Autor Tópico: Vc usa filtros na sua lente?  (Lida 16204 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #60 Online: 25 de Janeiro de 2018, 20:53:12
Eu sinceramente nao sabia que foram criadas essas densidade de graduacao diferente de acordo com a distancia focal da lente. Eu tenho dois filtros com dois niveis de graduacao, mas nao para usar em diferentes lentes e sim para adaptar de acordo com a cena.

Mas bom saber...
Pelo menos foi o que entendi depois de horas de YouTube sobre fotografia de paisagem rsrs

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 25 de Janeiro de 2018, 20:55:18
Tudo bem vc nao ser fan de filtros e preferir outra ferramenta para criar efeitos nas suas fotos. Mas as coisas que vc diz nao fazem muito sentido com a minha experiencia.

1. Nem toda marca eh cara. Cokin nao deve ser caro nem no Brasil, da uma olhada.

2. Eu nao preciso fazer retoques no photoshop. Uso filtros justamente por poder criar efeitos sem precisar ficar na frente do computador depois.

3. Filtros quase nao pesam nada a diferenca de peso entre carregar 1 ou 8 filtros eh quase zero. Eu fotografei mais de 2 anos subindo e descendo montanhas em floresta por horas. Filtros nao foram impecilio nenhum, pelo contrario, so me ajudaram. Ajudam tanto que uso ate em cameras pinhole. Cameras pinhole sim eu prefiro usar por serem mais leve do que a Pentax 6x7. A mochila com cameras pinhole em 10 filtros eh nao leve que eh como carregar uma mochila vazia.
Não é que eu não seja fã dos filtros, ao contrário, você ignorou alguns trechos para comentar o que queria.

Eu não somente sou fã dos filtros como tenho duas gavetas repletas deles dos mais variados. Quando eu os uso? Quando posso encostar meu carro próximo e posso levar minha médio formato.

Grande formato será um projeto próximo.

Os filtros mancham a imagem quando você fotógrafa digital, isso não acontece no filme porque você super expõe a imagem para ganhar detalhes nas sombras e para contra balancear, usa os filtros para não estourar o céu.

Acontece que nos sensores que eu uso fotografar super expondo é um tiro no pé, as câmeras lidam bem com a recuperação de sombras, mas não de altas luzes. Você é um cara esperto, já entendeu onde quero chegar.

Por fim, tudo que falei aqui refere-se a fotografia digital, para analógica é necessário usar os filtros, na digital, totalmente dispensáveis, a menos que se queira tirar onda e parecer PRO.

Brincadeiras a parte (a parte do Pro), no Brasil filtros bons são caros e os cokin aqui existem, porém são belas falsificações dos originais, mas isso não é desculpa, não uso filtros porque não vejo utilidade, a exceção dos polarizadores e de densidade neutra.

Se eu tiver que levar todas as variações possíveis aos cenários possíveis para um acampamento depois de andar dias além da barraca eu levo água, essa vale mais que filtros.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #62 Online: 25 de Janeiro de 2018, 21:30:04
Não é que eu não seja fã dos filtros, ao contrário, você ignorou alguns trechos para comentar o que queria.

Eu não somente sou fã dos filtros como tenho duas gavetas repletas deles dos mais variados. Quando eu os uso? Quando posso encostar meu carro próximo e posso levar minha médio formato.

Grande formato será um projeto próximo.

Os filtros mancham a imagem quando você fotógrafa digital, isso não acontece no filme porque você super expõe a imagem para ganhar detalhes nas sombras e para contra balancear, usa os filtros para não estourar o céu.

Acontece que nos sensores que eu uso fotografar super expondo é um tiro no pé, as câmeras lidam bem com a recuperação de sombras, mas não de altas luzes. Você é um cara esperto, já entendeu onde quero chegar.

Por fim, tudo que falei aqui refere-se a fotografia digital, para analógica é necessário usar os filtros, na digital, totalmente dispensáveis, a menos que se queira tirar onda e parecer PRO.

Brincadeiras a parte (a parte do Pro), no Brasil filtros bons são caros e os cokin aqui existem, porém são belas falsificações dos originais, mas isso não é desculpa, não uso filtros porque não vejo utilidade, a exceção dos polarizadores e de densidade neutra.

Se eu tiver que levar todas as variações possíveis aos cenários possíveis para um acampamento depois de andar dias além da barraca eu levo água, essa vale mais que filtros.

Entao vc so fotografa quando vai acampar???  :D

Eu fotografo 99% com filme entao essas esperiencias que vc narra com Digital eu ainda nao obtive ate o momento.

Filtros em fotografia digital eh dispensavel tanto quanto a fotografia analogica em si eh dispensavel, e tantas outras coisas na fotografia que sao dispensaveis. Eu mesmo nao sei pq tem gente levando mais de ume ou duas lentes em acampamento. 99.99% das fotos de paisagem que eu fiz em florestas foi com uma unica lente. Uma segunda lente eh dispensavel.

O fato de algo ser dispensavel nao significa que nao deva ser usado, que seja ruim de usar ou que nao tenha suas vantagens. Para mim manipulacao de foto no computador eh dispensavel, mesmo assim as vezes uso. Raramente pq eu nao gosto de ficar rincando com foto no computador mas as vezes tiro proveito. Meu computador e programa de edicao de imagens eh para redimencionar e colocar as fotos online. Se fosse so para manipulacao computador seria 100% dispensavel.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 25 de Janeiro de 2018, 21:59:19
Entao vc so fotografa quando vai acampar???  :D

Eu fotografo 99% com filme entao essas esperiencias que vc narra com Digital eu ainda nao obtive ate o momento.

Filtros em fotografia digital eh dispensavel tanto quanto a fotografia analogica em si eh dispensavel, e tantas outras coisas na fotografia que sao dispensaveis. Eu mesmo nao sei pq tem gente levando mais de ume ou duas lentes em acampamento. 99.99% das fotos de paisagem que eu fiz em florestas foi com uma unica lente. Uma segunda lente eh dispensavel.

O fato de algo ser dispensavel nao significa que nao deva ser usado, que seja ruim de usar ou que nao tenha suas vantagens. Para mim manipulacao de foto no computador eh dispensavel, mesmo assim as vezes uso. Raramente pq eu nao gosto de ficar rincando com foto no computador mas as vezes tiro proveito. Meu computador e programa de edicao de imagens eh para redimencionar e colocar as fotos online. Se fosse so para manipulacao computador seria 100% dispensavel.
Fotógrafo bem pouco sim, paisagens e arquitetura praticamente alguns poucos fins de semana.

Mas sei bem o que é cada grama à 5.000mts de altitude.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 25 de Janeiro de 2018, 22:00:34
Podemos não usar muita coisa, meu ponto é que uma vez com intenção de usar filtros, você pode tranquilamente dispensar vários deles hoje em dia.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 25 de Janeiro de 2018, 22:50:02
Existem diferentes niveis de gradiacao. Alguns filtros a gradiacao eh quase que instantanea em 1 linha e em outros filtros a gradiacao eh bem mais larga, naoprecisando nao tendo entao "uma linha" para acertar no horizonte, e se tiver arvores e predios no horizonte eh pouco ou quase nao afetado pelo inicio da graduacao.

Eu só disse que não sou fã dos graduados, mas também não sou contra não, é bem bacana de usar.

O motivo pelo qual não os uso muito, apesar de ter alguns deles, Lee e Nisi, é por fotografar em 3 formatos, APS, 35 e médio formato e eu teria que ter 3 filtros pra conseguir o mesmo efeito transitório nos 3 formatos, assim prefiro fazer na pós o efeito do graduado. Já polarizador e densidade eu uso bastante.



sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 26 de Janeiro de 2018, 07:45:26

(...)
Eu não somente sou fã dos filtros como tenho duas gavetas repletas deles dos mais variados. Quando eu os uso? Quando posso encostar meu carro próximo e posso levar minha médio formato.

Os filtros mancham a imagem quando você fotógrafa digital, isso não acontece no filme porque você super expõe a imagem para ganhar detalhes nas sombras e para contra balancear, usa os filtros para não estourar o céu.

Acontece que nos sensores que eu uso fotografar super expondo é um tiro no pé, as câmeras lidam bem com a recuperação de sombras, mas não de altas luzes. Você é um cara esperto, já entendeu onde quero chegar.

Por fim, tudo que falei aqui refere-se a fotografia digital, para analógica é necessário usar os filtros, na digital, totalmente dispensáveis, a menos que se queira tirar onda e parecer PRO.


Se você tem duas gavetas cheias de filtro ou você é um mega ricaço ou são todos filtros vagabundos da china  :D   Se for a segunda opção está explicado pq você acha que eles "mancham" a imagem. Filtro de boa qualidade não mancha a imagem.

Filtro só é "totalmente dispensável" se você aceitar uma carga pesada de pós-edição. Existem situações de luz em que você ou usa um filtro graduado ou parte para o HDR, não tem latitude de sensor que resolva.
Existem situações onde não há como dispensar o filtro como uma longa exposição durante o dia.
E o filtro polarizador pode até ser simulado na edição mas vai dar muito, muiiito trabalho.

Resumindo, filtros só são "totalmente dispensáveis" se o teu tipo de fotografia não exige eles. Não tem relação alguma com parecer pro ou não.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 26 de Janeiro de 2018, 07:53:02
Eu não sou fã do graduado. Também acho que a linha quase nunca vai se encaixar exatamente na área de sub exposição. Este ajuste prefiro fazer depois ou com HDR.


Acho que você está falando dos graduados Hard. Com os softs você não tem esse problema.
Os hard tem utilidade muito limitada.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 26 de Janeiro de 2018, 08:02:32
Se você tem duas gavetas cheias de filtro ou você é um mega ricaço ou são todos filtros vagabundos da china  :D   Se for a segunda opção está explicado pq você acha que eles "mancham" a imagem. Filtro de boa qualidade não mancha a imagem.

Filtro só é "totalmente dispensável" se você aceitar uma carga pesada de pós-edição. Existem situações de luz em que você ou usa um filtro graduado ou parte para o HDR, não tem latitude de sensor que resolva.
Existem situações onde não há como dispensar o filtro como uma longa exposição durante o dia.
E o filtro polarizador pode até ser simulado na edição mas vai dar muito, muiiito trabalho.

Resumindo, filtros só são "totalmente dispensáveis" se o teu tipo de fotografia não exige eles. Não tem relação alguma com parecer pro ou não.
Não precisa ser um mega ricaço para ter bons filtros na gaveta, também não tenho apenas Lee graduados, na verdade não tenho nenhum Lee, acho caros demais.

Tenho um monte de filtros PB, alguns diâmetros de CPL, alguns diâmetros de ND um monte de graduados e um, apenas um de holder de densidade neutra.

Basta ir comprando aos poucos, você deve estar quebrando a cabeça até agora, mas não precisa vender seu carro não.

Já provei acima como eles podem manchar a imagem, volte algumas páginas.

E não, não precisa de quilos de pós, basta na verdade uma ferramenta que já existe há bons anos em qualquer programa de edição, o nome é até sugestivo, chamam de filtro graduado, você vai se surpreender!


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 26 de Janeiro de 2018, 08:13:58
Não precisa ser um mega ricaço para ter bons filtros na gaveta, também não tenho apenas Lee graduados, na verdade não tenho nenhum Lee, acho caros demais.

Tenho um monte de filtros PB, alguns diâmetros de CPL, alguns diâmetros de ND um monte de graduados e um, apenas um de holder de densidade neutra.

Basta ir comprando aos poucos, você deve estar quebrando a cabeça até agora, mas não precisa vender seu carro não.

Já provei acima como eles podem manchar a imagem, volte algumas páginas.

E não, não precisa de quilos de pós, basta na verdade uma ferramenta que já existe há bons anos em qualquer programa de edição, o nome é até sugestivo, chamam de filtro graduado, você vai se surpreender!

Desculpa, mas para ter "duas gavetas cheias" de bons filtros que custam a partir de $ 100 cada lâmina  (no minimo) você tem que estar com muita grana mesmo.   

Filtros caros (os bons) não mancham a imagem. O dia que você usar um "você vai se surpreender". Mas se você não tem nem Lee (que não são os tops dos NDs) então realmente vai ter que conviver com manchas nas imagens.

E não, você não vai conseguir jamais substituir totalmente o uso de um filtro com a opção "filtro graduado". Dispenso teu tom irônico pois já uso essa opção desde o primeiro dia em que ela apareceu no LR e conheço muito bem o limite dela.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 26 de Janeiro de 2018, 09:28:43
Acho que você está falando dos graduados Hard. Com os softs você não tem esse problema.
Os hard tem utilidade muito limitada.

Acho que é isso mesmo. Acho que meus filtros Lee são realmente muito bons, pois não tenho problemas com eles. As fotos saem prontas.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 26 de Janeiro de 2018, 09:41:26
Desculpa, mas para ter "duas gavetas cheias" de bons filtros que custam a partir de $ 100 cada lâmina  (no minimo) você tem que estar com muita grana mesmo.   

Filtros caros (os bons) não mancham a imagem. O dia que você usar um "você vai se surpreender". Mas se você não tem nem Lee (que não são os tops dos NDs) então realmente vai ter que conviver com manchas nas imagens.

E não, você não vai conseguir jamais substituir totalmente o uso de um filtro com a opção "filtro graduado". Dispenso teu tom irônico pois já uso essa opção desde o primeiro dia em que ela apareceu no LR e conheço muito bem o limite dela.
Qual seriam então os bons filtros? Posso mesmo estar cheio de porcarias em casa. Ensina aí pra gente ao invés de ficar medindo as finanças de quem você não conhece.

Aproveita e conta pra gente as limitações do uso de filtros graduados em ferramentas de edição.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2018, 09:48:28 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:10:43
Eu usava muito os filtros graduados até que aprendi a usar corretamente o ACR e as máscaras de luminosidade.

Hoje em dia o LR suporta até mesmo as máscaras de luminosidade, tanto por cor quando por área, posso dizer que hoje os editores superaram os filtros graduados.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:11:10
Não queria entrar nessa discussão mas depois de ler os comentários resumo que, para fotografia analógica é fato importante o uso de filtros para criar um preset diferente e garantir boas imagens. Para digital é totalmente dispensável se a foto for bem exposta, já que a recuperação de sombras é absurda e os efeitos e filtros o LR faz muito bem, com o plus de você poder fazer vários e vários filtros diferentes da mesma foto, céu estourou, máscara nele e tinge ele de azul, 2 minutos. sobra mais tempo pra curtir a paisagem sem precisar olhar pela câmera.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:13:34
Não queria entrar nessa discussão mas depois de ler os comentários resumo que, para fotografia analógica é fato importante o uso de filtros para criar um preset diferente e garantir boas imagens. Para digital é totalmente dispensável se a foto for bem exposta, já que a recuperação de sombras é absurda e os efeitos e filtros o LR faz muito bem, com o plus de você poder fazer vários e vários filtros diferentes da mesma foto, céu estourou, máscara nele e tinge ele de azul, 2 minutos. sobra mais tempo pra curtir a paisagem sem precisar olhar pela câmera.
2x