Autor Tópico: Dicas para fotografar abajur no escuro?  (Lida 2399 vezes)

uaimart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
    • Craftcut
Online: 17 de Janeiro de 2018, 23:22:01
Olá pessoal!

Tenho fabricado os abajures abaixo. Trata-se de uma placa de acrílico transparente com gravações feitas a laser, que tornam a parte gravada opaca (o laser queima o acrílico). Quando iluminado com Leds por baixo, a gravação é realçada na cor do led.

Estou com dificuldades em conseguir fotos que me satisfaçam.  :(

Podem me dar algumas dicas?
- Sugestão de fundo/cenário. Fundo branco tende a não ficar legal quando a luz ambiente está acesa.
- Uma ideia de parâmetros para fotografar.

As fotos abaixo foram algumas das melhores que consegui até agora.

Tenho uma "Nikon D3400 com Lente AF-P DX 18-55mm VRPreto", kit original, sem nada extra. Único adicional que pude comprar até agora foi um tripé.

Quero 3 tipos de fotos basicamente:
1) Leds apagados e luz ambiente acesa, para realçar a gravação feita no acrílico.
2) Leds e luz ambiente acesa, para dar uma ideia mais realista do produto.
3) Leds acesos e luz ambiente apagada. Exemplificar um quarto escuro.

Exemplos de (1) a (3) que consegui (leds de cor branco frio):

1) Leds apagados e luz ambiente acesa, para realçar a gravação feita no acrílico:


2) Leds e luz ambiente acesa, para dar uma ideia mais realista do produto:


3) Leds acesos e luz ambiente apagado. Exemplificar um quarto escuro:



Filmagem para exemplificar melhor o produto (leds vermelhos neste modelo). Filmado com celular, ainda não tinha a Nikon.



Mais algumas fotos:







Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2018, 10:33:37
Eu acho que você deveria desligar todas as luzes do ambiente e se tiver um fotometro, medir o tempo de exposição que você deve usar. Eu iria de f/5,6 a f/8 pra ver qual fica melhor o foco geral da luminária.
Claro que isso vai exigir um tripé e um disparador ou timer para o disparo.

Eu acho que eu faria assim.

No caso das luzes do ambiente acesas, tenta posicionar elas lateralmente ao abajur, assim vc pode tentar revelar até as ranhuras da gravação no acrílico. Só que ai, acho que teria que ir de focus stacking para mostrar isso bem.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2018, 10:36:10 por Claudio Barros »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2018, 10:39:52
Acho que vc deveria uniformizar o fundo para fotografar, um fundo infinito preto ficaria legal.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2018, 13:15:17
Não necessariamente um fundo uniforme, pois isso descaracterizaria (!) a luz do abajur. Mas você pode usar um fundo com cores sólidas, pra evitar a poluição visual. Fora isso, você já tem todo o equipamento necessário.

Eu faria duas exposições, uma bem longa, pra captar a luz que o abajur projeta no ambiente, e uma uma pouco mais curta, pra capturar bem a forma do abajur. Use o tripé, e mexa na câmera com bastante cuidado, pra evitar mudar o enquadramento.

Uma vez que vc está usando tripé, use ISO baixo. Vai diminuir o ruído significativamente.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2018, 14:11:14
Só para participar um pouquinho....
Mas eu acho que fechar demais a abertura deixa seu abajur como se fosse um mero contorno de desenho, não parece ser um abajur.
Eu achei eles bem legais, mas acho você teria que seguir mais ou menos o caminho dessa foto aqui:



Não tem por ai fotos dos concorrentes para você se inspirar?


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2018, 14:33:00
Concordo com o comentário acima.
Você poderia fotografá-los um pouco mais distante, integrando-os na decoração do móvel.


uaimart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
    • Craftcut
Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2018, 02:08:25
Obrigado a todos pelas sugestões e dicas!

Acabei por retornar ao fórum somente agora, então já tinha montado um estúdio caseiro antes de pegar as dicas.

Concorrentes gringos geralmente usam algum fundo não uniforme. Por exemplo:



Achei um piso de porcelanato que pensei que poderia ficar legal de fundo. Arrisquei. Comprei-o e gostei do resultado.

O piso:



Uma prateleira suportada por mão francesa. Como poderão ver nas fotos, apesar de eu ter gostado, ficou tudo muito alaranjado rss. Vou ver se arrumo outra prateleira, quem sabe uma branca e uma preta, para comparar.















Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2018, 10:14:50
Ficou bem legal!!!!!



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 23:42:05
Tá ficando bem legal mesmo! Mas ainda acho que está com muito ruído. Já que vc está com tripé, sugiro usar ISO mais baixo, fechar um pouco o diafragma e fazer disparo remoto ou com temporizador. Com isso, a definição vai ficar trincada!