Autor Tópico: [Dúvida] Lente ou Corpo ?  (Lida 4730 vezes)

Ayaland

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Online: 24 de Janeiro de 2018, 01:52:55
Boa noite gente, tudo bem?

O que ocorre é o seguinte, tenho uma T3i da Canon + 18-55 do kit + 35mm da YN e um Flash YN. Esse é o o meu "start pack" de trabalho. Com ele faço ensaios externos e do uma arranhada de segundo fotógrafo em eventos como por exemplo casamento.

O que ocorre é que estou querendo fazer um investimento maior pra obter um resultado um pouco melhor nesses casamento. Ocorre que fotografo em ambientes mistos e nem sempre o ISO da conta. Então estou na dúvida entre adquirir uma 6D ou adquirir uma 24-105 F4/l. O que vocês acham que vai me servir melhor?

Aceito sugestões! Quanto a ensaios estou muito bem servido com a 35, mas fico realmente um pouco na mão com em casamentos (que tem sido o meu foco secundário) Valeu!


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2018, 07:39:42
Opa, beleza?

Então, é que a coisa é mais um conjunto do que 1 unico equipamento em si
Pegar uma 6D vai te dar um bom ganho em ISO alto? Vai... mas não adianta querer excelente performance em baixa luz, usando lentes F/4 ou mais escuras... Vc tem que se equipar com + lentes também, e lentes BOAS e claras, tipo 2.8 ou preferencialmente 1.8 e 1.4

Vc só tem 1 lente clara que seria usável numa FF, eu acho que seria interessante vc se equipar com algumas lentes claras antes de ir pra uma FF, pois aí vc estará livre pra vender/deixar a T3i como backup e manter suas lentes. Usar uma 24-105 F/4 na T3i não vai te dar muito ganho em LUZ. É uma p*ta lente boa, foco rápido, silencioso e nítida, mas razoavelmente "escura".
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2018, 07:40:32 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2018, 09:11:41
Opa, beleza?

Então, é que a coisa é mais um conjunto do que 1 unico equipamento em si
Pegar uma 6D vai te dar um bom ganho em ISO alto? Vai... mas não adianta querer excelente performance em baixa luz, usando lentes F/4 ou mais escuras... Vc tem que se equipar com + lentes também, e lentes BOAS e claras, tipo 2.8 ou preferencialmente 1.8 e 1.4

Vc só tem 1 lente clara que seria usável numa FF, eu acho que seria interessante vc se equipar com algumas lentes claras antes de ir pra uma FF, pois aí vc estará livre pra vender/deixar a T3i como backup e manter suas lentes. Usar uma 24-105 F/4 na T3i não vai te dar muito ganho em LUZ. É uma p*ta lente boa, foco rápido, silencioso e nítida, mas razoavelmente "escura".

Concordo com tudo que o Guizaunzin disse, mas vou acrescentar:

Acho até que ele poderia resolver os problemas, se tiver dinheiro, comprando a 6D + 50 mm 1.8. Ai colocaria a 35 na full frame e a 50 na crop. Não digo para colocar a 35 na crop senão ele vai ficar com duas 50mm devido ao fator de corte.
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2018, 09:40:08
Com a 24-105mm vc ganharia no range, mas não resolveria seu problema da iluminação (talvez nem com uma f/2.8). Como vc tem um flash, já ajudaria muito.

Se for adquirir a 6D, precisaria de mais um flash (supondo que vc mantenha a T3i como segunda câmera). E ainda só ficaria com a opção de usar a 35mm nela.

Como vc trabalha e não tem câmera reserva, escolheria a 6D ou uma APS-C (77D, 80D ou outra Rebel).


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2018, 09:42:57
Uma dúvida, de quanto vc dispõe para investir?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2018, 10:21:31
Pode parecer contra a maré dos colegas, mas no seu lugar (e sem saber o quanto pretende gastar) eu ficaria com a T3i, venderia a 35mm da YN e investiria por hora numa lente F**A pro sistema que vc tem. Eu cogitaria o kit com a Sigma 18-35 1.8 + 50mm 1.8 STM/ ou uma Tamron 17-50 2.8.

Como de momento vc está fazendo ensaios e atuando como segundo fotografo, é a chance de se equipar com boas lentes, embora a 18-35 não seja compatível com FF, quando vc for pro FF já tem uma 50mm, e acredite, se faz muita coisa com uma 50tinha dessas numa 6D por exemplo, o dinheiro de vc vender sua 18-35 vc compra uma 24-105 (ou uma 35 f/2 IS USM) QUANDO  migrar pro FF. Agora usufrua da sua T3i, pois não vai ser uma 24-105 (nela) que vai te tazer melhores imagens.
Pra ensaios a T3i é suficiente e como segundo fotografo pode ser que ainda aguente um tempo, junta grana e quando puder parta pro FF e mantenha a T3i de bkp. Agora não adianta pegar uma 6D e tacar uma YN nela né...é pra quebrar. :hysterical:

A bem da verdade com o ISO de uma 6D ela faz milagres com uma 24-105 e um flash. A não ser que o casamento seja numa caverna... :D
O que falei é pra vc tentar (num futuro próximo) migrar e ainda ter um corpo reserva, pois isso é bem importante. principalmente quem faz eventos.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Ayaland

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2018, 12:00:23
Concordo com tudo que o Guizaunzin disse, mas vou acrescentar:

Acho até que ele poderia resolver os problemas, se tiver dinheiro, comprando a 6D + 50 mm 1.8. Ai colocaria a 35 na full frame e a 50 na crop. Não digo para colocar a 35 na crop senão ele vai ficar com duas 50mm devido ao fator de corte.

Para um casamento acha que consigo atuar com essa configuração de equipamento que você me deu? A falta de range não vai me deixar na mão?


Ayaland

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2018, 12:02:55
Como vc trabalha e não tem câmera reserva, escolheria a 6D ou uma APS-C (77D, 80D ou outra Rebel).

Dentre essas que você citou acha que estarei melhor servido com a 6D no que tange maquinário e tempo de uso ou os outros modelos vao me servir por mais tempo? Peguei numa 6D com a lente do Kit (24-105) e simplesmente da pra fazer tudo dentro de um casamento se tiver flash.


Ayaland

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2018, 12:05:04
Uma dúvida, de quanto vc dispõe para investir?

Rapaz, é um investimento ainda para metade ou final do ano, vai depender do fluxo de trabalho que estou tendo rs
Mas é claro, as vezes consigo um valor legal por parcelamento do que a vista aí é algo a ser estudado mas eu tenho pretensão de migrar para uma FF, todavia, se eu conseguir uma projeção mediana a medio prazo (antes de migrar o corpo) já vai ser uma mão na roda pra quem atua ocasionalmente em casamentos e eventos do tipo lual, entende?

Não confio muito no iso da T3i rs


Ayaland

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2018, 12:11:32
Pode parecer contra a maré dos colegas, mas no seu lugar (e sem saber o quanto pretende gastar) eu ficaria com a T3i, venderia a 35mm da YN e investiria por hora numa lente F**A pro sistema que vc tem. Eu cogitaria o kit com a Sigma 18-35 1.8 + 50mm 1.8 STM/ ou uma Tamron 17-50 2.8.

Como de momento vc está fazendo ensaios e atuando como segundo fotografo, é a chance de se equipar com boas lentes, embora a 18-35 não seja compatível com FF, quando vc for pro FF já tem uma 50mm, e acredite, se faz muita coisa com uma 50tinha dessas numa 6D por exemplo, o dinheiro de vc vender sua 18-35 vc compra uma 24-105 (ou uma 35 f/2 IS USM) QUANDO  migrar pro FF. Agora usufrua da sua T3i, pois não vai ser uma 24-105 (nela) que vai te tazer melhores imagens.
Pra ensaios a T3i é suficiente e como segundo fotografo pode ser que ainda aguente um tempo, junta grana e quando puder parta pro FF e mantenha a T3i de bkp. Agora não adianta pegar uma 6D e tacar uma YN nela né...é pra quebrar. :hysterical:

A bem da verdade com o ISO de uma 6D ela faz milagres com uma 24-105 e um flash. A não ser que o casamento seja numa caverna... :D
O que falei é pra vc tentar (num futuro próximo) migrar e ainda ter um corpo reserva, pois isso é bem importante. principalmente quem faz eventos.

Olha, interessante a sua ideia. Até cogitei a sigma 17-50 2.8 pela estabilização de imagem uma vez que a Tamron não tem estabilização de imagem (me corrija se eu estiver errado). Consigo levar essa lente pra FF num futuro upgrade? Creio que o 2.8 não me deixe na mão uma vez que tenho flash e não precisarei aumentar muito o iso (fora o zoom). É uma lente do Kit Tunada rs.

E sim, para ensaios estou muito bem servido com a T3i + 35mm da YN (ouso dizer que melhor servido do que uma 50 2.0)


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2018, 12:35:46
Olha, interessante a sua ideia. Até cogitei a sigma 17-50 2.8 pela estabilização de imagem uma vez que a Tamron não tem estabilização de imagem (me corrija se eu estiver errado). Consigo levar essa lente pra FF num futuro upgrade? Creio que o 2.8 não me deixe na mão uma vez que tenho flash e não precisarei aumentar muito o iso (fora o zoom). É uma lente do Kit Tunada rs.

E sim, para ensaios estou muito bem servido com a T3i + 35mm da YN (ouso dizer que melhor servido do que uma 50 2.0)
Infelizmente essas lentes que citei 18-35 ou 17-50 não servem pro FF e a Tamron tem uma versão com estabilizador (VC), mas ela perde um pouco de nitidez comparada a versão sem. Não acho que nesse range seja necessário, já que o estabilizador não vai ajudar em nada no caso de pessoas se movimentando e vc fotografando em baixa velocidade. Com uma lente 2.8 vc consegue bons resultados, porém depois que usa uma 1.4/1.8 se sente amarrado mesmo com uma 2.8 (meu caso, mas dá pra se virar legal).

Minha namorada tem uma T3i e uma Tamron, já fotografei com ela e mesmo em ISO800 não achei o ruído destrutivo, sabendo fotometrar o ruído some, ou pelo menos fica imperceptível numa foto impressa, agora se analisar no zoom 100% não tem salvação, nem com uma 6D vc vai ficar satisfeito.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2018, 12:48:43
Dentre essas que você citou acha que estarei melhor servido com a 6D no que tange maquinário e tempo de uso ou os outros modelos vao me servir por mais tempo? Peguei numa 6D com a lente do Kit (24-105) e simplesmente da pra fazer tudo dentro de um casamento se tiver flash.

Na minha opinião, o kit que serviria totalmente pra vc hoje seria justamente a 6D + 24-105mm + flash. Dá pra fazer tudo o que precisa.

Se é pra escolher apenas a câmera ou a lente, continuo com a opinião que manter a 6D como câmera principal + YN 35mm e deixar a T3i + 18-55mm como segunda câmera ou backup. Se vc fosse "hobbysta" como eu, aí teria apenas uma câmera e investiria em lentes e acessórios.


Ayaland

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2018, 13:35:39
Infelizmente essas lentes que citei 18-35 ou 17-50 não servem pro FF e a Tamron tem uma versão com estabilizador (VC), mas ela perde um pouco de nitidez comparada a versão sem. Não acho que nesse range seja necessário, já que o estabilizador não vai ajudar em nada no caso de pessoas se movimentando e vc fotografando em baixa velocidade. Com uma lente 2.8 vc consegue bons resultados, porém depois que usa uma 1.4/1.8 se sente amarrado mesmo com uma 2.8 (meu caso, mas dá pra se virar legal).

Minha namorada tem uma T3i e uma Tamron, já fotografei com ela e mesmo em ISO800 não achei o ruído destrutivo, sabendo fotometrar o ruído some, ou pelo menos fica imperceptível numa foto impressa, agora se analisar no zoom 100% não tem salvação, nem com uma 6D vc vai ficar satisfeito.

Numa viagem muito doida, onde eu mantenha o que eu tenho para backup e compre futuramente uma 6D pra usar com a 35mm é um gasto muito extravagante uma Sigma Art 18-35mm F/1.8? O valor dessa lente é maior do que o corpo da T3i mas acredito que ela possa me gerar uma versatilidade maior pelo zoom. O que me diz?
Certo de que essa lente ficaria atrelada a crop e quando adquirisse uma 6D a T3i ficaria de reserva ou segunda camera pra eventos.


Ayaland

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2018, 13:38:19
Na minha opinião, o kit que serviria totalmente pra vc hoje seria justamente a 6D + 24-105mm + flash. Dá pra fazer tudo o que precisa.

Se é pra escolher apenas a câmera ou a lente, continuo com a opinião que manter a 6D como câmera principal + YN 35mm e deixar a T3i + 18-55mm como segunda câmera ou backup. Se vc fosse "hobbysta" como eu, aí teria apenas uma câmera e investiria em lentes e acessórios.

Posso estar falando besteira mas não acho que fica um resultado legal a 18-55 do kit da T3i para eventos do tipo casamento/15 anos. Uso mais a 35mm do que a 15-55. Respondi um comentário anterior supondo a possibilidade de adquirir uma Sigma Art 18-35mm F/1.8.

Vi alguns reviews e vi o quanto é uma lente "cara" e robusta. Creio que vai me gerar uma flexibilidade maior a ponto de não ter que trocar de lente em eventos com a T3i. Num futuro ainda incerto poderia adquirir uma 6D e usar nela a 35mm da YN. O que me diz? É um gasto muito alto dessa lente pra esse tipo de corpo?


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2018, 14:52:52
Posso estar falando besteira mas não acho que fica um resultado legal a 18-55 do kit da T3i para eventos do tipo casamento/15 anos. Uso mais a 35mm do que a 15-55. Respondi um comentário anterior supondo a possibilidade de adquirir uma Sigma Art 18-35mm F/1.8.

Vi alguns reviews e vi o quanto é uma lente "cara" e robusta. Creio que vai me gerar uma flexibilidade maior a ponto de não ter que trocar de lente em eventos com a T3i. Num futuro ainda incerto poderia adquirir uma 6D e usar nela a 35mm da YN. O que me diz? É um gasto muito alto dessa lente pra esse tipo de corpo?

Acredito que vc precise determinar qual seria a sua real necessidade hoje. Contar com o futuro nem sempre é o ideal (o pessoal do fórum conhece inúmeros casos de pessoas que tinham a intenção de, por exemplo, migrar para uma câmera FF e isso não se concretizar por "n" fatores).

Não tenho a 18-35mm Art, mas sempre leio comentários favoráveis a ele. Tenho uma Sigma Art 35mm e considero uma das melhores que já testei até hoje. Em eventos, a 18-35mm é bem versátil por causa do zoom e sua DF geralmente dá conta de cobrir um evento inteiro (claro, depende do fotógrafo e do lugar). Se eu tivesse uma câmera APS-C, como a sua T3i, ela seria a minha principal escolha. Repito: no meu gosto pessoal...
As vezes sou chamado pra tirar fotos nas festas de parentes, e sempre sinto a falta de uma lente zoom. Acho desconfortável carregar 2 lentes e trocar a toda hora... :D