um software mais usual, no entanto, embora eu use mais o Photoshop, ele está bem maduro com essa nova atualização, sugiro que deixe o preconceito de lado e utilize.

Olha, assim como tem os bam-bam-bans da fotografia de paisagem que usam filtros, existem os que resolvem na captura usando bracketing e depois na edição, ajustando com técnicas bem interessantes e simples depois que você domina, sugiro que confira esses também, um bem bacana é o Greg, inventou o Lumenzia, depois pesquisa um pouco sobre ele.

Não existe fórmula mágica na fotografia e tampouco existe o jeito certo, radicalismos tendem ao fracasso.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #109 Online: 26 de Janeiro de 2018, 11:59:11
Vivendo e aprendendo my young padawan !  :D

Eu estou é horrorizado com sua mala de viagens !  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #110 Online: 26 de Janeiro de 2018, 12:00:49
Ae Galera.

Ótimo tópico. gostei muito das discussões.

Eu particularmente sempre quis comprar um polarizado (adoro quando tira os reflexos e ainda reaviva o azul do céu) e um ND Gradual (acho que ainda não existe sensor que capte toda a latitude em uma única foto e eu odeio ficar na frente do computador). Mas nunca tive tempo($) pra pesquisar direito um bom custo benefício.

Vou aproveitar o tópico e a oportunidade, vez que vocês me reavivaram a vontade de adquirir tais filtros, para pedir indicação de um desses sistemas de suporte de filtros quadrados. Será que poderiam me indicar?

Eu só achei um review de filtros na net, nem lembro o site, mas já fazia anos de feito.

http://www.achim-sieger.de/en/nd-filter-review-lee-big-stopper-formatt-hitech-prostop-irnd-haida/

Um bom review.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #111 Online: 26 de Janeiro de 2018, 12:59:18
Depois de ler o tópico inteiro confesso que fiquei com mais vontade de sair e usar meu sisteminha de filtros.
Ótimas explicações a favor e contra os filtros.

Penso que não existe necessariamente uma fórmula correta para fotografar, um caminho que satisfaça todo mundo. Por isso a pergunta do tópico foi "você usa filtros...". Cada um tem ótimas razões pra usar e não usar.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2018, 13:10:14 por Claudio Rombauer »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #112 Online: 26 de Janeiro de 2018, 13:13:56
Team Crop vs FF
Team America vs Homem Ferro
Team Coxinhas vs Mortadelas
Team Xbox vs PS

E agora com vocês...

Team Filtro vs LR/PS

 :hysterical:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #113 Online: 26 de Janeiro de 2018, 13:27:39
Team Crop vs FF
Team America vs Homem Ferro
Team Coxinhas vs Mortadelas
Team Xbox vs PS

E agora com vocês...

Team Filtro vs LR/PS

 :hysterical:

eh eh eh, essa foi boa.

tem o Team Exposição Raiz contra Team Levantamento de Sombras ou algo parecido, acho que vc pode criar um título melhor.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #114 Online: 26 de Janeiro de 2018, 13:41:04
Team Crop vs FF
Team America vs Homem Ferro
Team Coxinhas vs Mortadelas
Team Xbox vs PS

E agora com vocês...

Team Filtro vs LR/PS

 :hysterical:


Pelo contrário, aqui parece que todos usam os dois sistemas. Só que cada um tem a sua utilidade dependendo da situação.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #115 Online: 26 de Janeiro de 2018, 13:42:47
Eu estou é horrorizado com sua mala de viagens !  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Levo pouquissimas coisas. Ou levo filme ou digital, e os filtros somente polarizador e um ND graduado para emergencias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #116 Online: 26 de Janeiro de 2018, 14:06:31
Depois de ler o tópico inteiro confesso que fiquei com mais vontade de sair e usar meu sisteminha de filtros.
Ótimas explicações a favor e contra os filtros.

Penso que não existe necessariamente uma fórmula correta para fotografar, um caminho que satisfaça todo mundo. Por isso a pergunta do tópico foi "você usa filtros...". Cada um tem ótimas razões pra usar e não usar.
Me venda o kit nisi kkkkk

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #117 Online: 26 de Janeiro de 2018, 14:19:43
Me venda o kit nisi kkkkk

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Pior que paguei caro, comprei na Inglaterra. Olhei o preço em Libras e parecia tão pouco...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #118 Online: 26 de Janeiro de 2018, 17:45:33
Não queria entrar nessa discussão mas depois de ler os comentários resumo que, para fotografia analógica é fato importante o uso de filtros para criar um preset diferente e garantir boas imagens. Para digital é totalmente dispensável se a foto for bem exposta, já que a recuperação de sombras é absurda e os efeitos e filtros o LR faz muito bem, com o plus de você poder fazer vários e vários filtros diferentes da mesma foto, céu estourou, máscara nele e tinge ele de azul, 2 minutos. sobra mais tempo pra curtir a paisagem sem precisar olhar pela câmera.

Um rumo diferente no assunto, falando em curtir paisagem, hironicamente eu curto mais a paisagem quando passo mais tempo trabalhando a foto na camera. Pq ao ficar analisando qual filtro e outras ferramentas usar ao planejar uma foto, isso me forma a prestar mais atencao nos detalhes da paisagem que estou fotografando, sendo isso um dos motivos que do prazer em trabalhar a foto na hora do click.

Eh igual desenhar. Por isso que eh dito que se vc quer realmente ver algo vc ve melhor quando desenha esse algo, te forcando a prestar atencao nos detalher ao planejar e visualizar o desenho.

Quando mais deixo algo para fazer no computador, mais rapido tendo a fazer a foto e menos acabo apreciando a paisagem. O que nao significa que eu olhe menos para a paisagem, mas sim que olho de forma menos apreciativa aos detalhes de tal paisagem.

Ja esses dois minutros que vc diz utilizar para tratar 1 foto, sao 20 minutos ao tratar 10 fotos (se seguir no mesmo ritmo pq na pratica eu acredito que tenda a ser mais de 30min) e horas ao tratar uma viagem com varias fotos. Otimo para quem curte brincar com a imagem e ver efeitos para aplicar na foto. Mas pessimo para quem nao curte ficar na frente do PC.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #119 Online: 26 de Janeiro de 2018, 17:51:11
Um rumo diferente no assunto, falando em curtir paisagem, ironicamente eu curto mais a paisagem quando passo mais tempo trabalhando a foto na camera. Pq ao ficar analisando qual filtro e outras ferramentas usar ao planejar uma foto, isso me forma a prestar mais atencao nos detalhes da paisagem que estou fotografando, sendo isso um dos motivos que do prazer em trabalhar a foto na hora do click.

Eh igual desenhar. Por isso que eh dito que se vc quer realmente ver algo vc ve melhor quando desenha esse algo, te forcando a prestar atencao nos detalher ao planejar e visualizar o desenho.

Quando mais deixo algo para fazer no computador, mais rapido tendo a fazer a foto e menos acabo apreciando a paisagem. O que nao significa que eu olhe menos para a paisagem, mas sim que olho de forma menos apreciativa aos detalhes de tal paisagem.

Ja esses dois minutros que vc diz utilizar para tratar 1 foto, sao 20 minutos ao tratar 10 fotos (se seguir no mesmo ritmo pq na pratica eu acredito que tenda a ser mais de 30min) e horas ao tratar uma viagem com varias fotos. Otimo para quem curte brincar com a imagem e ver efeitos para aplicar na foto. Mas pessimo para quem nao curte ficar na frente do PC.

Também sou assim. Muitas fotos que faço (a maioria) são irrelevantes para o mundo. O que me fez crescer foi justamente o processo. Eu gosto de ficar horas esperando uma nuvem se mover. Sei que posso fazer praticamente qualquer coisa no PS, trocar nuvens de lugar, usar um céu novo, criar máscaras paramétricas com desfoque tridimensional, etc., mas as vezes prefiro tentar tirar algo da câmera mais próximo do resultado que quero. Talvez por trabalhar com isso diariamente desde 1990 eu gosto de largar o Mac de vez em quando e curtir meus apetrechos. Pode ser um pensamento de gente velha, mas tudo bem, só de contrabaixo eu tenho 35 anos.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2018, 17:53:50 por Claudio Rombauer »