Autor Tópico: Vc usa filtros na sua lente?  (Lida 15791 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:16:29

Hoje em dia o LR suporta até mesmo as máscaras de luminosidade, tanto por cor quando por área

se não me engano essa máscara por cor só saiu agora na última versão, desconhecia ela antes pelo menos.
e confesso que fiquei com o pé atrás, não acreditei que iria funcionar como no vídeo promocional que a Adobe fez.
pqp esse treco funciona mesmo e muito bem!
antes eu exportava pra dng, photoshop, voltava pro lr, agora só dois cliques, tá pronto.  :wub:
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2018, 10:17:23 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:18:15
céu estourou, máscara nele e tinge ele de azul

 :shock:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:21:40
:shock:

e não é o que o filtro de lente faz? tingir de azul?  :assobi:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:23:33
e não é o que o filtro de lente faz? tingir de azul?  :assobi:

 :worship:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #79 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:30:49
Aproveita e conta pra gente as limitações do uso de filtros graduados em ferramentas de edição.

Não deveria me meter nisso mas lá vai... Desculpem pela extensão mas necessita de uma introdução, vou tentar simplificar ao máximo sem entrar nas entranhas do processo, que muitos acharão maçante.

É importante saber que durante a captura de um sinal por um dispositivo eletronico, existe uma coisa chamada fundo de escala e outra chamada de sensibilidade minima. Acho que os nomes são auto explicativos.

Se no momento da captura (ou medição, tanto faz) o nivel do sinal estiver abaixo da sensibilidade minima, ele não é capturado. Se estiver acima, mas pouco, o sinal terá o nível parecido com o do chamado ruido térmico do dispositivo eletrônico usado. Se for razoavelmente maior, o problema do ruido diminui proporcionalmente. Isso se chama relação sinal/ruido e é isso que causa o ruido de imagem em fotografia, por exemplo.

Na outra ponta, o dispositivo de captura tem um nivel máximo de sinal que ele consegue capturar. Qualquer coisa acima disso será registrada como tendo este valor máximo. Imagine um velocimetro que a velocidade maxima que ele pode marcar seja de 100 km/h. Se você estiver a 150 km/h ele continuará marcando 100. A informação relativa aos 50 adicionais foi perdida definitivamente e não existe forma alguma de ser recuperada. Isso se chama saturação de sinal.

O mesmo acontece em fotografia digital. Valores acima do que o sensor pode registrar são registrados como sendo o valor máximo que o mesmo consegue. Isso é o chamado "estouro". E se estourou pra valer não tem volta. valores muito próximos do fundo de escala também são complicados de serem recuperados porque no caso dos sensores isso não tem comportamento linear.

Já o problema oposto, as sombras podem conter ruido maior ou da mesma magnitude do sinal. Novamente, quanto mais proximo do nivel zero, mais complicado.

Chega de introdução.

O que o filtro graduado faz é condicionar o sinal (em eletronica é filtrar mesmo) de uma maneira tal, em que o sinal chega ao sensor menos colado no fundo de escala do sensor. Isso evita a perda de informação por passar do fundo de escala, a informação é registrada totalmente, mantendo todas as transições. Como na parte escura o filtro tem densidade zero, as sombras não são afetadas e não piora a relação sinal/ruido.

Se não usar o filtro e houver saturação se sinal, aí ferrou. Não tem santo nem filtro digital que resolva. No mínimo se perderão uma infinidade de transições de níveis. Resumindo, quanto mais perto da saturação, menos o filtro digital funciona. Não existe como criar uma informação que não foi registrada. Em situações mais extremas o filtro fisico funciona e o digital não, é contra as leis da física e da matemática.

Eu jamais sacrifico os highlights porque fica uma bosta. Ruido em sombra é tratável se souber como fazer. E não será com filtrinhos basicos como os do LR que conseguirá. Para isso tem que saber o que fazer e tem programas com ajustes sofisticadissimos para esse tipo de trabalho, como o Noiseware Professional ou o RT.

Outro problema é que hoje em dia muita gente acha que tudo na foto tem que ser registrado, é a maldição do HDR. Se o cara faz um contra luz violento, não faz sentido registrar informação de sombra em muitos casos. Não tem porque puxar esta informação a ponto de coloca-la no mesmo ponto do histograma de outro tom mediano porque a imagem deixa de ser natural.

Dava para escrever umas 1000 linhas aqui mas acho que já deu para entender a ideia da coisa.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #80 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:34:21
Para digital é totalmente dispensável se a foto for bem exposta, já que a recuperação de sombras é absurda

SE foi bem exposta. E parabéns por não insistir em superexpor.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #81 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:35:16
e não é o que o filtro de lente faz? tingir de azul?  :assobi:

Filtro ND graduado tinge de azul desde quando ?


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:39:58
Filtro ND graduado tinge de azul desde quando ?

Desde quando o sujeito insistir em usar filtro barato. Esses tingem de azul, magenta, o espectro de cores completo, parece aqueles avatar de orgulho LGBT que o pessoal coloca no FB.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:43:21
Filtro ND graduado tinge de azul desde quando ?

hummm... não falei ND.
ND eu uso, este sim é um filtro, de boas, não uso os que tingem o céu de azul/amarelo,roxo. isso eu faço no LR melhor.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:44:36
SE foi bem exposta. E parabéns por não insistir em superexpor.

Nunca vi uma foto bem exposta que não possa ser tratada melhor no LR do que com vidros coloridos.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:46:03
Desde quando o sujeito insistir em usar filtro barato. Esses tingem de azul, magenta, o espectro de cores completo, parece aqueles avatar de orgulho LGBT que o pessoal coloca no FB.

 :hysterical:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:51:43
Qual seriam então os bons filtros? Posso mesmo estar cheio de porcarias em casa. Ensina aí pra gente ao invés de ficar medindo as finanças de quem você não conhece.

Aproveita e conta pra gente as limitações do uso de filtros graduados em ferramentas de edição.

Bicho, ou você está com algum problema pessoal comigo ou você é realmente meio ogro.

Eu responderia mas o AFShalders já deu uma aula agora que supera em muito o que eu falei.

Só vou complementar com lista de "bons filtros": Singh-Ray, Formatt-Hitech, Lee (claro que são bons também), a Benro está com filtros bons também (mas são bem caros), Heliopan, B+W, etc.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:53:16
hummm... não falei ND.
ND eu uso, este sim é um filtro, de boas, não uso os que tingem o céu de azul/amarelo,roxo. isso eu faço no LR melhor.


ahhhh esses são horríveis mesmo em digital (além de desnecessários). Mas eles tem uma função muito importante para quem usava/usa filme PB.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 26 de Janeiro de 2018, 10:58:14

ahhhh esses são horríveis mesmo em digital (além de desnecessários). Mas eles tem uma função muito importante para quem usava/usa filme PB.

Com certeza, por isso que disse anteriormente, filtros de cor eram muito importantes para fazer o que se dá pra fazer no digital mais facilmente hoje pelo LR.

Mas se um dia eu como todo mundo, dar aquela vontade de ir pro filme kkkk, ainda mais PB com certeza vou querer comprar um kit desses mesmo que seja dos baratos.

Agora sobre a fotografia digital, realmente considero desnecessário depois das máscaras por cor que o LR faz de forma muito simples.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 26 de Janeiro de 2018, 11:01:09
Pessoal só pra finalizar meu ponto de vista sobre filtros, considero desnecessários os filtros de cores graduadas, esses não vejo propósito no digital.

os demais filtros, como os NDs e os Polarizados acho que são muito úteis, eu particularmente uso eles e gosto muito do resultado.

Se ficou mau interpretado anteriormente agora acho que expliquei melhor  :D
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.