Autor Tópico: E eis que comprei uma 6D  (Lida 7824 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #30 Online: 30 de Janeiro de 2018, 23:30:29
Se não tem a ver com desfoque, postem umas fotos a f22 com esse "look".
 :hysterical:

Tentei achar uma foto que eu tinha visto a um tempo atras em um grupo do Facebook mas não consegui, tratava-se de uma foto de gestante feita com uma T3i "espetada" em uma 200mm F2, rapaz, se o cara não fala que era uma T3i, nego apostava sua vida que era uma 1Dx. A tridimensionalidade (se é que isso existe mesmo) era medonha (de boa).


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 30 de Janeiro de 2018, 23:50:41
Também nunca consegui entender o que é exatamente esse efeito 3d.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 31 de Janeiro de 2018, 00:19:35
Também nunca consegui entender o que é exatamente esse efeito 3d.

Here we go.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 31 de Janeiro de 2018, 09:23:16
Também nunca consegui entender o que é exatamente esse efeito 3d.
Acho que é isso.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 31 de Janeiro de 2018, 09:32:48
Acho que é isso. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180131/f7b3755bd37024bafd81c9d09bd7ed30.jpg

É isso cara. Essa foto pra mim é apenas uma foto com DOF curto por conta de uso de teleobjetiva. Pra mim, o que dá essa noção de assunto saindo da foto é meramente o bokeh, que é mais acentuado em sensores maiores. Nessa foto em específico, o DOF não está nem tão curto assim, eu diria que até foi feita com câmera APS-C
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 09:33:04 por Rafa_Meira »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 31 de Janeiro de 2018, 09:43:48
É isso cara. Essa foto pra mim é apenas uma foto com DOF curto por conta de uso de teleobjetiva. Pra mim, o que dá essa noção de assunto saindo da foto é meramente o bokeh, que é mais acentuado em sensores maiores. Nessa foto em específico, o DOF não está nem tão curto assim, eu diria que até foi feita com câmera APS-C
E foi, mas em 6.3. :-)


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #36 Online: 31 de Janeiro de 2018, 10:04:04
O "look full frame" é o look de uma foto feita com uma lente em grande abertura, lente essa cuja área de circunferência seja aproveitada pelo sensor específico dessa câmera.

Uma lente de grande abertura específica para aps-c pode entregar o look full frame no sensor aps-c (não haverá nenhum crop, será full). Mas aí a tridimensionalidade será  prejudicada em muitas situações  em que você tem que se afastar do objeto para ter o enquadramento necessário. Pois, distanciando-se do objeto, você terá mais dof.
E como nas FF vc tem menos necessidade de se afastar do objeto, é mais fácil e mais óbvio esse look, essa tridimensionalidade.

É só isso. Não precisa transformar o tópico em piadinhas e ironias. Se o tópico fosse se transformar nessa "criancisse" eu juro que nem o teria criado.
Se você defende que é possível esse look tridimensional em outros formatos (o que é bem verdade), e prefere ter isso em outros formatos, então ótimo, compre uma aps-c avançada e uma lente que entregue dof equivalente a uma EF 1.8 ou 1.4 numa câmera de sensor 35mm.
Eu tenho esse "look" que eu buscava com menos de 4,5 mil reais.
Vc vai gastar só um pouquinho mais e vai ter a mesma coisa, ou algo muito parecido nesse aspecto. E seja feliz.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 10:10:37 por BarbaJohn »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 31 de Janeiro de 2018, 10:10:25
O "look full frame" é o look de uma foto feita com uma lente em grande abertura, lente tal que permita que a imagem seja aproveitada por todo o frame do sensor específico dessa câmera.

Uma lente de grande abertura específica para aps-c pode entregar o look full frame no sensor aps-c (não haverá nenhum crop, será full). Mas aí a tridimensionalidade será  prejudicada em muitas situações  em que você tem que se afastar do objeto para ter o enquadramento necessário. Pois, distanciando-se do objeto, você terá mais dof.
E como nas FF vc tem menos necessidade de se afastar do objeto, é mais fácil e mais óbvio esse look, essa tridimensionalidade.

É só isso. Não precisa transformar o tópico em piadinhas e ironias. Se o tópico fosse se transformar nessa "criancisse" eu juro que nem o teria criado.
Se você defende que é possível esse look tridimensional em outros formatos (o que é bem verdade), e prefere ter isso em outros formatos, então ótimo, compre uma aps-c avançada e uma lente que entregue dof equivalente a uma EF 1.8 ou 1.4 numa câmera de sensor 35mm.
Eu tenho esse "look" que eu buscava com menos de 4,5 mil reais.
Vc vai gastar só um pouquinho mais e vai ter a mesma coisa, ou algo muito parecido nesse aspecto. E seja feliz.
Eu nunca havia escutado falar disso, ainda bem que agora sei do que se trata.

Mas não precisa gastar muito não, tem lentes de abertura 0.95 pra APS-C que custam menos de 600 dólares.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 10:11:47 por cfcsosa »


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #38 Online: 31 de Janeiro de 2018, 10:12:31
Eu nunca havia escutado falar disso, ainda bem que agora sei do que se trata.

Se vc sabe melhor do que do que se trata, então poupe essas piadinhas e ironias infantis no tópico. Vc é muito mais rodado do que eu na fotografia mas poderia ser um pouco mais maduro.
Fiz o tópico numa boa, sem incitar tretas ou briguinhas e começam ridicularizações. Complicado, amiguinho.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 10:14:23 por BarbaJohn »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 31 de Janeiro de 2018, 10:15:13
Se vc sabe melhor do que do que se trata, então poupe essas piadinhas e ironias infantis no tópico. Vc é muito mais rodado do que eu na fotografia mas poderia ser um pouco mais maduro.
De maneira alguma, look 3d é palavra nova no meu vocabulário e tão pouco é piada.

Se vir minhas fotos entenderá que eu não faço uso de bokeh ou desfoque excessivo, para mim esse recurso só é empregado quando se torna colateral, já que prefiro sempre compor com a imagem.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 10:16:11 por cfcsosa »


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #40 Online: 31 de Janeiro de 2018, 10:17:47
Mas não precisa gastar muito não, tem lentes de abertura 0.95 pra APS-C que custam menos de 600 dólares.

Ótimo. Compre-a. Use-a. Você ainda vai gastar mais do que eu gastei, exatamente como eu disse no meu post.
Eu tenho isso com 1400 dólares. Vc gasta o quanto você puder e quiser pra ter o que você puder e quiser.


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #41 Online: 31 de Janeiro de 2018, 10:21:39
De maneira alguma, look 3d é palavra nova no meu vocabulário e tão pouco é piada.

"Look 3D" é uma expressão, um modo de falar. Uma expressão alternativa a uma explicação tecnicista da sensação desse tipo de fotografia.

É um termo errado. Assim como "tempo de exposição" não é  "velocidade" e todo mundo fala "velocidade" pra simplificar.

Você entende exatamente o que eu quis dizer com "look 3D" mas não quis perder uma piadinha no tópico alheio. Mas tudo bem. É seu direito.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 31 de Janeiro de 2018, 10:42:01

É um termo errado. Assim como "tempo de exposição" não é  "velocidade" e todo mundo fala "velocidade" pra simplificar.

Nem tudo errado. "Tempo de exposição" é regulado pela "velocidade" do mecanismo do obturador, que é medido pela fração de tempo que determinada velocidade (dele) imprime. Um complementa o outro.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #43 Online: 31 de Janeiro de 2018, 10:53:32
Nem tudo errado. "Tempo de exposição" é regulado pela "velocidade" do mecanismo do obturador, que é medido pela fração de tempo que determinada velocidade (dele) imprime. Um complementa o outro.

Perfeitamente errado. O que você regula na sua câmera é tempo, uma grandeza escalar expressa por um valor numérico e uma unidade de tempo (segundo), exatamente o que sua câmera mostra.

Velocidade não. Velocidade é uma grandeza vetorial, medida em m/s, ou km/h, ou equivalentes.
Sua câmera não mostra velocidade de nada, mostra tempo de exposição

Então é "tempo de exposição". E não "velocidade".
Mas tudo bem falar "velocidade". É uma expressão alternativa, compreensível, resumida, popular. Assim como "look 3D" uma expressão alternativa, compreensível, resumida, popular  que implicam tanto.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 10:57:58 por BarbaJohn »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 31 de Janeiro de 2018, 11:06:15
      Realmente equipamentos sao caros para a maioria, ainda mais FF, entendi a comemoracao. O problema de topico e que inevitavelmente fica meio vazio, e este tipo de coisa sempre da encrenca. Li uma materia que com tantas escolhas, temos que encontrar motivos, parece que vc encontraste os seus. Boa sorte com a camera.

 
     

     




« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 11:09:32 por Leonardo Tonin »