Autor Tópico: Vc usa filtros na sua lente?  (Lida 16031 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 20 de Janeiro de 2018, 11:24:18
Isso sem contar que uma boa parte dos filtros Hoya vendidos por aqui são falsificados, o que até já foi assunto de um tópico. A situação complica porque ou o cara vai para os filtros vagabundos e depois reclama que são uma droga ou um mais caro com o risco de ser falsificado. Desisti completamente de comprar filtros no ML, salvo filtros antigos para preto e branco.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 20 de Janeiro de 2018, 15:47:52
Para quem usa digital, tem também o fator custo. Um bom conjunto de filtros, de alta qualidade não custa barato.
É sempre a questão da praticidade x custo.

Eu nao tenho certeza disso.

Certamente sai muito caro se tiver que comprar um mesmo tipo de filtro de rosca para diferentes lentes, mas usando filtros quadrados  vc compra apenas um de cada tipo para usar em todas as lentes, o que eh uma economia imensa e penso que ainda saia mais barato que comprando softwares (de qualidade) de edicao de fotos (fora a economia de tempo em manipulacao de imagens).

Mas no final tem a questao tambem se a pessoa acha mais pratico carregar e escolher o filtro que quer usar na hora, ou se acha mais pratico simplesmente applicar efeitos diferentes e comparar melhores resultados na pos edicao em casa.

E para aqueles se se importam, usar filtros quadrados na lente de sua camera as pessoas em volta te consideram mais profissional...  8-)

Veja comoeu pareco mais respeitoso com o filtro na minha lente:




C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 20 de Janeiro de 2018, 15:53:15
Gosto também de usar filtros na iluminação, coloridos, polarizados, máscaras. Acho que tudo torna a fotografia mais divertida e prazeirosa em comparação a fazer tudo na pós.

Eu penso que eh essa uma das principais questoes. Tem aqueles que sentem prazer manipulando tais ferramentas e consequentemente o resultado da imagem ali na hora, e tem aqueles que sentem mais prazer em manipulando a imagem na por edicao.

Eu mesmo sou do tipo que nao gosto de ficar mexendo muito em imagem na pos edicao, principalmente se for pelo computador. Ja passo muito tempo na frente do computador...  :D

Sabe aqueles fotografos que passam dias manipulando uma unica foto. Eu nunca levei mais do que 20min manipulando uma foto. Mas em geral se eu passar mais de 2min manipulando uma imagem na pos edicao para mim ja eh muito.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 20 de Janeiro de 2018, 15:57:25
Eu vejo muitos (dos mais famosinhos) usando.
Aqui no Brasil creio que o que dificulta é o preço. Qualquer ND gradual custa uma babilônia, mesmo se você comprar no ebay. E é o tipo de coisa que não adianta economizar pq se for para comprar um vagaba é melhor não usar.

Eu considero os filtros Cokin meio termo, nao estao entre os melhores filtros mas tambem nao estao entre os piores. E o preco dos filtros Cokin sao bem rasoaveis.

Vi muita gente usando (uns 4 fotógrafos pra ser exato) na minha última viagem pra Londres e Budapest. E usando sistemas lee, nisi, aqueles caríssimos. Um sisteminha básico pra mirrorless com 5 filtros mais o suporte sai umas 500 libras em Londres. E é apenas o começo. Aqui no brasil estão vendendo a 4 mill no ML, é pesadíssimo levando em conta a situação precária do nosso mercado.

Mas em Londres os precos tambem sao caros. Na Irlanda pagando em euro tenho a impressao de ser mais barato. Para quem ganha em Real no Brasil talvez ainda seja caro, mas para quem ganha em Euro na Irlanda investir €200 ou €300 em um bom sistema de filtros nao eh tao caro, eh o preco de uma lente 85mm 1.8.
No caso do Brasil, talvez de paises asiaticos seja mais barato.

Mas pelo que parece, fotografia no Brasil eh para privilegiados economicos. Eu mesmo nunca que repararia na marca do filtro que eu visse alguem usando na rua. Boa parte dos meus filtros sao Cokin e eu nao tenho queixas ate agora.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #19 Online: 22 de Janeiro de 2018, 20:41:09
Uso um ND 1000 e/ou um polarizador. Costumo usar os dois juntos ou só o polarizador, dependendo do que quero como resultado final :ok:

Alguns exemplos mais recentes, acho que todos foram com os dois juntos

DSCF9979 by Lucas Dias, no Flickr

DSCF9657 by Lucas Dias, no Flickr

DSCF9356 by Lucas Dias, no Flickr

DSCF7850-Editar by Lucas Dias, no Flickr

DSCF7857 by Lucas Dias, no Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2018, 08:02:53
Eu também uso apenas o polarizador e um ND1000.

Tenho experimentado usar filtros coloridos para fotos em PB mesmo em digital e o resultado até que fica bom.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 23 de Janeiro de 2018, 11:03:30

Veja comoeu pareco mais respeitoso com o filtro na minha lente:



De fato. Outro patamar!

 :ok:


Murdock

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Carvalho
Resposta #22 Online: 23 de Janeiro de 2018, 11:19:43
Primeiramente, parabéns pelas fotos, são lindas!

Eu uso filtros sim, menos até do que gostaria. Tenho só polarizador, ND e ND variável (bem porcaria por sinal), além do UV pra proteção. Simulo o ND gradual com um macete que vi no YouTube, tampando a parte superior da foto durante uma longa exposição  :D

Um outro vídeo que assisti foi um tanto mindblow pra mim e fez todo o sentido. Eu gosto de fotografar, não de ficar editando fotos no computador, então se puder acertar o máximo possível na hora do clique melhor. Então os filtros ajudam nisso. Antes eu ainda tinha aquela de "depois ajeito no computador", que é uma baita mordomia.

Eu comecei com filme e não revelava então não tinha isso de pós processamento pra mim. Pra piorar eu não tinha grana para filtros, inventava algumas coisas mas não era o mesmo. Hoje posso ter filtros e uma câmera melhor então quero usar tudo mas ando evitando gastar mais com equipamentos já que não ganho dinheiro com fotografia.

Aqui o vídeo que citei em que o fotógrafo fala sobre a necessidade de filtros em paisagens.



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #23 Online: 23 de Janeiro de 2018, 12:58:49
Quase não uso. às vezes rola um ND em fotos de paisagem, mas não muito (também nem tiro tanta foto de paisagem). UV é raro, polarizador, mais raro ainda.
Mas queria um ND graduado. Pretendo providenciar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 23 de Janeiro de 2018, 13:40:04
Primeiramente, parabéns pelas fotos, são lindas!

Eu uso filtros sim, menos até do que gostaria. Tenho só polarizador, ND e ND variável (bem porcaria por sinal), além do UV pra proteção. Simulo o ND gradual com um macete que vi no YouTube, tampando a parte superior da foto durante uma longa exposição  :D

Um outro vídeo que assisti foi um tanto mindblow pra mim e fez todo o sentido. Eu gosto de fotografar, não de ficar editando fotos no computador, então se puder acertar o máximo possível na hora do clique melhor. Então os filtros ajudam nisso. Antes eu ainda tinha aquela de "depois ajeito no computador", que é uma baita mordomia.

Eu comecei com filme e não revelava então não tinha isso de pós processamento pra mim. Pra piorar eu não tinha grana para filtros, inventava algumas coisas mas não era o mesmo. Hoje posso ter filtros e uma câmera melhor então quero usar tudo mas ando evitando gastar mais com equipamentos já que não ganho dinheiro com fotografia.

Aqui o vídeo que citei em que o fotógrafo fala sobre a necessidade de filtros em paisagens.


Descobri esse canal no final de 2017, acho que já assisti todos os episódios.
Ele é bem honesto em dizer que só o polarizador não é possível fazer na pós. Mas que prefere resolve na hora do click e ficar menos tempo no PC.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 23 de Janeiro de 2018, 13:57:05
Não uso nada. Mas estou querendo começar a usar ND para paisagens.

Aproveitando o gancho, alguém sabe onde comprar filtros bons sem precisar importar?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 23 de Janeiro de 2018, 17:24:27
Descobri esse canal no final de 2017, acho que já assisti todos os episódios.
Ele é bem honesto em dizer que só o polarizador não é possível fazer na pós. Mas que prefere resolve na hora do click e ficar menos tempo no PC.
Hoje em dia com os recursos não destrutivos de edição eu não tenho absolutamente nenhum receio de lançar a mão em edição para a substituição de filtros graduados, até porque eles mancham a imagem e é necessário corrigir depois na pós do mesmo jeito, afinal nada é retinho como são os filtros e muitas vezes precisamos colocar mais de um, dependendo da topografia, além do que se fotografar contra a luz há uma enorme possibilidade do reflexo da lente bater no filtro e voltar refletida na imagem.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 23 de Janeiro de 2018, 17:27:05
Não uso nada. Mas estou querendo começar a usar ND para paisagens.

Aproveitando o gancho, alguém sabe onde comprar filtros bons sem precisar importar?
Recomendo o HAIDA, é barato e tão bom quanto os Lee, na verdade até melhor em alguns pontos.

Filtro bom somente importando.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 23 de Janeiro de 2018, 18:17:19
... substituição de filtros graduados, até porque eles mancham a imagem e é necessário corrigir depois na pós do mesmo jeito, afinal nada é retinho como são os filtros e muitas vezes precisamos colocar mais de um, dependendo da topografia, além do que se fotografar contra a luz há uma enorme possibilidade do reflexo da lente bater no filtro e voltar refletida na imagem.

Nunca tive uma foto manchada na vida por um filtro graduado, pelo menos não que eu lembre.
Se chega ao ponto de dar flare ou reflexão, o problema vai acontecer com ou sem filtro porque a reflexão não é um problema exclusivo do primeiro elemento da objetiva. Pode ter sido um azar seu, uma situação muito específica.

Outra coisa é que tem muita gente que acha que a função do ND graduado é para fotografar por do sol diretamente. É um filtro que pode ser usado em inumeras aplicações.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2018, 18:25:58 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 23 de Janeiro de 2018, 19:43:39
Nunca tive uma foto manchada na vida por um filtro graduado, pelo menos não que eu lembre.
Se chega ao ponto de dar flare ou reflexão, o problema vai acontecer com ou sem filtro porque a reflexão não é um problema exclusivo do primeiro elemento da objetiva. Pode ter sido um azar seu, uma situação muito específica.

Outra coisa é que tem muita gente que acha que a função do ND graduado é para fotografar por do sol diretamente. É um filtro que pode ser usado em inumeras aplicações.
Tanto ND como qualquer outro filtro se usada a versão com holder pode apresentar esse problema do reflexo.

Quanto as manchas, elas estão lá, se você levantar as sombras verá. Um caso que dá pra explicar e você rapidamente entenderá porque é carioca e já deve ter fotografado nascer do sol na praia vermelha é a utilização de filtro graduado alí, para expor corretamente a ponto de não deixar o pão de açúcar subexposto.

Ali não há como não manchar um pouco a cena e precisa ser feita uma escolha de onde será a mancha, geralmente escolhemos a parte mais escura da imagem.

Ou então o cidadão precisa lançar mão de dois filtros graduados o que ainda pode piorar o efeito indesejado.