Autor Tópico: Vc usa filtros na sua lente?  (Lida 15777 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 17 de Janeiro de 2018, 19:21:09
Se vc usa filtros na sua lente mostre alguns exemplos. :)

Essas sao fotos digitais com filtro ND:












E essas sao fotos de filme com filtros Gradual ND e filtros laranja ou vermelhor:










Filtro Amarelo:



Filtro amaciador:



Filtro Laranja:



bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2018, 20:17:50

Suas fotos estão excelentes , com o uso muito bem balanceado .
Nos bons tempos do filme , sempre gostei do polarizador linear , vermelho , azul , 82A e um permanentemente na lente que era o skylight , que já não é mais fabricado .
Hoje em dia , com as digitais , fiquei apenas com o UV na lente como proteção e o polarizador circular , nada mais .

Bem de vez em quando , usei o star six tambem .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Fotomjulio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2018, 23:33:59
Polarizador circular e um bom UV. Se fôr pra colocar na frente de vidro caro, não vale filtro genérico. Na época do filme, usava mais coisas, tipo set Cokin de graduados, NDs, warming, e os pra p&B;

A propósito, as tuas imagens estão excelentes, ótimos planos  :clap: :clap: :clap:
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2018, 23:36:01 por Fotomjulio »
Abraços!

MJ

-------------------------------


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2018, 23:39:20
Polarizador , ND graduado e um bom protetor no caso das digitais.

Se for filme, o básico, sem inventar moda com filtro de efeitos nao curto.

PB: R1 / G2 / YG / O1 / Y2 / ND2 / ND4 / Gradiente Cinza

Cor: Sky 1A / Polarizador / ND2 / ND4 / Gradiente Cinza



Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2018, 10:16:34
Acho que o único filtro que ainda uso continuamente com as DSLR é o polarizador.
As vezes, faço uso do filtro estrela, mas muito raramente.

Acho que nunca mais usei filme com luz artificial. Os filtros de correção de temperatura de cor, nunca mais usei.

Ainda faço uso de filtros coloridos para filme preto e branco. Ainda utilizo filtros de gelatina com a 4x5.



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2018, 19:07:23
Eu fico me perguntando o mtivo do pq tao poucos (talvez raros) fotografos de paisagens usarem filtro Gradual ND

Obrigado quanto aos comentarios sobre as fotos.



Bem de vez em quando , usei o star six tambem .
Esse sempre fica legal com retratos de natal, com a familia ou casal do lado da arvore de natal com as luzes acesas.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2018, 19:16:46
Eu fico me perguntando o mtivo do pq tao poucos (talvez raros) fotografos de paisagens usarem filtro Gradual ND

1) Desconhecimento
2) Em fotografia digita consegue-se simular razoavelmente bem um ND gradual


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2018, 19:39:26
O que eu mais uso não é exatamente um filtro. É uma lente de aumento pra fotografar detalhes de flores, folhas, insetos, etc. É um macro meia-boca.
Às vezes uso o star, polarizador e ND, mas, sinceramente, muuuito pouco. Nem os carrego na bolsa.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2018, 19:52:29
Mesmo na época da fotografia com filme, era meio complicado encontrar esses filtros em muitos locais, aqui no Brasil.

O primeiro "kit" de filtros graduais que adquiri, comprei no Paraguai. Era composto por filtros quadrados, da Cokin, colocados sobre um suporte deslizante. Mesmo lá, um kit deles, da linha amadora, possuia um valor considerável.

Tempos depois, encontrei aqui no Brasil, um local que possuia a venda, o sistema profissional, para objetivas maiores. er4a aquela empresa de iluminação, a Mako.

Mas mesmo eles deixaram de vender, algum tempo depois.

E fizeram uma "queima de estoque", tentando se livrar dois filtros.

Essa foi a ocasião em que consegui adquirir todos os que eu queria.


Eu fico me perguntando o mtivo do pq tao poucos (talvez raros) fotografos de paisagens usarem filtro Gradual ND

Obrigado quanto aos comentarios sobre as fotos.


Esse sempre fica legal com retratos de natal, com a familia ou casal do lado da arvore de natal com as luzes acesas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2018, 15:12:29
1) Desconhecimento
2) Em fotografia digita consegue-se simular razoavelmente bem um ND gradual

Acho que hoje em dia boa parte dos efeitos eh possivel simular rasoavelmente bem na pos edicao, se souber fazer, incluindo DOF, efeitos de longa exposicao, efeitos de tele-lente, efeitos de grande angular, efeitos de HDR e ate mesmo efeitos de maior escala dinamica de medio e grande formato. Muito talvez seja o motivo da popularizacao do celular na substituicao de DSLR.

Nesse aspecto de criar o efeito na pos edicao, eu percebo que muita gente prefere mesmo, nao por ser mais pratico ja que afinal de contas eh melhor ja obter a foto como desejada direto da camera do que ter que ficar gastando tempo em applicar efeito em fotos depois. Mas sim pq um numero significativo de pessoas (e talvez nao seria exageiro dizer que pode ate ser mais da metade das pessoas que fotografam), gostam de fotografar para manipular imagem depois. Assim como nao seria exageiro dizer que um numero incrivel de fotografos fotografam mais para ter um material que possam depois "brincar" na pos edicao do que pela atividadede fotografar em si.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2018, 16:57:28
Para quem usa digital, tem também o fator custo. Um bom conjunto de filtros, de alta qualidade não custa barato.
É sempre a questão da praticidade x custo.

Alguns efeitos não dão muito certo em pós digital, por exemplo "water blur", outros funcionam razoavelmente bem, como o ND graduado, mas outros são impossíveis, como o polarizador.

Para quem curte PB digital, vale lembrar que salvo com dois tipos especificos de câmeras (Foveon e Leica Monochrom) não se pode usar os filtros de contraste que são obrigatórios no caso do filme porque o demosaic simplesmente pira. Para isso fotografa-se em cor e depois usa-se um programa adequado para a conversão para P&B, inclusive com a simulação dos filtros.

Efeitos de suavização, difusão, soft focus e similares podem ser feitos facilmente em pós produção digital, se a pessoa souber o que está fazendo. No filme não tem jeito, tem que usar filtro mesmo.

HDR no digital é moleza, mas se não fizer direito fica uma M... Com M maiúsculo.
No filme a tecnica equivalente ao HDR é aplicada na hora da ampliação, com máscaras e expondo regiões do papel fotográfico com tempos diferentes ou mesmo com filtros de contraste, no caso de papel multicontrast.

O efeito de um HDR é bem diferente do de um filtro ND graduado.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2018, 18:52:37
Para quem usa digital, tem também o fator custo. Um bom conjunto de filtros, de alta qualidade não custa barato.
É sempre a questão da praticidade x custo.

Alguns efeitos não dão muito certo em pós digital, por exemplo "water blur", outros funcionam razoavelmente bem, como o ND graduado, mas outros são impossíveis, como o polarizador.

Para quem curte PB digital, vale lembrar que salvo com dois tipos especificos de câmeras (Foveon e Leica Monochrom) não se pode usar os filtros de contraste que são obrigatórios no caso do filme porque o demosaic simplesmente pira. Para isso fotografa-se em cor e depois usa-se um programa adequado para a conversão para P&B, inclusive com a simulação dos filtros.

Efeitos de suavização, difusão, soft focus e similares podem ser feitos facilmente em pós produção digital, se a pessoa souber o que está fazendo. No filme não tem jeito, tem que usar filtro mesmo.

HDR no digital é moleza, mas se não fizer direito fica uma M... Com M maiúsculo.
No filme a tecnica equivalente ao HDR é aplicada na hora da ampliação, com máscaras e expondo regiões do papel fotográfico com tempos diferentes ou mesmo com filtros de contraste, no caso de papel multicontrast.

O efeito de um HDR é bem diferente do de um filtro ND graduado.

Concordo. Eu adoro filtros, mas custam caríssimo. Comprei um sistema Lee para a minha fuji e ainda não tive tempo de usar. Mas é muito bem feito. E com filtros de rosca você tem dificuldade em colocar vários filtros junto.

Gosto também de usar filtros na iluminação, coloridos, polarizados, máscaras. Acho que tudo torna a fotografia mais divertida e prazeirosa em comparação a fazer tudo na pós.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2018, 22:37:12
Eu fico me perguntando o mtivo do pq tao poucos (talvez raros) fotografos de paisagens usarem filtro Gradual ND

Obrigado quanto aos comentarios sobre as fotos.


Esse sempre fica legal com retratos de natal, com a familia ou casal do lado da arvore de natal com as luzes acesas.

Eu vejo muitos (dos mais famosinhos) usando.
Aqui no Brasil creio que o que dificulta é o preço. Qualquer ND gradual custa uma babilônia, mesmo se você comprar no ebay. E é o tipo de coisa que não adianta economizar pq se for para comprar um vagaba é melhor não usar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 20 de Janeiro de 2018, 00:05:55
Uso filtro nd sem graduação para retratos em externa com flash.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Janeiro de 2018, 09:25:57
Eu fico me perguntando o mtivo do pq tao poucos (talvez raros) fotografos de paisagens usarem filtro Gradual ND

Vi muita gente usando (uns 4 fotógrafos pra ser exato) na minha última viagem pra Londres e Budapest. E usando sistemas lee, nisi, aqueles caríssimos. Um sisteminha básico pra mirrorless com 5 filtros mais o suporte sai umas 500 libras em Londres. E é apenas o começo. Aqui no brasil estão vendendo a 4 mill no ML, é pesadíssimo levando em conta a situação precária do nosso mercado.

 
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2018, 09:26:30 por Claudio Rombauer »