Autor Tópico: Experimentos e descobertas que transformaram a sua fotografia?  (Lida 3944 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 31 de Janeiro de 2018, 14:10:08
Finalmente um tópico que vale a pena participar e acompanhar, eheheheh...

Eu sou assumidamente fanático por equipamentos, então não poderia deixar de falar de equipamento... Acho que o que transformou minha fotografia foi quando eu finalmente aprendi a usar lentes grande angulares. Hoje em dia não vivo sem, tanto que tenho uma 16-35 pra FF e uma 10-18 pra cropada.

Compor uma cena bacana com GA exige que a gente analise sempre o quadro todo e também as várias profundidades, as tais "camadas". Precisa pensar um pouco mais cada foto, e isso é algo que eu admito que não fazia muito antigamente. Diminuir o ritmo, analisar bem a cena, pensar a foto, controlar o dedo nervoso. Pra mim, tudo isso só veio depois que passei a usar ângulos mais abertos, mas o aprendizado também se estende pra todo o resto. Acredito que todo esse processo tenha mudado minha fotografia pra melhor.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2018, 17:30:39
Finalmente um tópico que vale a pena participar e acompanhar, eheheheh...

Eu sou assumidamente fanático por equipamentos, então não poderia deixar de falar de equipamento... Acho que o que transformou minha fotografia foi quando eu finalmente aprendi a usar lentes grande angulares. Hoje em dia não vivo sem, tanto que tenho uma 16-35 pra FF e uma 10-18 pra cropada.

Compor uma cena bacana com GA exige que a gente analise sempre o quadro todo e também as várias profundidades, as tais "camadas". Precisa pensar um pouco mais cada foto, e isso é algo que eu admito que não fazia muito antigamente. Diminuir o ritmo, analisar bem a cena, pensar a foto, controlar o dedo nervoso. Pra mim, tudo isso só veio depois que passei a usar ângulos mais abertos, mas o aprendizado também se estende pra todo o resto. Acredito que todo esse processo tenha mudado minha fotografia pra melhor.

Grande angular realmente "exige mais trabalho", pq ao fotografar algo se corre mais riscos de ter que fotografar algo que aparecerar na cena, que com uma lente normal ou tele lente seria possivel deixar de fora do enquadramento. E nessa vc acaba sendo forcado a ter que se virar em como compor, angular e perspectivivar a cena para que os elementos "intrusos" colabore com a foto no lugar de atrapalhar.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 31 de Janeiro de 2018, 18:21:24
Grande angular realmente "exige mais trabalho", pq ao fotografar algo se corre mais riscos de ter que fotografar algo que aparecerar na cena, que com uma lente normal ou tele lente seria possivel deixar de fora do enquadramento. E nessa vc acaba sendo forcado a ter que se virar em como compor, angular e perspectivivar a cena para que os elementos "intrusos" colabore com a foto no lugar de atrapalhar.

Exato, e esse era um "aprendizado" que me faltava, e que só fui perceber quando comecei a usar GA mesmo. E que aí contribuiu pra minha fotografia como um todo, não só com GA, rsrs...


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 31 de Janeiro de 2018, 19:29:22
Pra mim não foi nenhum equipamento, foi um livro... Filosofia da Caixa Preta. Quando li, há mais de dez anos, entendi que fotografia era muito diferente do que eu imaginava. E a partir daí tive menos amarras para fotografar. Por um tempo brinquei com experimentações. Até eventualmente voltar a fotografar de forma mais "certinha".

Corrigindo a mim mesmo... O livro que pra mim causou uma ruptura foi, na verdade, A Ilusão Especular, do Arlindo Machado. Ele estava esgotado e foi reeditado recentemente:

https://revistazum.com.br/livros/a-ilusao-especular/

Li A Filosofia da Caixa Preta em seguida, justamente por ter sido citado pelo Machado.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 15:50:15
Tempos atrás, percebi que era MALUCO por câmeras. Os equipamentos mecânicos, com todos os seus barulhos cheiros e formas, são os preferidos, é claro.

E, por causa dessa esquisitice, fui experimentando formas e mais formas de fotografar. Interessante como a mudança na "rotina" parece fortalecer os relacionamentos humanos.
E aumentar o número de "causos e histórias".

Como todos que já fotografaram com TLR da vida sabem, o comportamento das pessoas, quando nos veem fotografando com as cameras, penduradas no pescoço, e fazendo caretas, é muito mais amigável do que quando apontamos uma SLR.

Com as câmeras de grande formato...chega a ser cômico: paramos muitas vezes para conversar com quem está passando.
E quase todos pedem para olhar debaixo do pano. E perde-se no assunto e no papo.



Quem aqui gosta de experimentar materiais, formas de se fotografar e taticas que por curiosidade acabam te levando a acharem um novo "estilo" para a suas fotos? Digo aquela lente que ninguem da valor ou quebrada, aquele acessorio que poucos usam por acharem desnecessario hoje em dia, ou taticas de fotografia que vc descobriu por si mesmo e nao ve muitos fotografos fazendo. E como tais descobertas de resultados transformaram a sua fotografia?


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #20 Online: 02 de Fevereiro de 2018, 22:45:27
algo simples. Um tanto bobo

me desafiar mais com uma lente fixa e grande angular. Me fez mudar bastante a forma como encaro a fotografia. Pelo menos nesses últimos 5 anos.

E no último ano, experimentar outros estilos me fez diminuir alguns preconceitos, assimilar abordagens diferentes e incorporar no q sempre gostei de fotografar.

Tem sido um bom aprendizado e sinto q cresci bastante levando dessa forma. Fazendo fotos q nunca pensei q faria.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com