Para quem usa digital, tem também o fator custo. Um bom conjunto de filtros, de alta qualidade não custa barato.
É sempre a questão da praticidade x custo.
Alguns efeitos não dão muito certo em pós digital, por exemplo "water blur", outros funcionam razoavelmente bem, como o ND graduado, mas outros são impossíveis, como o polarizador.
Para quem curte PB digital, vale lembrar que salvo com dois tipos especificos de câmeras (Foveon e Leica Monochrom) não se pode usar os filtros de contraste que são obrigatórios no caso do filme porque o demosaic simplesmente pira. Para isso fotografa-se em cor e depois usa-se um programa adequado para a conversão para P&B, inclusive com a simulação dos filtros.
Efeitos de suavização, difusão, soft focus e similares podem ser feitos facilmente em pós produção digital, se a pessoa souber o que está fazendo. No filme não tem jeito, tem que usar filtro mesmo.
HDR no digital é moleza, mas se não fizer direito fica uma M... Com M maiúsculo.
No filme a tecnica equivalente ao HDR é aplicada na hora da ampliação, com máscaras e expondo regiões do papel fotográfico com tempos diferentes ou mesmo com filtros de contraste, no caso de papel multicontrast.
O efeito de um HDR é bem diferente do de um filtro ND graduado.