Autor Tópico: Canon T6i: Áudio sendo "picotado" durante zoom-in ou zoom-out  (Lida 3109 vezes)

lucsg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 18 de Janeiro de 2018, 00:24:58
Olá, boa noite!

Recentemente adquiri o kit premium da câmera T6i, o qual incluía, além do corpo da câmera, a lente EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM e a lente EF-S 55-250mm IS II. Além de servir como um aprimoramento ao meu hobby em fotografia, também significou um aumento de qualidade para o meu trabalho, que é realizar filmagens de jogos de futebol e da torcida.

Como só utilizei a T6i efetivamente para vídeos neste momento em que iniciaram-se os jogos, só pude reparar agora em um grande problema que a lente 55-250mm está me causando. Aparentemente, esta lente está "picotando" e causando distorções no áudio no momento em que é feito zoom in ou zoom out durante a gravação dos vídeos, o que é uma baita dor de cabeça visto que utilizo bastante este recurso e todo o meu trabalho é "irreversível", ou seja, se há um problema no áudio não é possível voltar atrás e repetir para consertar.

A minha questão é: esta é uma característica desta lente? Estou operando-a de maneira errada? A falta do sistema STM é responsável por isso? A lente está com problemas? Testei o recurso de zoom diversas vezes com a 18-55mm e não houve nenhum problema, logo presumo que não há nada de errado com a câmera em si. O kit premium não foi comprado diretamente do site da Canon (Detona Shop), porém presumo que todos os acessórios que o acompanha sejam originais.

Não sei se esta seção era a mais adequada para este post, caso não seja, peço perdão.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2018, 00:26:56 por lucsg »


lucsg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2018, 02:51:59
Como não é permitida a edição do post principal após determinado período de tempo, venho fazer algumas observações e demonstrar o que está ocorrendo.

A princípio, o problema com o áudio durante o zoom da lente 55-250mm não ocorre em 100% das ocasiões. Realizei um teste logo após a postagem no fórum Mundo Fotográfico e consegui demonstrar perfeitamente o problema, porém, após duas horas, com as mesmas configurações, não consegui reproduzí-lo de maneira alguma, o que certamente dificulta ainda mais conhecer a causa do problema.

Só para esclarecimento, o áudio picotado a qual me refiro não é o som causado pelo autofoco ou pela movimentação dos “aneis” da lente, e sim uma alteração causada no próprio áudio. Abaixo trago um vídeo demonstrando o problema e uma imagem do que é causado na linha do áudio.






Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2018, 10:43:52
Será que isso não se deve a algum dispositivo da câmera que tem como objetivo atenuar esse ruído da transição do zoom?
Já tentou ver se com microfone externo isso também acontece?
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2018, 10:44:14 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lucsg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2018, 15:46:57
Olá Leo, obrigado por comentar!

Não tenho certeza se a T6i possui algum dispositivo desse tipo, e mesmo se realmente ter, me parece estranho ser ativado algumas vezes e somente com a 55-250mm.
Quanto ao microfone externo, eu não adquiri nenhum para poder realizar o teste porque, como faço filmagens em locais bem abertos e captando o som dentro do estádio, não sei se seria uma boa a utilização deste.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2018, 16:22:23
Olá Leo, obrigado por comentar!

Não tenho certeza se a T6i possui algum dispositivo desse tipo, e mesmo se realmente ter, me parece estranho ser ativado algumas vezes e somente com a 55-250mm.
Quanto ao microfone externo, eu não adquiri nenhum para poder realizar o teste porque, como faço filmagens em locais bem abertos e captando o som dentro do estádio, não sei se seria uma boa a utilização deste.

Tente fazer com o microfone externo; este barulho ocorre por um "conflito" entre o zoom da lente e o microfone interno. O STM não é apenas sobre a questão do motor de foco; é também sobre a questão do anel de zoom. Que eu me lembre a 55-250 é uma boa lente de baixo custo, por isso não sei se ela tem o sistema STM; tente fazer o teste com outra lente zoom.


RicRos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2018, 16:24:20
Muito estranho mesmo, mas como disse o cheferson, realmente estas lestes STM fazem ruido sim, ao contrário da USM, que é mais silenciosa. Tente com outra lente como ele sugeriu primeiro. A T6i possui sim entrada para microfone externo... Seria bom fazer também fazer um teste, como o Leo Terra sugeriu..
Se continuar o problema, leve na autorizada, se ainda estiver na garantia...

Abs...
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2018, 16:29:55 por RicRos »
Canon AE-1 + Rebel S + Rebel XT + T2i + 80D + 7D Mark II + 5D MK IV + EOS R6.
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM + Canon EF 70-200 f/4L IS USM + Canon EFS 10-18mm IS STM + Canon EFS 18-135 IS STM + Canon EFS 18-55 IS STM + Canon EFS 55-250 IS STM + Canon EF 35-80 + Canon EF 80-200 + Canon EF 70-300 IS II USM + Canon EF 50 1.8 STM - Canon EF 40 2.8 STM. Sigma 150-600mm F5-6.3 DG OS HSM -C. Canon 430EXIII-RT.


lucsg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2018, 19:26:33
Olá pessoal, boa noite!
Infelizmente ainda não possuo pista alguma do que está ocorrendo para a 55-250mm causar esse problema no áudio. Tudo que eu sei é que no momento do zoom-in e principalmente zoom-out a câmera fica momentaneamente, milisegundos, com áudio mutado, conforme o vídeo que disponibilizei no tópico. Além disso, o problema não acontece de maneira alguma com a 18-55mm.
O que me deixa realmente intrigado é que houve um dia em que este problema deixou de acontecer. Porém, mexi em todas as configurações possíveis e não consegui eliminá-lo dessa vez.

Tente fazer com o microfone externo; este barulho ocorre por um "conflito" entre o zoom da lente e o microfone interno. O STM não é apenas sobre a questão do motor de foco; é também sobre a questão do anel de zoom. Que eu me lembre a 55-250 é uma boa lente de baixo custo, por isso não sei se ela tem o sistema STM; tente fazer o teste com outra lente zoom.

Infelizmente eu não consigo realizar o teste com microfone externo ou com outra lente zoom porque acabei de adquirir a câmera e as lentes (minhas antigas câmeras não possuíam lentes intercambiáveis). Além disso, não conheço ninguém que tenha e aparentemente não existem lojas de câmeras em minha cidade. A 55-250mm possui uma versão com e sem STM, porém, não sei se a versão sem STM provoca essa deformação tão exagerada conforme vídeo publicado.


Muito estranho mesmo, mas como disse o cheferson, realmente estas lestes STM fazem ruido sim, ao contrário da USM, que é mais silenciosa. Tente com outra lente como ele sugeriu primeiro. A T6i possui sim entrada para microfone externo... Seria bom fazer também fazer um teste, como o Leo Terra sugeriu..
Se continuar o problema, leve na autorizada, se ainda estiver na garantia...

Abs...

O ruído da própria câmera durante o foco ou durante AF não me incomoda, o que é realmente perturbador é o áudio picotado ou mutado durante o zoom-in ou zoom-out. Não creio que isso seja normal para lentes sem STM, alguém tem experiência com esse tipo de lente?
Não sei se tenho direito a garantia, pois a compra não foi efetuada no site da Canon.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2018, 10:31:49
Olá pessoal, boa noite!
Infelizmente ainda não possuo pista alguma do que está ocorrendo para a 55-250mm causar esse problema no áudio. Tudo que eu sei é que no momento do zoom-in e principalmente zoom-out a câmera fica momentaneamente, milisegundos, com áudio mutado, conforme o vídeo que disponibilizei no tópico. Além disso, o problema não acontece de maneira alguma com a 18-55mm.
O que me deixa realmente intrigado é que houve um dia em que este problema deixou de acontecer. Porém, mexi em todas as configurações possíveis e não consegui eliminá-lo dessa vez.

Infelizmente eu não consigo realizar o teste com microfone externo ou com outra lente zoom porque acabei de adquirir a câmera e as lentes (minhas antigas câmeras não possuíam lentes intercambiáveis). Além disso, não conheço ninguém que tenha e aparentemente não existem lojas de câmeras em minha cidade. A 55-250mm possui uma versão com e sem STM, porém, não sei se a versão sem STM provoca essa deformação tão exagerada conforme vídeo publicado.


O ruído da própria câmera durante o foco ou durante AF não me incomoda, o que é realmente perturbador é o áudio picotado ou mutado durante o zoom-in ou zoom-out. Não creio que isso seja normal para lentes sem STM, alguém tem experiência com esse tipo de lente?
Não sei se tenho direito a garantia, pois a compra não foi efetuada no site da Canon.

Tem microfones de lapela no Mercadolivre por 10 reais. Não é aquela qualidade, mas só pra gravar e testar não custa! O ideal seria fazer esse teste e, se funcionar ok, senão assistência técnica!


lucsg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2018, 18:21:44
Olá pessoal, boa tarde!

Resolvi buscar ajuda diretamente a Canon do Brasil através da assistência técnica. Esclareci o problema que estava ocorrendo, porém, como eles não souberam me auxiliar nesse primeiro momento por não entender do que se tratava, me pediram para fazer o envio gratuitamente a assistência autorizada em São Paulo.
Logo que a lente foi recebida na assistência, foi esclarecido que de fato não se trata de um defeito de fabricação, e sim do funcionamento natural da câmera. Foi esclarecido que em objetivas que não possuem sistema STM o recurso de zoom altera simultaneamente a exposição (diafragma), causando a inibição do microfone interno por um instante. O problema pôde ser resolvido através da instalação de um microfone externo ou através da utilização de uma lente 55-250mm STM.

Muito obrigado pela ajuda de vocês!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2018, 21:03:17


Olá pessoal, boa tarde!

Resolvi buscar ajuda diretamente a Canon do Brasil através da assistência técnica. Esclareci o problema que estava ocorrendo, porém, como eles não souberam me auxiliar nesse primeiro momento por não entender do que se tratava, me pediram para fazer o envio gratuitamente a assistência autorizada em São Paulo.
Logo que a lente foi recebida na assistência, foi esclarecido que de fato não se trata de um defeito de fabricação, e sim do funcionamento natural da câmera. Foi esclarecido que em objetivas que não possuem sistema STM o recurso de zoom altera simultaneamente a exposição (diafragma), causando a inibição do microfone interno por um instante. O problema pôde ser resolvido através da instalação de um microfone externo ou através da utilização de uma lente 55-250mm STM.

Muito obrigado pela ajuda de vocês!

Não entendi a parte de alterar simultaneamente a exposição.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2018, 22:15:12
esse problema é novo hein? particularmente nunca li / não lembro de ter lido alguém comentando sobre esse tema.

Fiquei pensando se ao manusear a lente, você não está encostando na parte da câmera que tem o microfone  :ponder:


lucsg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2018, 23:33:39

Não entendi a parte de alterar simultaneamente a exposição.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Aparentemente, pelo que eu entendi, no momento em que é feito zoom-in ou zoom-out em uma lente que não possui sistema STM, é feita a regulagem do diafragma da câmera e nesse momento há interferência com o microfone interno, deixando o áudio com essa anomalia. Para ser sincero, não conheço muito bem a estrutura de uma câmera, porém, como já tive uma daquelas câmeras digitais pequenininhas que sempre que eu dava zoom o áudio ficava TOTALMENTE silenciado, considerei a explicação razoável.

esse problema é novo hein? particularmente nunca li / não lembro de ter lido alguém comentando sobre esse tema.

Fiquei pensando se ao manusear a lente, você não está encostando na parte da câmera que tem o microfone  :ponder:

Num primeiro momento até pensei que fosse exatamente isso que estava acontecendo, mas depois de fazer alguns testes com as mãos o mais longe possível da entrada de captação de som, realmente cheguei a conclusão de que se tratava de alguma anomalia da lente ou da câmera (quanto ao segundo, cri que não, pois a outra lente 18-55mm não possuía esse problema).
Acho que é um problema "novo" porque poucas pessoas devem utilizar o recurso de zoom durante a gravação de vídeos, normalmente as pessoas fazem takes de curto prazo para só então fazerem uma nova cena... Não cheguei a ratificar essa informação, porém a assistência técnica disse que o próprio manual da T6i não recomenda o uso do zoom durante as gravações, visto que pode causar problemas de congelamento de imagem num instante de tempo


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2018, 09:37:36
Aparentemente, pelo que eu entendi, no momento em que é feito zoom-in ou zoom-out em uma lente que não possui sistema STM, é feita a regulagem do diafragma da câmera e nesse momento há interferência com o microfone interno, deixando o áudio com essa anomalia. Para ser sincero, não conheço muito bem a estrutura de uma câmera, porém, como já tive uma daquelas câmeras digitais pequenininhas que sempre que eu dava zoom o áudio ficava TOTALMENTE silenciado, considerei a explicação razoável.

Num primeiro momento até pensei que fosse exatamente isso que estava acontecendo, mas depois de fazer alguns testes com as mãos o mais longe possível da entrada de captação de som, realmente cheguei a conclusão de que se tratava de alguma anomalia da lente ou da câmera (quanto ao segundo, cri que não, pois a outra lente 18-55mm não possuía esse problema).
Acho que é um problema "novo" porque poucas pessoas devem utilizar o recurso de zoom durante a gravação de vídeos, normalmente as pessoas fazem takes de curto prazo para só então fazerem uma nova cena... Não cheguei a ratificar essa informação, porém a assistência técnica disse que o próprio manual da T6i não recomenda o uso do zoom durante as gravações, visto que pode causar problemas de congelamento de imagem num instante de tempo

A questão do barulho STM refere-se ao foco. O ideal seria colocar o foco manual, mas é preciso praticar bastante usar zoom com o foco manual. É dar o zoom e usar o foco. Tente fazer esse teste também.

Quanto ao microfone externo ele é essencial para gravação de vídeos. Além de poupar enorme tempo na edição do aúdio, o fato do zoom não irá atrapalhar o aúdio.