Autor Tópico: Nova Olympus E-PL9  (Lida 3413 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Janeiro de 2018, 09:32:14
Vazaram as primeiras fotos, lançamento deve ser dia 7 de fevereiro. Segundo rumores (e pela tradição das Pen L) deve ser quase uma E-M10 MKIII sem EVF e com um dial a menos.











Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2018, 09:49:14
Que é bonitinha, é.
Mas depois de conviver com uma Pen F e seus tantos botõezinhos, "dials" e talz, essa falta de acessibilidade direta aos recursos, chega dói no coração, rsrs. E a falta do visor eletrônico também pega. Curioso como nada disso fazia falta antes, mas hj é tudo indispensável.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2018, 13:49:15
Que é bonitinha, é.
Mas depois de conviver com uma Pen F e seus tantos botõezinhos, "dials" e talz, essa falta de acessibilidade direta aos recursos, chega dói no coração, rsrs. E a falta do visor eletrônico também pega. Curioso como nada disso fazia falta antes, mas hj é tudo indispensável.

Concordo. Parece exatamente a mesma novela que a Panasonic fez em 2011 quando lançou a GF2 e depois a GF3.
A GF1 tinha os dials e evf externo, os dials foram removidos na GF2. Por sua vez a GF3 perdeu a o EVF, os dials e sapata do flash... Os consumidores reclamaram tanto que depois relançaram a GF1 como GX1 que voltou com tudo ...
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2018, 13:51:26 por AFShalders »


saulosouto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2018, 14:00:48
Possíveis especificações:

16MP Live MOS
TruePic8
New Art Filter : Instant Film
AP Mode (like in E-M10 Mark III)
3-Axis IBIS (not 5-Axis)
Auto-stitch Panorama Mode
4K Movie + Capture Still from video
Built-in pop-up flash
3 Colors: Black, Brown, White
Wi-Fi + Bluetooth with new transfer method and transfer button


Fonte: https://www.43rumors.com/ft3-possible-olympus-e-pl9-specs/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2018, 17:29:01
Bluetooth é lento que só, pra que isso ?



saulosouto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2018, 18:00:30
Bluetooth é lento que só, pra que isso ?

Se não me engano, a Olympus Air A01 utiliza o bluetooth para possibilitar que o smartphone ligue a câmera remotamente.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2018, 18:11:28
Se não me engano, a Olympus Air A01 utiliza o bluetooth para possibilitar que o smartphone ligue a câmera remotamente.

Nada que não desse para fazer por wifi, por exemplo, dá para tirar um notebook de repouso assim...
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2018, 18:13:17 por AFShalders »


saulosouto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2018, 19:22:21
Nada que não desse para fazer por wifi, por exemplo, dá para tirar um notebook de repouso assim...

Sim, por wifi também é possível fazer algo do tipo. Contudo, Bluetooth Low Energy tem consumo energético mais eficiente.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2018, 23:43:30
Sim, por wifi também é possível fazer algo do tipo. Contudo, Bluetooth Low Energy tem consumo energético mais eficiente.

Sei lá, meio controverso isso. Um dos meus hobbies é sobre projetos de sistemas embarcados com microcontroladores. Um dele foi justamente usando BT para baixar o consumo em uma situação muito semelhante, mas a maioria dos modulos de wifi tem controle de potencia, no final não deu muita diferença entre um e outro.


saulosouto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2018, 11:22:23
Sei lá, meio controverso isso. Um dos meus hobbies é sobre projetos de sistemas embarcados com microcontroladores. Um dele foi justamente usando BT para baixar o consumo em uma situação muito semelhante, mas a maioria dos modulos de wifi tem controle de potencia, no final não deu muita diferença entre um e outro.

Também não sou muito fã de bluetooth. Acho que só é realmente bom para usar com periféricos (teclado, mouse). Mas é muito usado como um argumento de vendas - everything is better with bluetooth.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2018, 11:51:16
Também não sou muito fã de bluetooth. Acho que só é realmente bom para usar com periféricos (teclado, mouse). Mas é muito usado como um argumento de vendas - everything is better with bluetooth.

Nem isso. Tenho verdadeiro horror de mouse bluetooth. Eu usava direto no Mac e sempre dava algum probleminha. A felicidade veio quando troquei o conjunto mouse e teclado por um Logitech com tecnologia Unifiyng.

BT para mim só para fone de ouvido e mesmo assim não curto muito. O padrão está ultrapassado e não é dos mais confiáveis.


saulosouto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2018, 12:27:17
Nem isso. Tenho verdadeiro horror de mouse bluetooth. Eu usava direto no Mac e sempre dava algum probleminha. A felicidade veio quando troquei o conjunto mouse e teclado por um Logitech com tecnologia Unifiyng.

BT para mim só para fone de ouvido e mesmo assim não curto muito. O padrão está ultrapassado e não é dos mais confiáveis.

Pois eu detesto fone bluetooth. :hysterical:
Mas confesso que ainda não testei os AirPods ou mesmo outros fones mais caros.

Aqui eu uso o Apple Wireless Keyboard e o Magic Trackpad e nunca tive problemas.


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2018, 13:00:42
 Desculpa a ignorância, mas esse controles/disparadores Bluetooth para smartphones, made in china, funcionam com câmera fotográfica?!
Alexandre Paradela


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2018, 14:36:00
Pois eu detesto fone bluetooth. :hysterical:
Mas confesso que ainda não testei os AirPods ou mesmo outros fones mais caros.

Aqui eu uso o Apple Wireless Keyboard e o Magic Trackpad e nunca tive problemas.

Eu uso o Logitech K750-mac e mouse MX Anywhere II, cansei de trocar e recarregar pilhas =)
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 14:36:29 por AFShalders »


saulosouto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2018, 11:07:03
https://www.dpreview.com/news/1286927211/olympus-announces-pen-e-pl9-equipped-with-4k-and-bluetooth

Preço: £579/€549 (somente o corpo), £679/€699 (com 14-42mm EZ).