Autor Tópico: Será que as Mirrorless full frame da Canon vão vir com filtros ND instalados?  (Lida 1754 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Com certeza um dos maiores receios da Canon em lançar uma linha full frame mirrorless é o de abandonar sua linha principal de lentes. Ela poderia muito bem fazer suas mirrorless com o espaço do espelho vazio para que as lentes continuem funcionando normalmente, mas aí teríamos um espaço inútil e sem propósito que só agregaria no tamanho e prejudicaria o balanceamento da câmera.

Seguindo essa lógica, há algumas semanas numa roda de bar eu e alguns amigos chegamos a conclusão que esse espaço vazio poderia ser a sacada de mestre da Canon se eles resolvessem colocar filtros NDs ali. Algo parecido com o que eles já fazem na linha de cinema.

Filtros ND são extremamente úteis tanto para vídeos quanto para fotografia.
Nos vídeos eles permitem que a regra de shutter speed seja mantida, e na fotografia eles permitem efeitos criativos e também um controle mais preciso de DOF em dias claros. Além de dar cerca de 2 stops para luzes permitindo que elas sejam utilizadas dentro do limite do shutter sync da câmera ao invés de HSS.

Pois bem, idéia legal e coisa e tal, mas não tinha nenhuma pretensão de que isso realmente pudesse acontecer...
Até que a Canon patenteou um projeto exatamente sobre essa idéia:

http://www.canonrumors.com/patent-nd-filter-adapter-for-mirrorless-cameras/

Eaí? O que acham dessa idéia que agora passou a ser uma grande possibilidade?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Com certeza um dos maiores receios da Canon em lançar uma linha full frame mirrorless é o de abandonar sua linha principal de lentes. Ela poderia muito bem fazer suas mirrorless com o espaço do espelho vazio para que as lentes continuem funcionando normalmente, mas aí teríamos um espaço inútil e sem propósito que só agregaria no tamanho e prejudicaria o balanceamento da câmera.

Seguindo essa lógica, há algumas semanas numa roda de bar eu e alguns amigos chegamos a conclusão que esse espaço vazio poderia ser a sacada de mestre da Canon se eles resolvessem colocar filtros NDs ali. Algo parecido com o que eles já fazem na linha de cinema.

Filtros ND são extremamente úteis tanto para vídeos quanto para fotografia.
Nos vídeos eles permitem que a regra de shutter speed seja mantida, e na fotografia eles permitem efeitos criativos e também um controle mais preciso de DOF em dias claros. Além de dar cerca de 2 stops para luzes permitindo que elas sejam utilizadas dentro do limite do shutter sync da câmera ao invés de HSS.

Pois bem, idéia legal e coisa e tal, mas não tinha nenhuma pretensão de que isso realmente pudesse acontecer...
Até que a Canon patenteou um projeto exatamente sobre essa idéia:

http://www.canonrumors.com/patent-nd-filter-adapter-for-mirrorless-cameras/

Eaí? O que acham dessa idéia que agora passou a ser uma grande possibilidade?

Acho a idéia ótima. A linha EOS-M está atrativa desde que colocaram um EVF, e agora já começamos a prestar atenção nos próximos lançamentos. Pra quem usa Canon DSLR e Fuji mirrorless como eu, começa a valer a pena vender tudo Fuji e pensar em ficar com um sistema mirrorless que aproveite todas as objetivas com funcionalidade total.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Eu não sei se entendi bem a patente.
Fala em mudar o valor do filtro ND de forma silenciosa durante video, isso implicaria em ser um ND variavel?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Eu não sei se entendi bem a patente.
Fala em mudar o valor do filtro ND de forma silenciosa durante video, isso implicaria em ser um ND variavel?
Parece ser exatamente isso.
A Sony tem um filtro ND eletrônico nas FS7 II e FS5.
Acredito que essa patente seja de um projeto parecido com essa idéia.

Um vídeo explicando como funciona esse filtro variável dessas Sonys: https://www.youtube.com/watch?v=-UKR8DZ7a8Y
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2018, 19:03:44 por Di Torres »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Acho a idéia ótima. A linha EOS-M está atrativa desde que colocaram um EVF, e agora já começamos a prestar atenção nos próximos lançamentos. Pra quem usa Canon DSLR e Fuji mirrorless como eu, começa a valer a pena vender tudo Fuji e pensar em ficar com um sistema mirrorless que aproveite todas as objetivas com funcionalidade total.
Pois é.
E um filtro ND inbody seria uma das coisas mais úteis que a Canon poderia colocar no lugar do espelho e assim poderem utilizar um mount EF nas mirrorless fullframes.

Acredito que o adaptador da patente será um teste que será vendido para as APS-C antes da implementação nos corpos das FF.
Assim as FF teriam acesso nativo a linha EF de lentes e usuários de APS-C poderiam ter acesso as EF através do adaptador antes de fazerem um investimento maior na migração para FF.

É uma escada de linha de produtos perfeita para os consumidores irem evoluindo seus equipamentos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Minha dúvida era saber como funciona por dentro.
Claro que não colocaram 2 filtros polarizadores rodando como nesses filtros baratos.
Parece que é uma tela de LCD que tem a opacidade controlada por eletricidade.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs