Autor Tópico: Lente canon 24-70 I ou 24-105 ?  (Lida 10041 vezes)

Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #15 Online: 22 de Janeiro de 2018, 13:41:51
Como assim? Não 1 Stop de luz a diferença?
 :ponder:

Dellano, até onde sei, a luz é medido pelo TSTOP e não FSTOP. o FSTOP é um simples cálculo geométrico. Duas objetivas f2.8 não necessariamente terão a mesma transmissividade de luz, isso porque depende muito da qualidade, da quantidade e da cristalinidade dos vidros da objetiva.

Na 24-70 f2.8 I, dizem que a qualidade dos vidros não é tão boa e que, por isso, ela é uma lente relativamente escura (mesmo em f2.8), equivalendo, praticamente a uma f4.

Então, repito, até onde sei, o FSTOP mede desfoque/profundidade de campo e TSTOP mede a luminosidade que atravessa a objetiva. Quanto ao FSTOP, uma lente 2.8 sempre vai produzir as mesmas características (não necessariamente a qualidade, mas a quantidade).

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 22 de Janeiro de 2018, 14:02:19
Sem pensar pra trabalho, 24-70 2.8 L I.
Hobby 24-105 L.

Obrigado pela contribuição ao tópico!


A 24-70 I e 24-105 F4 têm a mesma luminosidade. Nesse caso, a 24-105 levaria vantagem, pois ainda tem o IS. A 24-105 leva vantagem também pelo maior range, menor peso, preço e etc. O único ponto que vejo a favor da 24-70 I é o bokeh e a profundidade de campo menor, mas que, se houver espaço, pode ser compensada em favor da 24-105 quando usada em 105mm.

Cumprimentos.

Mesma luminosidade ? que isso cara, so por causa do tempo de fabricação ?
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 22 de Janeiro de 2018, 16:24:50
Há um tempo eu fiz um apanhado comparando todas as 24-70 do mercado em termos de qualidade de imagem e esse foi o ranking que cheguei:

1. Canon II
2. Canon I
3. Tamron VC
4. Sigma Art
5. Tamron VC G2
6. Sigma EX HSM
7. Sigma EX

Ou seja, a versão I da Canon ainda é melhor do que todas as terceirizadas do mercado. E pelo preço que ela se encontra hoje ela bate de frente com elas em termos de orçamento. Se estabilização é importante pra você, as Tamrons VC e VC G2 são as melhores opções nesse quesito.
A Sigma Art também tem estabilização mas ela é praticamente inútil. Essas 3 são as únicas lentes com estabilização nesse range.

Estou muito surpreso com o fato de você ter testado isso tudo de lente 24-70 hahahahaha Você testou a 24-70 I em qual corpo?
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 22 de Janeiro de 2018, 19:56:29
Como usas a 6D eu iria de 24-105L, pois o ponto de luz a menos que ela tem em relação à 24-70L pode ser compensada com um ponto a mais de ISO (a 6D é ótima para isso). Daí ganhas IS, maior range, menor peso e preço. A 24-70 f2.8 II melhorou bastante a ótica, mas a 24-70 F2.8L original não era exatamente a mais nítida do mundo... 24-70 f2.8L versão 1 só se não puderes comprara a v II e precises realmente de f2.8... IMHO...
JVc.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 22 de Janeiro de 2018, 20:12:31
Há um tempo eu fiz um apanhado comparando todas as 24-70 do mercado em termos de qualidade de imagem e esse foi o ranking que cheguei:

1. Canon II
2. Canon I
3. Tamron VC
4. Sigma Art
5. Tamron VC G2
6. Sigma EX HSM
7. Sigma EX

Ou seja, a versão I da Canon ainda é melhor do que todas as terceirizadas do mercado. E pelo preço que ela se encontra hoje ela bate de frente com elas em termos de orçamento. Se estabilização é importante pra você, as Tamrons VC e VC G2 são as melhores opções nesse quesito.
A Sigma Art também tem estabilização mas ela é praticamente inútil. Essas 3 são as únicas lentes com estabilização nesse range.

Seu ranking está super estranho pelos reviews que li, principalmente da tamron G2.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #20 Online: 22 de Janeiro de 2018, 20:50:22
Seu ranking está super estranho pelos reviews que li, principalmente da tamron G2.
A Tamron VC, VC G2 e Sigma Art estão bem próximas na verdade.
A qualidade de imagem das 3 é bem similar, mas a VC e a Art me pareceram um pouco melhor em um maior número de situações.
Mas é coisa pouca... tão pouca que se eu considerar a qualidade da estabilização, qualidade de construção e consistência de foco e compatibilidade, eu colocaria a G2 acima delas na lista. E se estabilização for um fator crítico, ela ficaria em primeiro de toda lista obviamente.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2018, 21:05:19 por Di Torres »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 22 de Janeiro de 2018, 21:29:09
A Tamron VC, VC G2 e Sigma Art estão bem próximas na verdade.
A qualidade de imagem das 3 é bem similar, mas a VC e a Art me pareceram um pouco melhor em um maior número de situações.
Mas é coisa pouca... tão pouca que se eu considerar a qualidade da estabilização, qualidade de construção e consistência de foco e compatibilidade, eu colocaria a G2 acima delas na lista. E se estabilização for um fator crítico, ela ficaria em primeiro de toda lista obviamente.

O estranho é colocar a Canon mk I a cima da Tamron G2 e da Sigma art.
Ambas são muitos próximas da Canon mk II, apesar da Canon ter nitidez imbatível no centro, a Tamron tem borda melhores que a mk II.
https://www.the-digital-picture.com/News/News-Post.aspx?News=21536
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #22 Online: 22 de Janeiro de 2018, 21:46:40
O estranho é colocar a Canon mk I a cima da Tamron G2 e da Sigma art.
Ambas são muitos próximas da Canon mk II, apesar da Canon ter nitidez imbatível no centro, a Tamron tem borda melhores que a mk II.
https://www.the-digital-picture.com/News/News-Post.aspx?News=21536
Estranho... o que eu vi da G2 é que ela é bem mais fraca nas bordas. Principalmente depois de 35mm.
E nesse mesmo site do link que você postou tem um comparativo visual que mostra exatamente o que vi.

https://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=1144&Camera=979&Sample=0&FLI=0&API=0&LensComp=787&CameraComp=979&SampleComp=0&FLIComp=0&APIComp=0

As bordas da Mk II são melhores em todo range, principalmente a partir de 35mm.
E abaixo de 35mm a Mk II apresenta menos distorção.
E em 70mm a Mk II ganha em todo o frame de forma significativa.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2018, 21:50:43 por Di Torres »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #23 Online: 22 de Janeiro de 2018, 22:11:06
Estranho... o que eu vi da G2 é que ela é bem mais fraca nas bordas. Principalmente depois de 35mm.
E nesse mesmo site do link que você postou tem um comparativo visual que mostra exatamente o que vi.

https://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=1144&Camera=979&Sample=0&FLI=0&API=0&LensComp=787&CameraComp=979&SampleComp=0&FLIComp=0&APIComp=0

As bordas da Mk II são melhores em todo range, principalmente a partir de 35mm.
E abaixo de 35mm a Mk II apresenta menos distorção.
E em 70mm a Mk II ganha em todo o frame de forma significativa.

Detalhe, esse foi o mesmo padrão que notei em relação a Mark I também.
Assim como a Mark II, a Mark I apresenta uma performance mais consistente em todo o range em relação a G2 e também a Sigma Art e a antiga Tamron VC.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #24 Online: 22 de Janeiro de 2018, 22:53:51
Cara vc tem duas lentes claras...diz que gosta de desfoque...então fuja da 105. vc não vai gostar de F4 !

Com o kit que vc tem, embora esteja sentindo falta do zoom, vc não esta mal servido, aguente as pontas ate juntar mais grana e compre a 2.8I ou II. Na boa eu tenho I e não tenho do que reclamar. Nunca pensei em ter a II.

Você acha que seus clientes sentirão diferença em suas fotos se elas foram feitas com a 2.8I ou II ?!?!

Abs
M Rezende


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 23 de Janeiro de 2018, 08:31:44
Cara vc tem duas lentes claras...diz que gosta de desfoque...então fuja da 105. vc não vai gostar de F4 !

Com o kit que vc tem, embora esteja sentindo falta do zoom, vc não esta mal servido, aguente as pontas ate juntar mais grana e compre a 2.8I ou II. Na boa eu tenho I e não tenho do que reclamar. Nunca pensei em ter a II.

Você acha que seus clientes sentirão diferença em suas fotos se elas foram feitas com a 2.8I ou II ?!?!

Abs
M Rezende

Essa deveria ser a pergunta principal, os meus clientes sentiriam diferença ? E a resposta é não. Acho que me contento facilmente com a 2.8 I. Porém a do rapaz acabou de me mandar uma foto do elemento ótico frontal, e para minha surpresa, olha como ele está. O que vocês acham que é, fungo ? Segundo ele não atrapalha em nada. Vou ver de perto hoje.

WhatsApp Image 2018-01-22 at 19.27.02 by Gabriel Marques, no Flickr
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2018, 08:32:25 por Gabriel Arieira »
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 23 de Janeiro de 2018, 09:38:27
Acredito que não atrapalha em nada, mas recomendo não comprar se essa marca não sair…

Parecia que fosse somente mal limpado, mas como ele disse que "não atrapalha em nada", acredito que seja de uma "gambiarra" de um filtro ou alguma coisa pra macro.
 
Caso queira tentar negociar, 50% do valor, acima disso melhor procurar outro,  o problema que é difícil achar uma 24-70 2.8 L pra vender e quando tem é preço de novo.
 
Eu não compraria essa lente.



Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 23 de Janeiro de 2018, 09:52:03
Acredito que não atrapalha em nada, mas recomendo não comprar se essa marca não sair…

Parecia que fosse somente mal limpado, mas como ele disse que "não atrapalha em nada", acredito que seja de uma "gambiarra" de um filtro ou alguma coisa pra macro.
 
Caso queira tentar negociar, 50% do valor, acima disso melhor procurar outro,  o problema que é difícil achar uma 24-70 2.8 L pra vender e quando tem é preço de novo.
 
Eu não compraria essa lente.

Entrei em contato com a Namba aqui pelo facebook e disseram que a assistência técnica para esse modelo de lente ficará até aproximadamente o final desse ano somente, após, será descontinuada. Mas a lente frontal dela sabe quanto custa ? R$3300,00, não compensa, mesmo.
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #28 Online: 23 de Janeiro de 2018, 09:55:40
Olha, se eu fosse optar hoje por uma lente zoom para minha FF para os eventos, eu iria sem pensar na Tamron 28-75 (F2.8). Clara, nítida (inclusive em F2.8), um bom desfoque, e muito barata.

Lente zoom pra mim é para fotos "rotineiras" dos eventos, e para isso eu não preciso de uma FF com uma lente de 5k, por isso eu mantenho a D7200 com hoje a Sigma 17-70 C (antes era a Tamron), um conjunto afiadíssimo que eu duvido que algum cliente perceba a diferença nas fotos entre ela e uma D750 com a 24-70.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 23 de Janeiro de 2018, 09:58:25
Perdão, não estou por dentro dos  preços, mas aguarde mais um pouco que logo logo algum membro do fórum posta…