Autor Tópico: Fotometro da Pentax Spotmatic  (Lida 3172 vezes)

Romulo23bc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Online: 20 de Janeiro de 2018, 17:40:47
Boa tarde, pessoal. Tenho uma spotmatic que adquiri a pouco tempo, já usei um filme nela e o resultado foi satisfatório para uma primeira experiência, apesar de algumas fotos um pouco superexpostas. Minha dúvida é por conta do fotometro dela que sempre marca subexposição. Consigo me orientar pelo fato do visor escurecer e ficar mais claro na medida que fecho o obturador. No entanto, quase sempre a vareta do fotometro está marcando subexposição. Sendo que algumas vezes ele mostra uma medição equilibrada. Fiz algumas pesquisas sobre o modo de utilização desse tipo de fotometro e mesmo assim ela apresenta isso em fotos que estariam na realidade equilibradas ou estouradas. Alguém saberia solucionar esse problema?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2018, 20:53:32

Se está marcando SEMPRE sub exposição, ou a bateria está gasta ou o fotometro quebrado.

Se somente quando a medida "em zero" causa sub exposição, ai o problema é que a bateria original é de mercúrio, que fornece 1.35 volts e provavelmente você está usando uma alcalina de 1.5 volts. Essa diferença causa a subexposição porque ela "pensa" que tem mais luz na cena.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2018, 20:55:11 por AFShalders »


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2018, 09:20:12
Que coisa estranha...

Tenho uma Pentax Spotmatic também, e uso as baterias de 1,5 V. Nunca cheguei a perceber problemas de exposição com negativos.



 


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2018, 09:32:34
Rômulo, você conseguiria descrever exatamente como está operando a câmera? Faz um tempo que não a utilizo. E estava tentando me lembrar mentalmente como era.

Essa camera possui, um botão, ao lado da lente, que "liga" o fotometro. E é nesse momento que a agulha começa a se mover, variando a medida de acordo com a a abertura e a velocidade.


 




JotaPe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2018, 01:27:12
Boa  noite!

Estava pesquisando sobre o fotômetro da Pentax Spotmatic e acabei  chegando nesse fórum.

Minha Spotmatic apresenta o mesmo problema em relação ao fotômetro,  ou seja, parece que ele faz uma leitura invertida da luz: Qdo tem muita luz a agulha desce para o sinal negativo (-) indicando que a foto estaria sub exposta e em condições de pouca luz a agulha sobre para o sinal de positivo (+) indicando que a foto estaria super exposta.

Como estou utilizando uma bateria de 1.5v eu já esperava uma variação na leitura do fotômetro,  mas não a esse ponto.

Em fim, gostaria de saber se o problema proposto anteriormente nese tópico foi resolvido e qual a solução?

Desde já,  obrigado!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2018, 21:21:13
Ja viu se a bateria não está com a polaridade invertida ?


JotaPe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2018, 21:36:39
Boa noite!

Coloquei a bateria dos dois lados e ambos fizeram o fotometro se movimentar.

No manual do usuário da Spotmatic eles pedem para fazer um teste para ver se o fotometro está funcionando que consiste em colocar a velocidade em "B" (bulb) e o ISO em 100, com essa configuração o fotometro deve ir para cima em direção ao sinal de "+".


Sabendo disso, usei a bateria nessa posição e o fotometro se movimentou da maneira que o manual disse que o faria.

Qual foi minha surpresa ao ver que alterando o ISO para o filme de 400 e colocando uma velocidade de 1/125 em um dia claro, a agulha do fotometro foi diretamente para baixo "colando" no sinal "-".

Depois disso tentei inverter a bateria e, com exceção do teste do manual, a leitura do luz permanece a mesma, ou seja, a agulha sempre se move para o baixo (-) em situações de claridade e para cima (+) em situações de baixa luz.

Por fim, tentei alterar o ISO para fazer uma "compensação" de modo a tentar enganar o fotometro em relação a leitura da luz, mas somente obtive algum êxito com filme ISO 400 e configuração de ISO 32 na câmera, mesmo assim, a Spotmatic é programada para não ler certas velocidades que ela julga incompatível e em ISO 32 e velocidade acima de 1/250, o fotometro age igual o teste do manual.

Não sei se consegui ser claro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2018, 13:02:57
Nesse caso tem algum defeito eletronico, provavelmente algum fio oxidado ou coisa do tipo. Se quiser te mando o manual de serviço dela.