Autor Tópico: Vc usa filtros na sua lente?  (Lida 15784 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #45 Online: 23 de Janeiro de 2018, 21:11:46
Sosa, mesmo nesta ultima, o filtro do jeito que falei resolve 100% do que for culpa do filtro. Obviamente o flare interno da lente, não. Mas vamos deixar assim para não nos alongarmos demais neste asunto.  :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 23 de Janeiro de 2018, 21:53:26
Sosa, mesmo nesta ultima, o filtro do jeito que falei resolve 100% do que for culpa do filtro. Obviamente o flare interno da lente, não. Mas vamos deixar assim para não nos alongarmos demais neste asunto.  :ok:

Beleza, mas só pra deixar claro pra todos o que eu tentava dizer pois me parece que ninguém entendeu...

Filtro graduado by Carlos C. Sosa, on Flickr

Essa imagem simula a aplicação de um filtro graduado, a primeira coisa que eu faço após usar um filtro desses é clarear as montanhas. Porque? Porque eu gosto de aumentar o alcance dinâmico ao máximo possível e é aí que eu me refiro à mancha, não quer dizer que o filtro vai estragar a imagem, mas eu perderei alcance dinâmico nas montanhas, resultando invariavelmente no ajuste através de software após a captura.

E mesmo que eu suba o filtro (o que tornaria incorreta a utilização e ainda pioraria o cenário) eu teria de editar alguns pontos da montanha.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 23 de Janeiro de 2018, 22:55:47
Eu não sou fã do graduado. Também acho que a linha quase nunca vai se encaixar exatamente na área de sub exposição. Este ajuste prefiro fazer depois ou com HDR.

Já o Polarizador e Densidade Neutra eu não acho nada prático empilhar os dois em sistema de rosca. Vira uma gambiarra e ainda vinheta. Isso já é bem melhor resolvido no sistema de filtros quadrados.

Além disso, devo ter umas 10 objetivas Fuji, mais umas 15 Canon e outras tantas manuais e experimentais, abrangendo uma infinidade de tamanhos de rosca. Comprar filtros pra todos estes tamanhos fica caríssimo, os quadrados até saem mais em conta.

Lembro que vi na BH outro dia uns filtros de rosca custando 900 dólares. Sei lá quem compra isso.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #48 Online: 24 de Janeiro de 2018, 00:04:38
Tenho visto muita foto impecável de montanha, nesse YouTube que linkaram, usando o nd graduado.
E o cara usa canon, ou seja, ficar abrindo sombras não é uma boa ideia.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 24 de Janeiro de 2018, 09:37:53

E o cara usa canon, ou seja, ficar abrindo sombras não é uma boa ideia.


Pois é. A facilidade de DR acaba acomodando os fotógrafos. Daqui a um tempo nem controle de exposição vai precisar, todos os tons estarão no arquivo.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 24 de Janeiro de 2018, 12:41:25
Qual a vantagem em usar um monte de filtros caros que depois ainda exigem retoque no photoshop?

Além disso tem o peso e o cuidado que precisa ter, quem nunca subiu uma montanha colocar vento, areia, ou até mesmo o orvalho atrapalhando não sabe como é.

Os editores estão aí pra ajudar e essa função eles fazem muito melhor que filtros dedicados.

Não é por preguiça.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 24 de Janeiro de 2018, 12:51:25
O pior é que falo isso tendo em casa duas gavetas cheias de filtros dos mais variados.

Agora pensem :

Vocês tem uma mochila e um espaço único para levar câmeras (duas) ao menos 3 lentes e comida, água, acessórios como lanternas, casaco, anorak...

Você leva menos algo disso tudo acima ou leva alguns conjuntos de filtros graduados?

Eu só levo o ND e o polarizador e somente se precisar. Se sobrar espaço ou não levo mais nada (menos peso) ou levo mais água.

https://youtu.be/M-BhJQqHXfQ

Somos todos preguiçosos se pararmos pra ver como era na época do  Tio Ansel.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2018, 12:54:49 por cfcsosa »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #52 Online: 25 de Janeiro de 2018, 19:05:23
Voltando aos exemplos

Essa foi só com polarizador, pra tirar reflexos do Sol, da janela e diminuir a claridade do céu em relação a catedral:

DSCF9524 by Lucas Dias, no Flickr

Esses foram com ND + polarizador:

DSCF9357-2 by Lucas Dias, no Flickr

DSCF6556 by Lucas Dias, no Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 25 de Janeiro de 2018, 19:23:26
Voltando aos exemplos

Essa foi só com polarizador, pra tirar reflexos do Sol, da janela e diminuir a claridade do céu em relação a catedral:

DSCF9524 by Lucas Dias, no Flickr

Esses foram com ND + polarizador:

DSCF9357-2 by Lucas Dias, no Flickr

DSCF6556 by Lucas Dias, no Flickr

Boas fotos!

Olha, pode parecer antiquado, mas eu gosto dos filtros. Sei que dá pra fazer quase tudo digitalmente, palavra de quem usa PS desde a época em que ele não tinha layers, mas o uso dos fitros torna o processo prazeiroso pra mim. Volta e meia faço uma foto de alguma cena que 10 mil pessoas já fizeram igual (ou provavelmente melhor), então o que me motiva, além do resultado, é o processo todo de fotografar.

Se minha fotografia fosse totalmente comercial eu poderia pensar duas vezes, mas eu consigo misturar o prazer com o lado comercial e o processo cuidadoso me conduz a um resultado melhor, me inspira inclusive. É tipo um câmbio manual de 7 marchas com um motor de 400cv, é bom demais.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #54 Online: 25 de Janeiro de 2018, 20:08:23
Uso um ND 1000 e/ou um polarizador. Costumo usar os dois juntos ou só o polarizador, dependendo do que quero como resultado final :ok:

Alguns exemplos mais recentes, acho que todos foram com os dois juntos

[...]

Fotos de arquitetura em longa exposicao dao um impacto muito mais dinamico na imagem com os rastros das nuvens.

Essas estao uma belera! As caichoeiras tambem.

De fato. Outro patamar!

 :ok:

Pois eh... Para galera que quer impressionar nao pressiva gastar dinheiro com grip, tele lente, etc... So comprar um filtro quadrado do mais barato que ja transmite respeito....  :D



Primeiramente, parabéns pelas fotos, são lindas!

Eu uso filtros sim, menos até do que gostaria. Tenho só polarizador, ND e ND variável (bem porcaria por sinal), além do UV pra proteção. Simulo o ND gradual com um macete que vi no YouTube, tampando a parte superior da foto durante uma longa exposição  :D

Um outro vídeo que assisti foi um tanto mindblow pra mim e fez todo o sentido. Eu gosto de fotografar, não de ficar editando fotos no computador, então se puder acertar o máximo possível na hora do clique melhor. Então os filtros ajudam nisso. Antes eu ainda tinha aquela de "depois ajeito no computador", que é uma baita mordomia.

Eu comecei com filme e não revelava então não tinha isso de pós processamento pra mim. Pra piorar eu não tinha grana para filtros, inventava algumas coisas mas não era o mesmo. Hoje posso ter filtros e uma câmera melhor então quero usar tudo mas ando evitando gastar mais com equipamentos já que não ganho dinheiro com fotografia.

Aqui o vídeo que citei em que o fotógrafo fala sobre a necessidade de filtros em paisagens.


O cara foi na mosta em tudo, mas menos no lenco limpador de lente e filtros. A melhor coisa que ha para limpar lentes, filtros e lente de opculos eh couro. Nunca falha. Tura gordura, pueira, manchas, tudo.

Hoje em dia com os recursos não destrutivos de edição eu não tenho absolutamente nenhum receio de lançar a mão em edição para a substituição de filtros graduados, até porque eles mancham a imagem e é necessário corrigir depois na pós do mesmo jeito, afinal nada é retinho como são os filtros e muitas vezes precisamos colocar mais de um, dependendo da topografia, além do que se fotografar contra a luz há uma enorme possibilidade do reflexo da lente bater no filtro e voltar refletida na imagem.

De fato, dependendo que que quer fazer as vezes eh preciso usar mais de 1 filtro. Mas eu nao vejo que implicancia isso traria.

No demais, nunca tive esses problemas. Bom... imagem manchada ja tive mas por causa de filtro ou lente suja, filtro por si naomancha imagem. A nao ser se for filtro muito ruim. Filtro de macras boas sao anti-reflexivos.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #55 Online: 25 de Janeiro de 2018, 20:12:24

Tem esse holder bacana =)



Se nao tiver dinheiro para holder eh so comprar um chapel que frequentemente ajuda tambem.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #56 Online: 25 de Janeiro de 2018, 20:27:35
Eu não sou fã do graduado. Também acho que a linha quase nunca vai se encaixar exatamente na área de sub exposição. Este ajuste prefiro fazer depois ou com HDR.

[...]

Existem diferentes niveis de gradiacao. Alguns filtros a gradiacao eh quase que instantanea em 1 linha e em outros filtros a gradiacao eh bem mais larga, naoprecisando nao tendo entao "uma linha" para acertar no horizonte, e se tiver arvores e predios no horizonte eh pouco ou quase nao afetado pelo inicio da graduacao.

Nessa foto por exemplo tem um filtro gradiado:



Essa foto tambem tem filtro graduado:





vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #57 Online: 25 de Janeiro de 2018, 20:35:42
São os nd soft e hard stop.
Os soft são indicados para grande angular e os hard para teles.
A depender da tele, o hard fica tão soft que precisa usar o very hard.

Um nd hard numa grande angular realmente só vai funcionar se o horizonte for o mar.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #58 Online: 25 de Janeiro de 2018, 20:36:47
Qual a vantagem em usar um monte de filtros caros que depois ainda exigem retoque no photoshop?

Além disso tem o peso e o cuidado que precisa ter, quem nunca subiu uma montanha colocar vento, areia, ou até mesmo o orvalho atrapalhando não sabe como é.

Os editores estão aí pra ajudar e essa função eles fazem muito melhor que filtros dedicados.

Não é por preguiça.
Tudo bem vc nao ser fan de filtros e preferir outra ferramenta para criar efeitos nas suas fotos. Mas as coisas que vc diz nao fazem muito sentido com a minha experiencia.

1. Nem toda marca eh cara. Cokin nao deve ser caro nem no Brasil, da uma olhada.

2. Eu nao preciso fazer retoques no photoshop. Uso filtros justamente por poder criar efeitos sem precisar ficar na frente do computador depois.

3. Filtros quase nao pesam nada a diferenca de peso entre carregar 1 ou 8 filtros eh quase zero. Eu fotografei mais de 2 anos subindo e descendo montanhas em floresta por horas. Filtros nao foram impecilio nenhum, pelo contrario, so me ajudaram. Ajudam tanto que uso ate em cameras pinhole. Cameras pinhole sim eu prefiro usar por serem mais leve do que a Pentax 6x7. A mochila com cameras pinhole em 10 filtros eh nao leve que eh como carregar uma mochila vazia.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #59 Online: 25 de Janeiro de 2018, 20:40:00
São os nd soft e hard stop.
Os soft são indicados para grande angular e os hard para teles.
A depender da tele, o hard fica tão soft que precisa usar o very hard.

Um nd hard numa grande angular realmente só vai funcionar se o horizonte for o mar.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Eu sinceramente nao sabia que foram criadas essas densidade de graduacao diferente de acordo com a distancia focal da lente. Eu tenho dois filtros com dois niveis de graduacao, mas nao para usar em diferentes lentes e sim para adaptar de acordo com a cena.

Mas bom saber...